Visite Site Oficial

Visite Site Oficial
BLOG WITH TRANSLATOR

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Reforma do Ensino Médio. Qual a Verdadeira Intenção ?

Olá pessoal, há tempos me perguntam sobre o que eu acho da reforma no ensino médio, então resolvi gravar um pequeno vídeo com minha leiga opinião. Isto é apenas o que eu acho sobre este assunto tão controverso e tão desorientado por parte de seus próprios autores. Segundo a OMS três fatores básicos são o estopim da obesidade infantil: fatores biológicos, falta de acesso à boa alimentação e diminuição da atividade física na escola, e então vem o governo e diminui ainda mais esta prática, me causa espanto !!!

Paulo Vicente - Personal Trainer

domingo, 25 de setembro de 2016

REVISTA VIVER CURITIBA - MATÉRIA PROJETO REVEZAMENTO DA TOCHA NAS ESCOLAS

Olá pessoal, segue mais uma entrevista, agora para a Revista Viver Curitiba, sobre o Projeto Revezamento da Tocha nas Escolas, agradeço à equipe da Revista Viver pelo apoio ao Projeto e também convido a visitarem o link oficial da revista em http://revistaviver.com.br/gente/curitibano-leva-tocha-olimpica-a-escolas/ .


O esporte faz parte da vida de Paulo Vicente há 28 anos, mas foi em 2016 que o curitibano viveu um dos momentos mais emocionantes desde que se tornou educador físico. Paulo foi um dos condutores oficiais da Tocha Olímpica durante sua passagem por Curitiba, em julho. Segundo o educador, um dos principais motivos para sua indicação a essa função foi seu trabalho como voluntariado, no qual promove aulas de atividade física para a comunidade e arrecada agasalhos, alimentos e brinquedos para doação. Depois de carregar a Tocha, Paulo iniciou outro projeto para levar essa emoção a crianças e adolescentes.

Como começou seu envolvimento com o esporte?

Aos 16 anos comecei a praticar artes marciais e musculação e desde então nunca mais parei. Não consigo viver sem praticar diariamente alguma atividade física, nem que seja uma pequena caminhada. Hoje sou formado em Educação Física, pós-graduado em Gestão Esportiva, coordeno uma academia, sou docente em um curso preparatório para concursos públicos e ministro cursos em várias cidades do Estado.

O que o esporte representa na sua vida?

O esporte está presente em minha vida desde a hora que eu acordo, pois vou direto para academia atender meus clientes e depois realizo meus treinos, até o momento que vou dormir, quando termino de preparar os treinos para o dia seguinte. Lógico que sempre alerto que nada cai do céu, temos que correr atrás do que queremos, sermos profissionais, competentes, atualizados e comprometidos com nossa profissão. É por meio do esporte que posso desenvolver meu trabalho, aumentar a autoestima das pessoas, promover saúde, mobilidade e conquistas profissionais. É muito difícil imaginar minha vida sem o esporte, pois tudo que conquistei até agora foi por meio dele.

Você foi condutor da Tocha Olímpica aqui em Curitiba. Como foi esse momento?

Fui um dos selecionados devido ao trabalho social que realizo há 4 anos em Curitiba. Com relação ao momento, sendo bem franco, não tem como descrever! Eu sabia que seria muito emocionante, mas não imaginava que seria tanto! Uma energia positiva enorme, pessoas me aplaudindo, querendo tirar fotos, falando meu nome. Penso que tive muita sorte, pois quantas pessoas no mundo tiveram a honra de conduzir um dos maiores símbolos olímpicos! Foi sem dúvida uma das maiores emoções da minha vida.

Depois desse episódio você começou a levar a Tocha para escolas. De que forma você começou esse projeto?

