Visite Site Oficial

Visite Site Oficial
BLOG WITH TRANSLATOR

quinta-feira, 30 de junho de 2011

INVERNO: NÃO PERCA O PIQUE DURANTE A ESTAÇÃO

INVERNO: NÃO PERCA O PIQUE DURANTE A ESTAÇÃO

Se você é uma das pessoas que defende a tese de que o inverno é a estação que mais combina com extravagâncias alimentares, terá que concordar que é nesse período que você mais precisa se esforçar para eliminar as calorias em excesso. Até porque, a falta de sede, a constante preguiça e uma sensação interminável de fome, muito comum durante o frio, podem se transformar em grandes vilões para o seu corpo.

"No inverno o metabolismo diminui e faz com que as pessoas fiquem mais ociosas. Por isso, é preciso ficar atento para não reduzir o ritmo de treinamento. No entanto, ao realizar exercícios nesta época, sentimos um leve conforto em relação ao verão, em que o ambiente é muito quente e úmido", segundo os especialistas.

Outra tendência comum no inverno é o consumo de comidas ricas em carboidrato e gorduras. Neste período, o corpo pede mais energia para se manter aquecido e por isso a fome é maior. O consumo indiscriminado desses nutrientes aumenta o ganho de peso.

Além disso, nesta época, a ingestão de água costuma ser menor do que o comum, o que pode ser considerado um erro preocupante. “A hidratação deve ser feita antes, durante e depois do treinamento. A sede corresponde à desidratação do corpo e nesta época, mesmo que a sudorese diminua, nosso organismo perde muita água via oral e nasal, por causa da respiração.

Paulo Vicente - Personal Trainer


domingo, 26 de junho de 2011

Campanha do Agasalho 2011 em Curitiba

Campanha do Agasalho 2011 em Curitiba

O Inverno já começou e bem sabemos que nossa cidade é a capital mais fria do país.
Começou no dia 10 de junho a Campanha do Agasalho Doe Calor 2011, em Curitiba. A expectativa é de que 280 mil pessoas em vulnerabilidade social e cerca de 780 instituições sejam atendidas pela campanha, que vai até 31 de agosto.
Para doar roupas, calçados e cobertores, os interessados devem procurar os postos de coleta em diversos estabelecimentos comerciais e órgãos da Prefeitura de Curitiba. A lista dos locais de arrecadação pode ser encontrada no site da prefeitura, ou pelo telefone 156.
Também estarei recebendo doações nas academias em que atuo e destinarei para a devida distribuição. O sucesso da campanha depende de nós. Abraços.

Paulo Vicente - Personal Trainer

terça-feira, 21 de junho de 2011

INVERNO - CLIMA SECO - COMBATA PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS COM EXERCÍCIOS

Hoje começou o inverno, exatamente às 14:16 do dia 21/06. Nesta época o clima fica seco e propício para problemas respiratórios. A prática de atividades físicas pode melhorar a qualidade de vida das pessoas que têm problemas respiratórios. Muitas vezes, quem sofre com doenças crônicas como bronquite, asma, rinite ou qualquer outro tipo de inflamação nas vias respiratórias, tem limitações fisiológicas e acaba se afastando das atividades físicas, o que é um erro.
Quando o corpo de uma pessoa que tem doenças pulmonares crônicas se acostuma com a carga de exercício, ele passa a utilizar melhor o oxigênio, a respirar com mais facilidade devido ao fortalecimento dos músculos responsáveis pela respiração. Além disso, aumenta a circulação do sangue, fortalece o coração e diminui a pressão sanguínea.
Cuidados
Para quem tem problemas respiratórios, é importante tomar algumas precauções com o objetivo de evitar desconfortos ou acidentes: não fazer exercícios sozinho em áreas isoladas como trilhas e parques florestais, não exercitar-se fora de casa quando a temperatura está muito elevada ou quando o clima está muito seco e não aumentar a carga do exercício sem antes consultar seu professor ou personal.
Exercícios mais indicados
Atividades aquáticas são indicadas por médicos para ajudar na recuperação ou para o tratamento de problemas pulmonares crônicos. Os exercícios realizados na piscina ajudam a aumentar a entrada de ar nas vias respiratórias por causa da maior umidade relativa do ar. Além disso, a água funciona como um vasodilatador, que facilita a circulação sanguínea e o trabalho do coração.
A caminhada ou corrida também são muito indicadas. É um exercício muito fácil de adaptar para cada situação, e é muito eficiente no controle da obesidade, colesterol, diabetes e da hipertensão. Procure realizar estas atividades em locais arborizados, de preferência pela manhã ou no final da tarde, evite locais com muito trânsito de veículos e nas horas mais quentes do dia. Não se esqueça de se hidratar bem!

