Visite Site Oficial

Visite Site Oficial
BLOG WITH TRANSLATOR

sábado, 26 de março de 2016

Quer manter a saúde e NÃO deixar de consumir chocolates? Veja como !!

 Nesta época o consumo de chocolates aumenta muito, então veja como manter a saúde e não deixar o chocolate de fora !!! Mas calma lá que isso não significa que você possa sair atacando a caixa de bombons sem peso na consciência – os benefícios do chocolate valem somente para o tipo amargo, uma vez que os chocolates ao leite tradicionais contêm muito açúcar e uma quantidade menor de cacau. Descubra então quais são os benefícios do chocolate amargo e saiba como encaixar o alimento sem culpa na sua dieta.
O que é o chocolate amargo?
O chocolate é considerado amargo quando apresenta mais de 50% de cacau em sua composição. O chocolate do tipo amargo é feito com grãos de cacau torrados, pouco açúcar e nada de leite. Quanto maior a concentração de cacau, menor o teor de açúcar do alimento.
Os tipos de chocolate amargo mais comuns são os de 60 e 70%, mas atualmente já é possível encontrar barras de chocolate amargo com até 99% de cacau em sua composição.
Qual o melhor tipo?

Em tese, o chocolate amargo deveria conter somente massa de cacau, manteiga de cacau e açúcar. E nada de leite. Algumas marcas, no entanto, acrescentam leite e uma quantidade exagerada de açúcar ao produto, quase que anulando os benefícios do chocolate amargo.
Como regra geral, portanto, quanto maior o teor de cacau do chocolate, menor será a quantidade de açúcar e maiores serão seus benefícios. Uma revisão das principais pesquisas sobre os tipos e benefícios do chocolate amargo para a saúde concluiu que os chocolates com 60% e 70% de cacau são os mais indicados para consumo diário, pois contêm pouco açúcar e uma quantidade maior de antioxidantes.
Benefícios do Chocolate Amargo
Apesar de calórico e rico em gorduras, o chocolate amargo pode sim fazer parte da sua dieta, pois é rico substâncias benéficas para a saúde, como os já conhecidos antioxidantes.
Saiba então para que serve o chocolate amargo e qual a quantidade ideal do alimento que você pode consumir todos os dias sem ganhar peso.
1. Melhora o metabolismo
Este é um dos maiores benefícios do chocolate amargo e também um dos mais desconhecidos: o aumento do metabolismo. O consumo de chocolate amargo poder aumentar a quantidade de calorias que o organismo utiliza para realizar suas atividades diárias (ou seja, o chocolate amargo queima gordura).
Isso pode ocorrer por dois motivos: de acordo com o Journal of Proteome Research, o chocolate amargo contém gorduras monoinsaturadas que têm a capacidade de estimular o organismo a utilizar mais energia proveniente dos estoques de gordura. Assim, se você mantiver uma dieta equilibrada seu corpo será obrigado a mobilizar os estoques de gordura para serem convertidos em combustível para as células.
Já um estudo divulgado pela Universidade Queen Margareth, da Grã-Bretanha, revelou que o chocolate amargo tem um grande impacto na maneira como o organismo sintetiza os ácidos graxos (gorduras), pois tem o poder de reduzir a digestão e absorção de gorduras e carboidratos.
Para obter esses benefícios do chocolate amargo os pesquisadores recomendam o consumo de 2 a 3 quadradinhos (quantidade que não deve ultrapassar 30g ao dia) de chocolate amargo com 70% de teor de cacau.
2. Diminui o apetite
Além de melhorar o metabolismo, o chocolate amargo serve para controlar o apetite. Parece bom demais para ser verdade? E isso ocorre por diversos motivos.
  • Ao retardar a digestão, o chocolate amargo aumenta a sensação de saciedade, impedindo que você tenha fome mesmo tendo acabado de comer;
  • Os flavonoides (substâncias antioxidantes) do chocolate ajudam a diminuir a resistência à insulina, o que por sua vez controla as variações de açúcar no sangue e impede aquela fome absurda que normalmente aparece imediatamente após o consumo de açúcar;