Após a condução da Tocha em Curitiba, conversei com minha família e achamos mais do que justo compartilhar este momento com os estudantes, crianças e adolescentes. O objetivo era levar os valores olímpicos para eles, então para os maiores expliquei qual a simbologia da Tocha e do Fogo Olímpico (a história conta que enquanto houver o fogo, não poderá haver guerras, ou seja, a principal mensagem é o bom entendimento entre as pessoas, a paz e a união entre os povos). E para os menores, contei como os atletas chegaram até os Jogos, ou seja, se alimentado bem, dormindo bem, respeitando o técnico, respeitando o adversário, respeitando o colega de treino, e principalmente inspirando-os a terem essas atitudes. Após isso falava que, pelo menos um dia por ano, cada um separasse algo que não usa mais e realizasse uma doação a quem não tem. Para nós não faria falta alguma, mas para quem recebe, pode ser a única coisa que esta pessoa receberá no ano!

Como foi ver as crianças perto da tocha? Teve algum momento que te marcou mais?

Foram momentos únicos e emocionantes. Muitas delas não acreditavam e perguntavam se a Tocha era de verdade, se realmente era a Tocha das Olimpíadas. Originalmente eram três escolas, mas acabei visitando dez, atendendo aproximadamente 5 mil pessoas, entre alunos, professores e diretores. Toda escola que visitei preparou algo para me recepcionar. Uma delas expôs os trabalhos de todos os alunos sobre as Olimpíadas no pátio, outra colocou meu vídeo conduzindo a Tocha em um telão, me entrevistaram, pediram autógrafos, fotos. Então o que me chamou muito a atenção foi o engajamento da escola e dos professores com o tema Olimpíadas, eles realmente preparavam a escola para a visita. Apesar de tudo isso, os momentos mais emocionantes eram quando algumas crianças se aproximavam e diziam frases como: “Eu quero ser como você quando crescer” ou “Sou seu maior fã”. Isso sim me emocionou, pois sabemos que quando estas frases são proferidas por crianças, a sinceridade prevalece!


Paulo Vicente - Personal Trainer

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

DIA DO ATLETA PARALÍMPICO - 22/09

 O Dia Nacional do Atleta Paralímpico foi celebrado pela primeira vez no País no dia 22 de setembro de 2014, dando sequencia as comemorações ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro). A celebração foi lembrada pela primeira vez, já que a data foi oficializada pelo Congresso Nacional.
De acordo com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), "a data deve ser celebrada uma vez que a prática esportiva é, não só uma técnica de reabilitação, mas um meio de inclusão dessas pessoas". O Brasil possui posição de destaque no cenário paralímpico mundial: somos a sétima potência mundial neste ramo de atividade esportiva. O CPB busca representar e liderar o movimento paralímpico brasileiro, buscando a promoção e o desenvolvimento do esporte de alto rendimento para pessoas com deficiência.
Para a entidade, as duas datas (21 e 22 de setembro) são momentos de muita importância. “Nunca é demais ressaltar que, em sua origem, o movimento paralímpico brasileiro surgiu a partir do movimento de luta das pessoas com deficiência, como meio de afirmação de seu potencial”, destaca a entidade.
É fundamental a conexão entre as duas datas: luta da pessoa com deficiência e atletas paralímpicos. O esporte tem um poder transformador inquestionável. É uma das ferramentas mais poderosas para promoção da saúde, educação e inclusão social. No caso dos atletas com deficiência, o esporte tem ainda o poder de por meio da afirmação da diferença, mudar a percepção das pessoas. Sejam elas com ou sem deficiência.

25 anos do Comitê Paralímpico Internacional
O Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) comemora 25 anos da fundação da entidade. Presidente da organização, Sir Philip Craven afirma que todos devem ter orgulho do que o IPC conquistou desde sua criação e que ainda há muito trabalho a ser feito nos próximos anos.
O IPC nasceu em 22 de setembro de 1989, em uma reunião em Dusseldorf, na Alemanha. Seu primeiro presidente foi o Dr. Robert Steadward. O propósito da entidade era ser a única organização voltada para pessoas com deficiência e com o direito de organizar os Jogos Paralímpicos e os Campeonatos Mundiais para este público.