Paulo Vicente - Personal Trainer

Atividade Física após o trabalho - Matéria com Paulo Vicente

Atividade Física como opção após o Trabalho

Olá amigos, uma matéria bem divertida sobre atividade física como opção após o trabalho exibido dia 16 de junho, na ÓTV do grupo grpcom, canal 23 da NET. Tenho uma participação neste vídeo. Abaixo tem o link com o Programa Revista Curitiba completo. Abraços.


Paulo Vicente - Personal Trainer

domingo, 19 de junho de 2011

ATIVIDADE FÍSICA PARA CRIANÇAS

Natação: atividade recomendada para bebês


Atualmente, a maioria dos pais se preocupa em oferecer uma atividade física aos seu s filhos. Cada vez mais, têm se falado na necessidade de se ter um estilo de vida saudável e na importância de seguir uma dieta balanceada e praticar atividade física para ter uma boa saúde. A natação é o exercício mais procurado pelos pais, pois essa prática esportiva é a que mais beneficia as crianças nos seus primeiros meses de vida.

Durante os nove meses de gestação, a criança é adaptada ao meio líquido, sendo capaz de executar movimentos, demonstrando uma série de reflexos. O meio aquático é muito prazeroso para os pequenos, pois ajuda no seu desenvolvimento psicomotor, propiciando uma simetria de movimentos entre braços e pernas. A natação também estimula o sistema cardiovascular, o que melhora o sono e evita doenças preponderantes do sistema respiratório.


Paulo Vicente - Personal Trainer
http://www.personalpaulo.webnode.com/

terça-feira, 14 de junho de 2011

Empresa no Paraná premia funcionários que cuidam da saúde

Quem faz exercícios e vai ao médico regularmente pode ganhar até 600 reais a mais no salário. Depois dessa iniciativa, o lucro da empresa subiu 20%.

Carolina Wolf Piraquara, PR

Em pleno horário de trabalho a enfermeira Stela Maris Wolff faz academia. O programa do Hospital Universitário da PUC, em Curitiba, libera o funcionário uma hora antes do fim do expediente, até três vezes por semana, pra fazer ginástica e ir ao nutricionista. Stela se animou e, em menos de um ano, perdeu 26 quilos.
“Minha autoestima está bem lá em cima, o pessoal fica elogiando. Trabalho no setor de emergência e lá tem que fazer tudo rápido. A agilidade está bem melhor”, diz a enfermeira.
Em outra empresa que importa pneus, quem se cuida ganha um dinheiro extra da diretoria. Para receber o prêmio, além de fazer exercícios e ir regularmente ao médico e ao dentista, os funcionários têm que fazer avaliação física uma vez ao mês. Eles se pesam, tiram as medidas, fazem teste de força e de peso e flexibilidade. Se o resultado não é bom, são encaminhados a uma consulta médica.

Veja matéria completa em

Paulo Vicente - Personal Trainer

segunda-feira, 13 de junho de 2011

TRATAMENTO DA ENXAQUECA COM EXERCÍCIOS FÍSICOS

Tratamento da Enxaqueca com Exercícios Físicos
O tratamento da enxaqueca se divide em tratamento medicamentoso e tratamento não medicamentoso. Uma das opções recomendadas para o tratamento da enxaqueca feita por especialistas em enxaqueca é a atividade física.
Abaixo vamos ver as recomendações básicas do Colégio Americano de Medicina Esportiva de 2007, para pessoas saudáveis abaixo dos 65 anos:
Fazer exercício físico moderadamente intenso 30 a 40 minutos por dia, de quatro a cinco dias por semana
ou
Fazer exercício físico vigoroso 20 a 30 minutos por dia, 3 dias por semana
e fazer oito a 10 exercícios de treinamento de força, de oito a 12 repetições de cada exercício duas vezes por semana.
A atividade física de intensidade moderada significa trabalhar o suficiente para elevar seus batimentos cardíacos e chegar a suar, ainda assim ser capaz de manter uma conversa. Note-se que para perder peso ou manter a perda de peso, 40 a 80 minutos de atividade física podem ser necessários. A recomendação é de 30 minutos para o adulto saudável para manter a saúde e reduzir o risco para a doença crônica.