  • Além de reduzir a resistência à insulina, o chocolate amargo também diminui a liberação de grelina, um hormônio que tem como função aumentar o apetite. E para isso não é preciso sequer consumi-lo!
Em uma pesquisa realizada na Holanda, cientistas analisaram o efeito do chocolate amargo sobre os níveis de grelina na circulação sanguínea de 12 participantes. Na primeira parte do estudo, as 12 mulheres consumiram durante 60 minutos 100 g de uma mistura contendo 85% de cacau e 12,5 g de açúcar. Já na segunda etapa, metade das voluntárias somente cheirou o chocolate durante 60 minutos, enquanto a outra metade não recebeu nada.
As mulheres que cheiraram o chocolate apresentaram saciedade e uma redução nos níveis de grelina semelhante à primeira parte do estudo, quando puderam consumir o chocolate. Já as participantes que não puderam sentir o cheiro não apresentaram nenhuma diminuição do apetite ou dos níveis de grelina.
3. Aumenta a sensação de bem estar
Não é toa que, em uma pesquisa feita na Inglaterra, mais da metade das mulheres disseram preferir chocolate ao sexo. Ainda que a afirmação seja de fato estranha, o chocolate amargo contém substâncias que podem aumentar a sensação de bem estar, melhorando a disposição e o humor (sensação que em tese também deveria ocorrer após as relações sexuais).
O chocolate amargo pode alterar o mecanismo de funcionamento cerebral através do estímulo para a liberação de alguns neurotransmissores (substâncias que transmitem sinais entre as células nervosas, ou neurônios). Serotonina, endorfina, anandamida e teobromina são alguns dessas substâncias que atuam diretamente na sensação de bem estar, reduzindo o estresse e levando à sensação de bem estar e euforia.
Enquanto a endorfina diminui a sensação de dor e reduz o estresse, a serotonina é um potente antidepressivo. E um dos compostos químicos que estimulam a liberação de serotonina é o triptofano, um tipo de aminoácido que está presente no chocolate amargo.
Já a anandamida é um tipo de ácido graxo conhecido pelos pesquisadores como “substância da felicidade”, graças às suas propriedades ansiolíticas, antidepressivas e até mesmo analgésicas. Apesar de ser naturalmente produzida pelo cérebro, a anandamida é rapidamente degradada, motivo pelo qual seu efeito dura pouco. Alguns benefícios do chocolate amargo são, portanto, através do aumento da concentração da substância no cérebro, prolongar a sensação de paz interna e bem estar.
Além do evidente benefício de sentir-se bem, a diminuição da ansiedade pode ser bastante útil para quem costuma descontar na comida (sobretudo nos doces) durante situações difíceis e estressantes.
Por isso, o consumo de um pequeno pedaço de chocolate (que em tese poderia engordar) pode na verdade ajudar a controlar o consumo de uma quantidade muito maior de alimentos pouco saudáveis e calóricos – afinal, quem é que ataca um pé de alface quando está estressado?
4. Estabiliza os níveis de glicose
O consumo regular de chocolate amargo ajuda a controlar a quantidade de glicose na circulação sanguínea, evitando uma liberação excessiva de insulina, hormônio que está associado a inflamações e ao acúmulo de gordura abdominal.
Em um estudo realizado pela University of L’Aquila, na Itália, participantes que consumiram uma barra pequena de chocolate amargo durante 15 dias seguidos apresentaram uma diminuição de quase 50% na resistência à insulina. E como já vimos, uma variação menor da glicose também significa menos fome – e portanto uma ingestão menor de calorias.
Para os autores do estudo, além da atuação dos flavonoides do cacau, estes benefícios do chocolate amargo também podem ser atribuídos à presença das gorduras do chocolate, que retardam a absorção do açúcar na corrente sanguínea e previnem os temidos picos de insulina.
5. Controla a pressão
Cientistas suecos descobriram que o chocolate amargo pode reduzir a pressão arterial. Isso porque o cacau, que está presente em maior concentração neste tipo de chocolate, é rico em catequinas e procianidinas, dois potentes antioxidantes que inibem uma enzima conhecida por elevar a pressão sanguínea.
