Visite Site Oficial

Visite Site Oficial
BLOG WITH TRANSLATOR

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Alongar antes ou depois do exercício

Infelizmente não há nenhuma resposta simples para essa pergunta. O que podemos dizer é que não há nenhuma evidência científica sólida de que o alongamento, principalmente aquele realizado um pouco antes do exercício, tenha benefícios. Mas também podemos dizer que não há nenhuma evidência sólida de que o alongamento vá causar danos. Além disso, há uma longa tradição médica e de técnicos que recomendam o alongamento antes do exercício, que não deve ser ignorado. Portanto, os atletas que querem evitar a lesão podem ou não beneficiar-se do alongamento como componente chave do aquecimento antes do exercício.
Um fator que claramente diminui o risco de lesão é manter uma boa condição cardiovascular (aeróbica). A prática mais valiosa do aquecimento inclui atividades como corrida leve, natação, ciclismo, etc. Esse tipo de aquecimento fará com que você esteja pronto para jogar ou praticar com menor risco de distender um músculo ou apresentar outra lesão.
Você deve incorporar o alongamento na sua rotina padrão de aquecimento? Lógico, se praticar algum esporte no qual a flexibilidade é uma vantagem, como ginástica, corrida com barreira, mergulho, dança, é preciso garantir uma excelente amplitude de movimento ao redor de suas articulações. Particularmente, se você souber que não é flexível, considere incluir o alongamento desde que integrado a um programa que também inclua a atividade aeróbica como parte do aquecimento. Na verdade, o alongamento deve ser sempre feito após um período de exercícios aeróbicos quando seus músculos já estiverem aquecidos, pois é mais fácil alongá-los e o efeito do alongamento durará mais que quando alongados sem estarem aquecidos. Se você já tiver excelente flexibilidade, seria melhor usar seu tempo antes do exercício aumentando as atividades aeróbicas ou específicas daquele esporte em seus procedimentos de aquecimento.
Mais que o alongamento antes do exercício, pense em fazer o alongamento após o exercício ou em casa, fora do contexto esportivo ou fora do ambiente de treino. A ciência indica que é mais provável que você se beneficie com este tipo de alongamento realizado regularmente, talvez 3-5 dias por semana.


Paulo Vicente - Personal Trainer

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Atletas de final de semana - Lesões de fim de semana

Em geral, com a idade de 30, 40 ou 50 anos o corpo não está de forma nenhuma perto do que era durante a adolescência e vinte e poucos anos. Muito provavelmente você conhece um atleta de final de semana, ou mesmo pode ser incluído neste grupo. O atleta de final de semana é uma pessoa que trabalha durante todos os dias úteis da semana sem praticar nenhum exercício físico e então pratica alguma atividade esportiva extenuante para o seu corpo nos finais de semana.
É difícil para muitas pessoas estabelecer uma rotina regular de exercícios que não conflite com o trabalho, serviços de casa, família e obrigações. É quase redundante declarar que trabalhadores normais não são atletas profissionais, mas é crucial que os atletas de final de semana percebam isso. É bom participar de esportes e exercícios físicos nos fins de semana, porém se o corpo não estiver apropriadamente condicionado as dores e lesões serão inevitáveis. Praticar exercícios físicos durante os dias úteis permitirá ao corpo ficar em melhor forma e ter maior capacidade de praticar esportes e atividades físicas. 
As sete lesões mais comuns em atletas de final de semana segundo revolutionhealth.com       são torção de  tornozelo, inflamação na região da tíbia (popularmente conhecida como “canelite”), lesão de rotação no punho, epicondilite lateral (cotovelo de tenista), dor no joelho, epicondilite medial (cotovelo de golfista) e dor na região lombar. Muitas dessas lesões estão relacionadas a técnica inadequada e superuso.
Embora seja psicologicamente difícil escutar isso, o envelhecimento e desgaste natural do corpo está por trás dessas lesões. O envelhecimento do corpo é um processo natural que não pode ser impedido. O que podemos controlar é diminuir o risco de lesões decorrentes de dieta ruim, estresse, sono inadequado, e inatividade durante a semana. Idade e superuso aparte, um corpo bem condicionado pode diminuir as chances de lesões de fim de semana e ter uma recuperação mais rápida caso elas ocorram.
Aplicação de calor e de gelo são formas de combater lesões e dores ao diminuir a inflamação e catalisar o processo de recuperação. O uso de calor é normalmente associado com lesões mais antigas e crônicas, enquanto o gelo deve ser usado para lesões imediatamente ou até 72 horas depois que elas ocorreram. 
O corpo é semelhante à uma máquina no aspecto que depende de boa manutenção para funcionar bem, especialmente quando estresse maior é colocado sobre ele. Os três componentes essenciais do condicionamento físico e prevenção de lesões são resistência cardiovascular, força e flexibilidade. 
Algumas formas de melhorar o condicionamento cardiovascular são: pedalar, caminhar, correr, nadar, etc. À medida que o corpo consegue se adaptar à atividade, a sua duração ou intensidade podem ser aumentadas aos poucos.
Força pode ser ganha através de exercícios contra resistência e de estabilização. Uma vez que a pessoa começou a se adaptar aos exercícios de força, as séries e repetições podem ser aumentados aos poucos. A combinação de exercícios cardiovasculares e de força durante a semana devem ser precedidos e terminados com alongamentos para melhorar a flexibilidade. Tal condicionamento físico geral, além de melhorar a força e resistência, diminuirá o risco de lesões. Outros benefícios à saúde também serão obtidos, como redução do risco de complicações médicas como diabetes e hipertensão.