Paulo Vicente - Personal Trainer

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Campeão paralímpico supera tempo olímpico nos 1500 metros

Campeão paralímpico explica como superou tempo olímpico nos 1500 metros

Abdellatif Baka foi mais rápido do que Matthew Centrowitz, o campeão olímpico, e a razão para que isso tenha acontecido é simples
O campeão paralímpico Abdellatif Baka explicou porque é que conseguiu correr mais rápido do que o campeão olímpico Matthew Centrowitz na final dos 1500 metros.
Depois de ter afirmado aos jornais internacionais que esperava que a corrida dos 1500 metros fosse uma final rápida, o atleta admitiu que o fato de não ver os seus rivais fez com que corresse mais depressa.
Habituado a correr atrás de outro atleta para aumentar o ritmo da passada, Baka acabou por conseguir ser mais rápido do habitual durante a final de T13 (prova para deficientes visuais, mas que não precisam de guia para correr) enquanto lutava para ver onde se encontravam os outros atletas.
Na verdade, eu estava preparado para uma corrida rápida. Pensei que se ninguém acelerasse de início alguém o faria lá para o meio. No entanto, o melhor é estar preparado para vários cenários: foi assim que lidei com a situação", revelou o atleta, de 22 anos, que treinou com o irmão gêmeo, Fouad, para a prova onde ambos competiram.
O atleta paralímpico Abdellatif Baka, da Argélia, terminou a prova em 3:48:29, contra os 3:50.00 de Matthew Centrowitz nos Olímpicos. Já Tamiru Demisse, da Etiópia, passou a meta aos 3:48.49, e Henry Kirwa, do Quénia, aos 3:49.59. Até Fouad Baka, que chegou em quarto lugar, foi mais rápido que Centrowitz, ao fazer 3:49.84.

Paulo Vicente - Personal Trainer


sábado, 10 de setembro de 2016

Saiba quem é a atleta paralímpica que emocionou o Brasil

 Um dos momentos mais emocionantes da cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, na noite da última quarta-feira (7/9), foi o revezamento da tocha dentro do estádio do Maracanã. Debaixo de chuva, a ex-atleta Márcia Malsar, que participava do carregamento da tocha, se desequilibrou e caiu com a chama olímpica.
Malsar, que caminhava com o auxílio de uma bengala, rapidamente se levantou e seguiu o trajeto, sendo ovacionada de pé pelo público que acompanhava a cerimônia no estádio. A atleta, que tem paralisia cerebral, levantou e concluiu seu trajeto de forma emocionante.
Márcia representou o Brasil nos Jogos Paralímpicos de 1984 e 1988. Ela foi a primeira atleta paralímpica do país a conquista uma medalha de ouro no atletismo, na prova dos 200m rasos. No Maracanã, ela recebeu a tocha de Antônio Delfino, também campeão paralímpico no atletismo. Ela passou a tocha para a terceira condutora de dentro do estádio, a ex-atleta paralímpica Ádria Santos. Em seguida, a chama foi levada por Clodoaldo Silva, que acendeu a pira.
O nadador brasileiro, escolhido para fechar o revezamento tem treze medalhas em quatro edições dos jogos. A edição do Rio de Janeiro será sua última Paralimpíada.

O presidente do Comitê Paralímpico Internacional (IPC), Phillip Craven, exaltou os atletas paralímpicos em discurso durante a cerimônia de abertura. “Eles vão te surpreender. Mais que tudo, irão mudar vocês. Vocês verão obstáculos como oportunidades e no Rio terão a oportunidade de fazer um mundo mais justo. Seus valores deixam claro o que vocês apoiam e quem vocês são. Com seu desempenho, contem sua história, como a esperança sempre vence o medo. Somos parte de um só mundo”, disse Craven, que arriscou algumas frases em português.  

Paulo Vicente - Personal Trainer

Loja Virtual Eat4fit - Culinária Fitness - Visite !!!