Outro efeito do chocolate amargo na pressão arterial se dá através da atuação dos flavonoides, que estimulam produção de óxido nítrico (NO). Uma das funções do NO é enviar sinais para as artérias relaxarem, o que por sua vez diminui a resistência do fluxo sanguíneo e reduz a pressão arterial.
6. Melhora os níveis de colesterol
O chocolate amargo contém um alto teor de gordura saturada que pede um consumo moderado, mas vale lembrar que hoje já se sabe que nem todas as gorduras saturadas são prejudiciais à saúde.
No caso do chocolate amargo são três as gorduras que entram em sua composição – ácido oleico, ácido esteárico e ácido palmítico. Embora este último esteja diretamente ligado a um aumento nos níveis de colesterol, acredita-se que, quando combinado com o ácido oleico e o ácido esteárico, o ácido palmítico não tenha um efeito significativo nos níveis de LDL (colesterol ruim).
Cientistas afirmam, inclusive, que o consumo de chocolate com alto teor de cacau pode aumentar as taxas de HDL (bom colesterol) ao mesmo tempo em que diminui os níveis de LDL.
Para os pesquisadores, esse efeito do chocolate amargo sobre o colesterol ruim se daria pela atuação das catequinas, substâncias estimulantes presentes no cacau e que inibiriam a oxidação do LDL, impedindo sua deposição na parede das artérias e facilitando sua eliminação pelo organismo.
7. Protege o coração
Ao contribuir para a redução das taxas de LDL e aumento do colesterol bom (HDL) e atuar na redução da pressão sanguínea, automaticamente a proteção contra obstruções arteriais e infarto é mais um dos benefícios do chocolate amargo.
Além disso, o chocolate amargo é fonte de antioxidantes, que previnem e combatem inflamações e ainda por cima lutam contra os radicais livres. Segundo uma pesquisa realizada na Suécia, o consumo de chocolate amargo duas vezes por semana resultou em uma chance 66% menor de morte por complicações cardíacas. O mesmo estudo revelou ainda que consumir uma pequena porção de chocolate amargo uma vez por semana pode reduzir em até 50% as chances de morte por complicações cardíacas.
8. É rico em antioxidantes
Ao se falar dos alimentos com maior potencial antioxidante, o chocolate amargo é um dos grandes candidatos às primeiras posições.
Há algum tempo os cientistas desenvolveram uma maneira de medir a capacidade que uma substância tem de combater os radicais livres. Chamada de Capacidade de Absorção do Radical Oxigênio (ORAC, na sigla em inglês), a medida serve exatamente para quantificar a atividade antioxidante de cada alimento diante de uma série de radicais livres.
E de acordo com essa medida, grãos de cacau que ainda não passaram por processamento podem ser considerados um dos alimentos com maior potencial para combater os radicais livres. Um estudo publicado no Chemistry Central Journal demonstrou inclusive que o cacau contém mais antioxidantes que o açaí e o mirtilo (blueberry), duas das frutas com maior potencial antioxidante de que se tem notícia.
Entre os antioxidantes do chocolate estão os flavonóides procianidinas, catequinas e epicatequinas.
Quantidade ideal de chocolate
Se há tantos benefícios do chocolate amargo, isso significa que você pode consumi-lo à vontade? Infelizmente, não. O chocolate ainda é uma fonte significativa de calorias e gorduras saturadas, que devem ser consumidas com moderação para não trazerem o efeito oposto ao que você procura.
Uma porção de 25 a 30 gramas por dia é mais do que suficiente para você obter todos os benefícios do chocolate amargo sem ficar com peso na consciência e sem atrapalhar a dieta.
E não se esqueça de incluir as calorias do chocolate amargo na soma de todas as calorias que você consome ao longo do dia. Ainda que você saiba que o chocolate amargo ajuda a emagrecer, nunca é demais lembrar que esse efeito só irá ocorrer se você mantiver uma dieta hipocalórica. Ou seja, para perder peso você deverá consumir menos calorias do que gasta com seu metabolismo e com a atividade física.