Paulo Vicente - Personal Trainer

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Reduza os Sintomas da TPM com Atividade Física

Reduza os Sintomas da TPM com Atividade Física

A Tensão Pré-Menstrual (TPM) é um conjunto de sintomas que acomete a grande maioria das mulheres nos dias que antecedem o início da menstruação. Esses sintomas incluem ansiedade, irritação, maior retenção de líquidos, diminuição da disposição física, entre outros fatores.
As pessoas menos esclarecidas costumam considerar que a origem dessas manifestações seja psicológica, desconhecendo a enorme influência das variações hormonais da mulher neste período do ciclo.
A importância que a ciência hoje atribui a esse quadro e suas implicações cresceu na razão direta da participação da mulher em todos os setores da sociedade moderna.
Recentemente, um estudo realizado no Estado de Connecticut, nos Estados Unidos, investigou os benefícios da atividade física regular sobre os sintomas da TPM. Essa pesquisa envolveu 216 mulheres de 18 a 45 anos de idade. As pacientes portadoras de TPM foram divididas em três grupos:
- Grupo I: pacientes que mantinham o padrão de vida sedentário durante os três meses do estudo;
- Grupo II: pacientes que iniciavam um programa de atividade física leve (caminhada) durante 45 minutos, três vezes por semana, durante três meses;
- Grupo III: pacientes que iniciavam um programa de atividade física moderada (caminhar acelerado) durante 45 minutos, três vezes por semana, durante os três meses.
Os resultados do estudo mostraram que as pacientes do grupo que mantinham os padrões de vida sedentária, continuavam a evidenciar os sintomas da TPM. Por outro lado, em todas as pacientes que realizaram atividade física leve quanto moderada, (grupos II e III) desapareceram ou diminuíram os sintomas da TPM.
A conclusão deste estudo nos leva a recomendar a atividade física tanto leve quanto moderada como um importante aliado para atenuar o desconforto e os prejuízos causados pelos sintomas da TPM na vida social e na produtividade da mulher. Estas evidências caracterizam mais um benefício da prática regular de exercícios para a saúde e o bem-estar.
 