Olá pessoal, minha loja virtual no facebook está no ar !!! Esta loja é promotora do site www.eat4fit.com.br - Culinária Fitness . Agora vc pode visualizar todos os pratos da EAT4FIT e adquiri-los com preço promocional para pessoa física. Funciona assim, você liga para um dos dois telefones, ou 41 96988502 ou 41 96818568 e diz que visualizou o prato na minha loja, garantindo o preço que está na página. O endereço da loja é Loja Paulo Vicente Personal Trainer . Sua alimentação ficará mais saudável, com várias opções de pratos. Abraços !!!

Paulo Vicente - Personal Trainer

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

PROJETO REVEZAMENTO DA TOCHA NAS ESCOLAS - AGRADECIMENTOS

Olá pessoal, chegou ao fim meu Projeto de Revezamento da Tocha Olímpica nas Escolas. O projeto inicial seriam 3 academias e 6 escolas. Foram 3 academias e 10 escolas. Um cálculo aproximado de mais ou menos 5.000 pessoas compartilhando os valores olímpicos comigo, nesta experiência fantástica que pude vivenciar !!! Além da emoção de conduzir a Tocha pelas ruas de Curitiba, a emoção de estar com os alunos das escolas vai marcar minha vida para sempre. Tentei levar à eles os valores de bom relacionamento entre as pessoas, a paz, a união dos povos e a importância de se fazer o bem a quem necessita. E ouvi frases emocionantes como : "Quero ser como você quando crescer.". "Sou seu maior fã". entre outras coisas que me emocionaram como o imenso engajamento dos professores durante a visita. Escolas decoradas, trabalhos sobre as Olimpíadas, recepção fantástica, telões, entrevistas, autógrafos, enfim creio que este projeto me ensinou muitas coisas. Então meu muito obrigado a todos pelo apoio e em breve espero poder compartilhar algo bom com vocês novamente !!! MUITO OBRIGADO !!!

Paulo Vicente - Personal Trainer

sábado, 3 de setembro de 2016

Visita da Tocha na Escola Estadual Nossa Senhora de Salete - Projeto Revezamento da Tocha nas Escolas

E neste sexta-feira (02/09/16) estive no Colégio Estadual Nossa Senhora de Salete, a convite da minha amiga Professora Ana Brites, que preparou um grande evento para os alunos do Colégio. Eles puderam fazer perguntas sobre meu revezamento em Curitiba, após uma breve explicação sobre o simbolismo da Tocha. Esta é a décima escola visitada pela Tocha, desconheço um revezamento tão abrangente como este. Me orgulho e me emociono sempre que participo de um evento deste, obrigado, e veja algumas fotos em Fotos Visita ao Colégio Nossa Senhora de Salete . 

Paulo Vicente - Personal Trainer

Você sabe quem é Anna Sofia Botha ? Veja esta incrível história.

 Quando Wayde van Niekerk cruzou a linha de chegada - quebrando o recorde mundial dos 400m rasos - a reação de uma senhora na arquibancada chamou a atenção de todo mundo. Ela era Anna Sofia Botha, treinadora que já é uma lenda viva do atletismo na África do Sul. Só que quando Anna desceu para a pista, a fim de abraçar seu pupilo, ela foi barrada pelos seguranças do Engenhão. Eles não imaginavam que aquela senhorinha era a treinadora do corredor! "Havia seguranças em todas as entradas e eles simplesmente não me deixavam passar", disse ela, em entrevista ao The New York Times.
Gafes à parte, de fato é uma surpresa saber que Anna, aos 74 anos, segue firme e forte, treinando corredores de alta performance na University of the Free State, em Bloemfontein, a capital jurídica da África do Sul. Ela nasceu na Namíbia e trabalha com isso há quase 50 anos, mas conta que ainda não pensa em aposentadoria. "Você nunca fica velho demais para aprender. Eu continuo amando o que faço e continuo amando os meu atletas. Então eu não vejo motivos para eu me aquietar e ficar em casa brincando com meus dedos", declarou. Wayde van Niekerk quebrou um dos recordes mais antigos do atletismo em Jogos Olímpicos e ele conta que Anna teve um papel determinante nessa conquista. "Ela é uma mulher maravilhosa e desempenhou um papel enorme para fazer com que eu estivesse aqui hoje. Ela me manteve muito disciplinado e focado nessa jornada", contou o medalhista. Também foi Anna quem decidiu que van Niekerk passaria da categoria de 200m para a de 400m. E ela apostou certíssimo! A treinadora é conhecida por todos como Tannie Ans (que significa Titia Ans, em afrikaans) e seus pupilos a definem como uma mulher extremamente exigente, mas com um coração gigante. "Ela nos trata como se fossemos seus filhos", conta o recordista. Durona, mas sem perder a ternura, bem com aquele jeitinho de avó que a gente conhece bem. E Anna já é bisavó, inclusive!
Mesmo treinando corredores desde 1968, essa é a primeira Olimpíada da treinadora. E, apesar de ser a veterana que é, ela não acredita que deve ser tratada de forma diferente por conta da idade. Anna, inclusive, respondeu com espanto aos jornalistas que queriam saber tudo sobre sua história depois da corrida de van Niekerk. "Ser treinadora é o que eu faço no meu dia a dia. Não é algo inovador, é apenas algo normal".