Paulo Vicente - Personal Trainer


sexta-feira, 25 de março de 2016

VAGAS ESGOTADAS - CURSO BIKE INDOOR - TOTAL BIKE

Olá pessoal, mais uma vez teremos lotação máxima no CURSO BIKE INDOOR - TOTAL BIKE !!! As vagas se esgotaram nesta quinta-feira, mas quem não conseguiu uma vaguinha não se preocupe, estarei também na JOPEF com o curso de Bike Indoor nos dias 26 a 28 de maio !!! Gostaria de agradecer a disposição e o voto de confiança a todos os participantes do Curso !! Lembrando que o curso será na Academia VO2, na Rua Jacarezinho, 45. Não se atrasem !!! Se cuidem agora no feriado de Páscoa, e no próximo dia 02 estaremos juntos para queimar todas as calorias adquiridas no feriado !! Vejo vocês no curso !!!

Paulo Vicente - Personal Trainer

quinta-feira, 17 de março de 2016

Agora é OFICIAL - Condutor da Tocha Olímpica !!!

 Olá pessoal, neste momento venho dividir com vocês minha felicidade, sei que talvez não seja o melhor momento, pela situação em que se encontra o país. Mas este fato que me aconteceu tenho certeza que será único e me deixou muito feliz e esperançoso. Recebi a confirmação que serei um dos condutores da Tocha Olímpica aqui no Brasil, agora é OFICIAL !!! Realmente será uma honra viver este momento e me considero um cara de muita sorte. Gostaria de agradecer a todos por fazerem parte deste momento comigo, mas em especial a Terezinha Adriazola, que me mostrou que é possível, para nós que trabalhamos com pessoas, mobilizar e ajudar ao seu próximo, também a Renato Gava, que sempre prestou todo o apoio às minhas aulas e ao meu trabalho, e principalmente ao meu PAI Antonio Vicente, que sempre acreditou em meus projetos e loucuras, e indicou meu nome para este feito !!! Caso queiram ver minha história indicada podem acessar https://www.revezamentobra.com.br/ . Mais uma vez meu sentimento é de felicidade e gratidão a todos !!! Abraços !!!

sábado, 12 de março de 2016

10 de março - Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo

 Olá pessoal, dia 10 de março foi comemorado o Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo, você não sabia, rsrsrsr, então provavelmente você faz parte dos 70% de pessoas que são sedentárias a nível mundial !!! Isso mesmo, mas o mais grave é que o sedentarismo é o “start” de várias outras doenças e patologias, como o infarto, a artrose, a osteoporose e a obesidade !!! Então meu amigo(a), vamos malhar, mas calma, quando digo vamos malhar, quero dizer com consciência respeitando seu condicionamento e promovendo principalmente a saúde !!! Não precisa der todo dia (se puder ser, melhor), mas inicie com 2 a 3 vezes na semana. Além disso tenha uma alimentação adequada e SEMPRE busque auxílio em um profissional capacitado !!! Abraços e vamos reverter estes números alarmantes.

Paulo Vicente - Personal Trainer

DEFINIÇÃO DE SUCESSO: TRABALHO

 Olá pessoal, não que eu tenha extremo sucesso, ou seja um “hard worker”, mas gostaria de compartilhar com vocês este comentário de uma aluna do curso que gravei para o concurso de Professor de Educação Física da Secretaria Municipal do Rio de Janeiro, e logo abaixo uma definição de sucesso segundo Roberto Shinyashiki.
Sucesso
“Dedicação é a capacidade de se entregar à realização de um objetivo. Não conheço ninguém que tenha progredido na carreira sem trabalhar pelo menos doze horas por dia nos primeiros anos. Não conheço ninguém que conseguiu realizar seu sonho sem sacrificar sábados e domingos pelo menos uma centena de vezes. Da mesma forma, se você quiser construir uma relação amiga com seus filhos, terá de se dedicar a isso, superar o cansaço, arrumar tempo para ficar com eles, deixar de lado o orgulho e comodismo. Se quiser um casamento gratificante, terá de investir tempo, energia e sentimentos nesse objetivo.
O sucesso é construído à noite! Durante o dia você faz o que todos fazem. Mas, para conseguir um resultado diferente da maioria, você tem de ser especial. Se fizer igual a todo mundo, obterá os mesmos resultados. Não se compare à maioria, pois, infelizmente, ela não é modelo de sucesso. Se você quiser atingir uma meta especial, terá de estudar no horário em que os outros estão tomando chope com batatas fritas. Terá de planejar, enquanto os outros permanecem à frente da televisão. Terá de trabalhar, enquanto os outros tomam sol à beira da piscina. A realização de um sonho depende da dedicação.

Há muita gente que espera que o sonho se realize por mágica. Mas toda mágica é ilusão . E ilusão não tira ninguém do lugar onde está.  - Roberto Shinyashiki.