Paulo Vicente - Personal Trainer

sábado, 13 de agosto de 2011

Tempo seco exige cuidados na prática de Exercícios

Nesta época, a baixa umidade do ar provoca sensações, como a secura na boca, cansaço entre outras que acabam desestimulando a prática de exercícios. Alguns cuidados farão com que você continue ativo nesse período de baixa umidade.
A  umidade relativa do ar é um fenomeno típico do inverno e primavera. O Sul, Sudeste e o Centro-Oeste são caracterizados por invernos secos e início de primavera quentes e secos também.
Esta mudança na umidade do ar prejudica todo o aparelho respiratório, por isso quem apresenta algum tipo de doença respiratória deve seguir todas as recomendações e cuidados ao fazer exercício físico nesses meses com poucas chuvas e tempo seco.
O ideal nesse período é praticar exercícios vestindo roupas claras e de tecidos leves, hidratar-se  constantemente, evitar fazer exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas e praticar atividade física principalmente num período de 06 às 10 horas da manhã e após as 18 horas. Já para os atletas de alto rendimentos os cuidados devem ser ainda maiores; como a ingestão maior de vitamina C, pois há um aumento das secreções e quem apresenta tendência à asma ou bronquite pode desencander um processo dessas doenças ou um processo alérgico.

PROBLEMAS DECORRENTES DA BAIXA UMIDADE DO AR EM ATIVIDADES FÍSICAS
  • Complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas;
  • Sangramento pelo nariz;
  • Ressecamento da pele;
  • Irritação dos olhos;
  • Eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos;
  • Dor de cabeça;
  • Ardência na garganta;
  • Garganta seca;
  • Mal estar e ansia de vomito;
  • Cansaço excessivo
HIDRATE-SE !!!

Paulo Vicente - Personal Trainer

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Por que homens e mulheres não engordam da mesma forma?

Por que homens e mulheres não engordam da mesma forma?
A maioria das mulheres está sempre preocupada com o peso e as curvas de seu corpo. Parece uma injustiça da natureza que elas acumulem mais gordura do que homens mesmo comendo menos calorias. Um estudo da Universidade de New South Wales, na Austrália, revelou agora que a razão dessa diferença é uma exclusividade feminina: a possibilidade de engravidar.
Já se sabia que o estrogênio, hormônio que dá as características femininas às mulheres, reduz a habilidade das mulheres de queimar energia depois de comer. Isso causa um maior acúmulo de gordura no corpo – em geral, as mulheres têm entre 6 e 11% mais gordura do que os homens. O que esse novo estudo trouxe de novo é a conclusão de que a razão para essa economia na queima de energia é a preparação para a gravidez.
“A fase de puberdade das meninas e o começo da gravidez — períodos de aumento na taxa de estrogênio - podem ser vistos como momentos de uma estocagem de gordura eficiente, necessária para a fertilidade, o desenvolvimento do feto e a lactação”, diz o professor Anthony O'Sullivan, autor da pesquisa. Para ele, essa nova ideia deve levar a uma revisão nas recomendações dadas às mulheres sobre exercícios físicos para perda de peso e sobre a alimentação das grávidas.

fonte: revista época

Paulo Vicente - Personal Trainer

Benefícios das aulas de Bike Indoor

As aluas de Bike Indoor surgiram como um verdadeiro milagre para quem quer perder peso. Eliminando cerca de 700 calorias em menos de uma hora, a atividade ganhou espaço nas academias e atualmente está no topo da lista de preferidas dos brasileiros. Porém, o que poucas pessoas sabem é que a sequencia de exercícios feitas nas bicicletas projetadas para simular uma pedalada na estrada  pode ser uma solução para quem sofre de problemas cardíacos.
A teoria foi comprovada por uma pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em outubro de 2010. Obesidade, sedentarismo e pressão alta são alguns dos males que acompanham os problemas do coração e que podem ser combatidos ou contornados com a prática de atividades aeróbicas, como a Bike Indoor.
Além de auxiliar todo o sistema cardiorrespiratório, a atividade fortalece pernas e coxas, proporcionando à pessoa mais saúde e boa forma. Sem contar que ajuda a criar maior resistência corporal e fortalecimento dos músculos da região do abdômen, glúteo, panturrilha e dos sistemas respiratório e cardíaco.
Não há restrição de idade e peso para a prática do exercício, basta ter atestado médico informando que a pessoa está apta a realizar a atividade. A melhora no cotidiano é inegável. Pessoas que se sentem mais cansadas, conseguem ter mais resistência para ações simples, como subir e descer as escadas e fazer longas caminhadas.