Ao final, não tem como ficar indiferente à história da bisavó que conquistou a todos no Rio de Janeiro. Anna é a prova viva de que nunca é tarde para seguir confiando em si mesma, com boas doses de persistência e colocando o coração em tudo o que a gente faz. Vida longa a essa maravilhosa!

Paulo Vicente - Personal Trainer

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Visita da Tocha ao CEI Júlio Moreira - Projeto Revezamento da Tocha nas Escolas

Neste dia 31/08 visitei o CEI Júlio Moreira, a convite da professora e amiga Juliane. A escola estava toda mobilizada para a visita da Tocha Olímpica, com trabalhos sobre o tema expostos, entrada da bandeira Olímpica e entrada da bandeira do Brasil, com a execução do hino nacional. Realmente muito emocionante poder partilhar um pouco do símbolo olímpico com os alunos do CEI. Depois quem foi às fotos fui eu, pois não poderia deixar passar uma foto ao lado dos trabalhos realizados pelas crianças, e fiquei muito comovido com o convite para deixar uma mensagem para os alunos. Ao final muitos autógrafos e fotos, e o convite para retornar em breve (é claro que irei, rsrsr). Veja algumas fotos em  Fotos CEI Júlio Moreira . 

Paulo Vicente - Personal Trainer

Hoje Comemora-se o DIA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Veja as tendências para o verão 2016 / 2017

Hoje comemora-se o Dia do Profissional de Educação Física, sendo assim veja quais são as tendências fitness para o verão 2016 / 2017 !!! Um profissional habilitado é uma delas !!!

Wearables
O primeiro lugar ficou com a inovação: os wearables são ” tecnologias para vestir”, incluindo pulseiras fitness, relógios inteligentes como o Apple Watch, monitores de batimento cardíaco e GPS. Esses dispositivos tecnológicos servem para auxiliar na hora de se exercitar, dando informações desde calorias gastas, pressão sanguínea e nível dos batimentos cardíacos, passando pela quantidade de água que você precisa beber e qualidade do sono, conseguindo até informar quais exercícios você deve fazer hoje e como.

Treino com o peso corporal
O body weight training é feito utilizando o mínimo de equipamento possível, usando o peso do corpo para equilibrar as atividades. Apesar de também ser oferecido por academias, uma das grandes vantagens (e motivos da popularização) desse treino é sua acessibilidade, podendo ser feito em casa.

Treino Intervalado de Alta Intensidade (HIIT)
Concentrar curtas sessão de atividades seguidos por períodos de descanso: essa é a ideia do HIIT (high intensity interval training). O treino é ideal para quem não tem muito tempo porque os exercícios normalmente duram até 30 minutos. Só não é muito indicado para iniciantes, pois as sessões, apesar da curta duração, são bastante intensas.