Paulo Vicente - Personal Trainer

AGENDA DE CURSOS PRIMEIRO SEMESTRE 2016

Olá pessoal, nossa agenda de cursos para o primeiro semestre já está pronta, agora é só você se programar e participar dos cursos !!! Lembre-se que um bom profissional sempre se mantém atualizado, princialmente em nossa profissão que extremamente dinâmica !!! Se tiver alguma dúvida por favor entre em contato e podemos avaliar também valores especiais para grupos !!! Acesse o link http://personalpaulo.webnode.com/concursos/ e verifique as datas dos cursos; para professores de outras cidades, acesse o curso desejado no menu do lado esquerdo da página e deixe sua data de preferência, para que possamos avaliar a possibilidade de ir até a sua cidade e compartilhar conhecimento. Vejo vocês em breve !!!

segunda-feira, 7 de março de 2016

UM "RAIO X" DOS EXERCÍCIOS DE ACORDO COM A IDADE DA MULHER

Olá pessoal, aproveitando o Dia Internacional das Mulheres, vejam que bacana este "raio X" dos exercícios para as mulheres de acordo com a idade.
 Atualmente muito se fala sobre a importância de praticar atividades físicas como uma maneira de prevenir uma série de doenças, manter o corpo em forma e ter uma melhor qualidade de vida. E, há um bom tempo, aquela desculpa de “eu não gosto de academia” já não é mais válida para ninguém, pois existem inúmeras possibilidades para quem deseja se exercitar: atividades ao ar livre, na água, aulas de dança, lutas e muito mais. Por isso, a orientação para qualquer pessoa é encontrar a atividade que mais lhe agrada e fugir do sedentarismo! A melhor atividade física é aquela que a pessoa mais gosta, porque é a atividade que vai motivá-la a manter-se constante na prática.
Mas, se ainda assim, você está em dúvida sobre qual atividade física é mais adequada para você e para o momento em que está vivendo, algumas dicas podem ajudar! Confira!
De 12 a 19 anos
Assim como na infância, essa é uma faixa etária importante para a formação do hábito de praticar atividades físicas. “A prática regular proporciona um maior autoconhecimento corporal, o que facilita a lidar com esta sensação diferenciada, causada pelas alterações hormonais nesta idade. Além disso, a prática de atividades físicas melhora a autoestima, sensação muito importante nesse período de fragilidade emocional da mulher”.
Acrescenta-se que, sempre que possível, na adolescência, deve-se realizar atividades físicas coletivas ou em ambientes que tenham mais pessoas – isso facilitará na socialização da adolescente.
Neste sentido, seguem algumas sugestões de atividades indicadas para esta faixa etária:
1. Jogos coletivos (basquetebol, handebol, voleibol)
Destaca-se que os esportes trazem grandes benefícios, entre eles: melhora do condicionamento físico, capacidade cardiorrespiratória, fortalecimento, perda de sobrepeso, aumento da flexibilidade e da coordenação motora. “Isso sem falar de benefícios psicológicos e sociais também, como autoconhecimento, aprender a lidar com as diferenças e adversidades, tomada de decisão, pró-atividade, entre tantos outros benefícios importantes”.
“Porém, o mais importante é que as adolescentes gostem da atividade praticada. Tem que ser prazeroso, porque se a pessoa for obrigada a fazer algo, isso pode trazer outras consequências ruins”.
2. Danças
De acordo com os profissionais, aulas de dança também são ótimas opções para esta faixa etária.
“Pode ser dança de salão, jazz, rumba, zumba, forró, zouk, axé, entre outras. Existem academias que fornecem este tipo de aulas de forma muito animada e casas noturnas especializadas para que os ritmos possam ser praticados”.
3. Atividades aeróbicas (caminhada, corrida)
Destaca-se que atividades aeróbicas em geral, como caminhada, corrida, ciclismo, natação, são indicadas. “Elas produzem um controle sobre a gordura corporal, evitando seu acúmulo, produzem endorfinas que ajudam a amenizar as cólicas menstruais e também melhoram o estado de humor e a autoestima”, diz.
De 20 a 29 anos
Ao atingir a idade adulta, a preocupação com um corpo “em forma” muitas vezes torna-se maior. “Além disso, a mulher moderna trabalha e precisa de disposição para as atividades do trabalho diário”. “Nesta fase (assim como na faixa etária dos 30 aos 39 anos), é comum a mulher procurar atividades físicas de maior intensidade e em locais onde ela se sinta bem, onde possam apreciar sua beleza e maturidade”.