Paulo Vicente - Personal Trainer

quinta-feira, 9 de junho de 2011

ALERTA DA ANVISA SOBRE O CONSUMO DA RAÇÃO HUMANA

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou nesta terça-feira (7) uma nota alertando a população sobre os riscos do consumo de um produto conhecido como “ração humana”. Segundo o órgão, o consumidor é levado a acreditar que, alimentando-se apenas dessa ração, estará ingerindo todos os nutrientes de que precisa, o que não é verdade.
O produto é usado por pessoas que procuram perder peso. Geralmente, é composto por uma mistura de cereais, farinhas e outros ingredientes. O consumo de tais substâncias não faz mal, mas não é suficiente para uma alimentação correta. A nota enfatiza que é necessário balancear os alimentos para evitar doenças como a anemia.
Para garantir a quantidade certa de nutrientes no corpo, o texto recomenda ainda que as pessoas procurem orientação profissional antes de mudar os hábitos alimentares.
O uso do nome “ração humana” fica proibido em produtos comercializados no Brasil. A Anvisa afirma que a expressão “não indica a verdadeira natureza e característica desse alimento” e, por isso, confunde o consumidor.
Antes de defender, em rótulos ou na publicidade, que um produto alimentício tem propriedades terapêuticas, o fabricante precisa registrá-lo junto à Anvisa. Testes devem conferir a segurança e a eficácia do produto em relação ao efeito prometido. Quem não cumprir as exigências fica sujeito a multas que podem chegar a R$ 1,5 milhão.

Paulo Vicente - Personal Trainer

segunda-feira, 6 de junho de 2011

5 DICAS PARA A MUSCULAÇÃO DAR CERTO

Malhar se tornou um vício para a maioria dos brasileiros. Até mesmo aqueles que sempre criticaram a prática, acabaram se rendendo aos seus benefícios. Contudo, muitas pessoas reclamam que os resultados demoram a aparecer, que o corpo fica muito dolorido, que a meta nunca é alcançada de maneira satisfatória, dentre outras ressalvas. Será que o problema está nos exercícios ou na maneira como você os está praticando?
Veja 5 dicas que vão fazer a sua musculação dar certo!
1 – Alongue-se
Por mais que pareça balela, quando você alonga os músculos antes de trabalhá-los, os resultados são mais satisfatórios. Sem contar que o alongamento prepara a sua respiração para que você aguente os exercícios por mais tempo.
2 – Diversifique os exercícios
A maioria das pessoas, principalmente as mulheres, reclama da mesmice da musculação. Porém, quando você faz séries variadas e diversifica os exercícios, os estímulos aos músculos trabalhados são diferentes, a malhação não cai na rotina e um dia acaba sendo diferente do outro.
3 – Descanse o seu corpo
Cada pessoa tem um ritmo de vida e isso deve ser respeitado. Quando o seu corpo pedir um tempo, ou um dia de descanso total, respeite este momento. Forçar o organismo e estressar os seus músculos pode fazer com que você desista mais rapidamente da musculação.
4 – Não tenha medo de trabalhar com pesos
Para quem quer definir o corpo, o peso é fundamental. Por isso, a importância do acompanhamento profissional. Pelo menos, de dois em dois meses, converse com o seu professor e peça para ele testar novos pesos com você, em cada um dos aparelhos que fazem parte de sua série.
5 – Converse sem se esquecer dos exercícios
Interagir com outras pessoas da academia deve fazer parte de sua rotina de exercícios. Não tem problema se isso vai te atrasar em 5 ou 10 minutinhos, desde que a conversa não leve mais tempo que a malhação. O importante é você transformar a musculação em um momento de lazer. Não se esqueça de manter a continuidade dos treinos !!!