Treino de força
Treino de força ou musculação é um clássico que nunca sai das listas de preferências. Essa escolha popular, que abrange todos os sexos e idades, é indicada junto com exercícios aeróbicos e treinos de flexibilidade.

Profissionais habilitados
Cada vez mais, as pessoas tendem a procurar profissionais de educação física especializados em programas de exercícios. No Brasil, já é exigida formação superior para trabalhar na área, mas a tendência é buscar treinadores cada vez mais especializados em determinados treinos.

Treino funcional
O objetivo do treino funcional é usar a atividade física para facilitar o cotidiano. É usado para melhorar equilíbrio, coordenação, força e resistência nas atividades da vida diária. O treinamento funcional utiliza diversas capacidades físicas, abrangendo mais de um grupo muscular.

Exercício e emagrecimento
Combinar exercícios e perda de peso parece óbvio, porém, o foco aqui tem sido em trabalhar os dois em conjunto. Envolver nutricionistas e treinadores para realmente focar no emagrecimento, incorporando exercícios regulares no cotidiano junto com uma dieta equilibrada para potencializar os resultados.

Yoga
Yoga não parece precisar de introduções, já que entra na lista já há alguns anos, variando nas posições. Para 2016, está no décimo lugar, principalmente pelas diferentes formas que possue, como Power Yoga, por exemplo. As posturas corporais utilizadas pela Yoga, junto com a meditação, visam a saúde da mente e do corpo, como flexibilidade e fortalecimento muscular.

Exercícios ao ar livre
Ideal para o verão, em que os dias ficam mais longos e agradáveis quando o sol começa a baixar, os exercícios ao ar livre podem ser feitos sozinho, com amigos ou até com grupos guiados por personal trainers. Ainda é uma forma de sair da mesmice, podendo incluir novos caminhos e atividades. Veja algumas ideias para exercitar-se ao ar livre.

Aplicativos de exercício

Deixe seu smartphone ajudar na hora de exercitar-se. Existem diversas opções de aplicativos disponíveis, grátis ou pagos, para iOS e Android que ajudam a controlar seus movimentos e dão feedback do progresso. Ajudam quem treina em academias, aqueles que fazem exercícios ao ar livre e até nas atividades diárias do cotidiano.

Paulo Vicente - Personal Trainer

Começa Hoje o Revezamento da Tocha Paralímpica

Criada sob o mesmo conceito de “Paixão e Transformação” que a tocha Olímpica, mas com desenho e características próprias, a tocha Paralímpica Rio-2016 também terá um formato peculiar de revezamento. Entre hoje e segunda-feira, ela será acesa nas cidades de Brasília (DF), Belém (PA), Natal (RN), São Paulo (SP) e Joinville (SC), que representam as cinco regiões do país.

Na quarta-feira, dia 6, o revezamento chega ao Rio de Janeiro e as cinco chamas regionais, mais a que será acesa em Stoke Mandeville (cidade inglesa onde nasceu o movimento Paralímpico) na sexta-feira, se unirão no Museu da Amanhã, no centro da cidade, para formar o fogo que iluminará o Maracanã na cerimônia de abertura dos Jogos.

Durante o evento, ela ficará acesa na Candelária, também no centro. Cada chama representará um valor dos Jogos Paralímpicos: Brasília – igualdade; Belém – determinação; Natal – inspiração; São Paulo – transformação, e Joinville – coragem.

O valor para o Rio de Janeiro é paixão. Outra inovação do revezamento da tocha Paralímpica é a possibilidade da participaração de internautas de todo o mundo através do Twitter. Basta o usuário postar uma mensagem em sua conta na rede social utilizando a hashtag #ChamaParalímpica e o valor da cidade associada para que ele passe a integrar o mapa de calor, gerado de acordo com o volume de postagens por região. As tochas de cada cidade serão acesas a partir da energia enviada pelas mensagens. O mapa estará disponível no site rio2016.com.


Além do design com símbolos da cidade, tocha tem os valores Paralímpicos escritos no cabo, em Braille.

Paulo Vicente - Personal Trainer