Paulo Vicente - Personal Trainer

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Exercícios aeróbicos fazem bem ao cérebro

Exercícios aeróbicos fazem bem ao cérebro
A prática de exercícios de alta intensidade pode fazer muito mais do que deixar o corpo em forma.
Uma nova pesquisa revela que a prática de atividade aeróbicas em longo prazo pode também estimular o funcionamento cerebral. As conclusões foram apresentadas no encontro anual da Sociedade Americana de Medicina Esportiva, que ocorre esta semana em Denver.
No estudo, a equipe liderada por Benjamin Tseng, pesquisador do Laboratório Cerebrovascular do Instituto de Medicina do Exercício e do Ambiente do Hospital Presbiteriano do Texas (IEEM), comparou a estrutura e o funcionamento cerebral de 10 atletas com o de 10 pessoas sedentárias.
Os tipos de função cerebral observados incluiram controle muscular e a função executiva (processo cognitivo responsável pelo planejamento e pela execução de atividades, incluindo iniciação de tarefas, memória de trabalho, atenção sustentada e inibição de impulsos), além de outras funções cerebrais.
“Sabemos que a estrutura cerebral e alguns aspectos do funcionamento cognitivo deterioram com a idade, mais ainda não conseguimos descobrir quais são exatamente os fatores e mecanismos que contribuem para isso”, disse Tseng em um boletim do hospital.
Participaram do estudo 10 atletas master, com idade média de 73 anos, que tiveram pelo menos 15 anos de treinamento aeróbico para competição, e 10 pessoas sedentárias da mesma faixa etária e nível acadêmico. Os pesquisadores constataram que a massa branca do cérebro se encontrava em melhor estado de preservação entre os atletas.
Os pesquisadores concluíram que o estudo elucida alguns dos mistérios do envelhecimento cerebral, como a relação entre a circulação sanguínea no cérebro e sua a estrutura e funcionamento deste órgão.
Levine diz: “O estudo também revela que a pratica de exercícios aeróbicos em longo prazo tem um impacto definitivo e mensurável sobre a saúde cerebral. E o que é ainda mais importante, ele nos permite saber que dispomos de ferramentas que podem nos ajudar a lutar contra a demência e outros sinais clássicos do envelhecimento por meio de um programa de exercícios consistente e intencional”.
 
 
Paulo Vicente - Personal Trainer

sábado, 6 de agosto de 2011

5 de agosto Dia Nacional da Saúde

DIA NACIONAL DA SAÚDE


Dia 5 de Agosto é o Dia Nacional da Saúde, mas não é somente neste dia que se deve cuidar dela.
A saúde resulta de um equilíbrio físico, orgânico e mental do nosso organismo, conquistado no dia-a-dia. Esse equilíbrio é adquirido através de vários fatores, como uma boa alimentação à base de frutas, verduras, carboidratos, proteínas, pouca gordura e muita água; um bom descanso; atividade física orientada; cuidados com a higiene pessoal; horas de lazer.
O cuidado com a saúde é um hábito que todos devem ter. É importante lembrar de nossa saúde diariamente!

Paulo Vicente - Personal Trainer

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Prêmio Qualidade e Excelência Profissional 2011.

Prêmio Estadual Qualidade e Excelência Profissional 2011

Foi realizado no último dia 30 (julho), no Restaurante Madalosso, o evento que premiou as empresas e profissionais liberais que mais se destacaram em seus segmentos no ano de 2011. Um evento muito bem organizado onde foram premiadas grandes empresas como a Adega Brasil, Conservatório Villa Lobos, Wonka Bar, entre outros. No segmento Personal Trainer, foi premiado o Prof. Paulo Vicente como Personal Trainer de maior destaque de 2011 no Estado do Paraná. Recebendo o Prêmio agradeceu nestas palavras: " Agradeço a todos meus clientes, amigos, família, e principalmente a Deus, enfim obrigado pela confiança no meu trabalho, pois o sucesso e resultados alcançados são méritos de quem malha, eu apenas mostro o caminho, muito obrigado" - Paulo Vicente - Personal Trainer. Confira as fotos do evento em http://www.facebook.com/media/set/?set=a.2223235309968.2129046.1520295401&saved#!/media/set/?set=a.2223235309968.2129046.1520295401&type=1 e também no site http://personalpaulo.webnode.com/galeria-de-fotos/photogallerycbm_320381/40/ .

Paulo Vicente - Personal Trainer