Paulo Vicente - Personal Trainer

adaptado

domingo, 5 de junho de 2011

EXERCÍCIOS AO AR LIVRE NO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972, marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano.
Desde então no dia 05 de Junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, que chama a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental.
Este Ano o tema do Dia Mundial é: “Seu planeta precisa de você: Unidos contra as mudanças climáticas”. Ele mostra que nações atuem de maneira harmônica para fazer frente às mudanças climáticas, para manejar adequadamente suas florestas e outros recursos naturais e para erradicar a pobreza.
Este ano o México será a sede mundial das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, o que reflete o engajamento dos países da América Latina e Caribe na luta contra as mudanças climáticas e na transição para uma sociedade de baixo carbono.
Pratique exercícios ao ar livre: O treinamento ao ar livre o leva a ter um contato com a natureza, e é perfeito para desafiar seu corpo e sua mente a descobrir uma sensação de bem-estar. Exercitar-se ao ar livre proporcionará uma pausa nos barulhos de música alta, luzes artificiais e os flashes da televisão que normalmente vemos nas academias.
A caminhada e a corrida são ótimos exercícios cardiorespiratórios e podem ser realizados para mudar um pouco a sua rotina e fazer com que você aproveite um clima agradável. Mas faça um aquecimento e alongue-se antes de começar qualquer atividade física. E lembre-se de diminuir o ritmo e alongar-se quando estiver para terminar o exercício.
Paulo Vicente - Personal Trainer

quarta-feira, 1 de junho de 2011

EMAGREÇA COM A MUSCULAÇÃO

Muitas pessoas preocupadas em emagrecer - e até médicos - acreditam que a musculação atrapalha o processo de emagrecimento, pois embora haja uma perda da porcentagem de gordura, há também um aumento da massa magra (massa muscular), podendo não apresentar perda de peso na balança.

Saiba que emagrecer saudavelmente não significa necessariamente perder peso e sim aumentar a massa magra e diminuir a gordura, que é o que a musculação faz.

Na verdade, o ideal é mudar a composição corporal, perdendo ou não peso na balança (devendo ser feita uma avaliação de cada caso).

Em relação ao gasto calórico, numa caminhada moderada de 1 hora você pode eliminar de 200 a 300 kcal. Já em 30 minutos intensos de musculação, pode-se gastar a mesma quantidade de kcal (dependendo de cada metabolismo).

Estudos asseguram e a prática comprova que a musculação acelera o metabolismo do seu praticante, favorecendo a queima de gorduras pelo organismo. Apesar de na musculação você não queimar gordura como fonte de energia, durante o esforço (onde usa-se o fósforo, a creatina e a glicose anaeróbia), existe um processo chamado gliconeogênese, que é a utilização de gordura para repor as calorias perdidas durante o treino. Com o metabolismo acelerado, você continua queimando a gordura por muito tempo depois da atividade física.

Após o exercício aeróbio nosso organismo leva cerca de 1 hora para voltar ao normal, onde eliminamos entre 10 e 15 calorias. Quem faz musculação tem o metabolismo 12% mais acelerado no pós-treino e até 15 horas depois esta taxa continua 7% mais alta.

Vimos que a musculação aumenta a massa magra. Esta massa magra acelera o metabolismo de 17 a 25 vezes mais do que a massa de gordura. Assim sendo, quanto maior a massa muscular, mais acelerado será o seu metabolismo e o seu gasto calórico.

Para você ter uma idéia, 1 kg a mais de músculos (que não é muito fácil de se conseguir) consome 15 kcal extras por dia. A longo prazo ( mais ou menos 10 meses) se você conseguir ganhar 2kg de músculos, poderá perder 8400 calorias. Você poderá eliminar de 2 kg a 3 kg de gordura em 12 semanas, fazendo musculação 3x por semana. É claro que a dieta alimentar também é necessária, tornando o resultado mais rápido.

Sem dúvida, o melhor que se tem a fazer é associar a dieta aos exercícios aeróbios, a musculação e aos alongamentos, num programa adequado as suas necessidades, biótipo e condicionamento físico, tornando indispensável uma avaliação e acompanhamento de profissionais como nutricionistas, professores de Educação Física e médicos.

Abraços, Paulo Vicente - Personal Trainer