Antes de qualquer coisa, a atividade mais indicada é aquela que a pessoa gosta. “Toda atividade física traz beneficio, mas acima de tudo tem que ser prazerosa, caso contrário não gera assiduidade”.
Nesta faixa etária, um ponto a ser levado em consideração é o objetivo de cada mulher. Nesse contexto, os profissionais dão algumas sugestões:
1. Musculação
A musculação é uma ótima opção especialmente para mulheres que estão buscando um “corpo malhado”.
Nesta fase, é importante aumentar a massa óssea pensando não só na gestação (se for o caso), mas, também, em evitar a osteoporose no futuro. Neste sentido, é mesmo muito interessante associar a musculação com atividades aeróbicas (como corrida, pedalada etc.)
2. Corrida
Se o objetivo da mulher é emagrecimento e condicionamento físico, uma ótima indicação é a corrida. Essa tem sido uma atividade praticada por muitas mulheres e oferece muitos benefícios à saúde. Isso sem falar que as corridas de rua possibilitam novas amizades, o que é interessante nessa e em qualquer fase da vida.
3. Pedalada
Para as mulheres que buscam emagrecimento e condicionamento físico. Pedalar também é uma boa alternativa. É uma atividade gostosa, que oferece inúmeros benefícios à saúde, como, por exemplo, a sensação de bem-estar, além disso, possibilita conhecer novos lugares, ver lindas paisagens etc.
4. Natação
Esta também é uma boa pedida para quem busca emagrecimento e condicionamento físico. Engana-se quem pensa que atividades na água são de baixa intensidade e, por isso, indicadas a pessoas mais velhas. “A atividade pode ser controlada pelo professor de acordo com o ritmo da turma, podendo ser uma atividade de altíssima intensidade ou de baixa intensidade”.
5. Pilates
Para as mulheres que buscam mais relaxamento e bem-estar.
Mas, muito mais do que promover relaxamento, esse tipo de atividade melhora a postura, ajuda a esculpir o corpo, ajuda a prevenir lesões etc.
6. Yoga
Outra atividade indicada para mulheres que buscam mais relaxamento e bem-estar é o Yoga.
Bons motivos para praticar Yoga, com certeza, não faltam: ele melhora a qualidade de vida (promovendo bem-estar, serenidade e paz interior); proporciona equilíbrio emocional; melhora problemas de insônia e até de depressão; estimula a circulação sanguínea; diminui dores nas costas; melhora a postura; energiza o corpo e a mente etc.
7. Ginástica
Aulas de ginástica, oferecidas em várias academias, fazem muito sucesso entre as mulheres. Alguns exemplos são: ginástica localizada, aulas para glúteos e pernas, aulas de abdominal etc.
8. Lutas
Aulas de Muay Thai, Boxe, Jiu Jitsu também têm feito sucesso entre muitas mulheres e, são uma boa indicação.
9. Tênis
O tênis, por exemplo, também é indicada. Vale ressaltar, mais uma vez, que é muito importante a mulher se identificar com a atividade que escolher.
10. Circuito
No caso de pouco tempo, existem academias especializadas nos chamados circuitos – onde se alia uma atividade aeróbica com exercícios de resistência muscular condensados em 30 minutos por dia.
11. Ginástica para mamães com bebês
A gestação é uma fase delicada, de mais sensibilidade e que exige cuidados específicos. A atividade física pode e deve ser realizada, também nesta fase, com a ajuda de um profissional de Educação Física. Neste período não é indicado que se realizem atividades físicas de alta intensidade ou que tenha impacto”.
Já no período pós-parto, a ginástica para mamães com bebês é uma oportunidade muito bacana de auxiliar no relacionamento com os filhos, na autoestima (que às vezes é reduzida neste período) e na disposição para cuidar do bebê. “Este tipo de atividade também pode ser uma ótima solução para as mamães que não têm com quem deixar a criança ou não tem muito tempo para ficar com o(a) filho(a). Esta relação pode ajudar a criança a ser mais ativa fisicamente e a confiar mais na mãe, além de proporcionar um momento de interação entre mãe e filho(a). Já existem algumas academias especializadas nesta área e o mercado tende a crescer”.
De 30 a 39 anos
As indicações são basicamente as mesmas que as dadas para as mulheres de 20 a 29 anos, “já que a mulher de hoje tem filhos mais velha e menopausa também mais tardia”, diz.
Neste sentido, as principais sugestões de atividades são:
1. Ginástica
As aulas de ginásticas hoje são oferecidas na maioria das academias e fazem muito sucesso entre as mulheres.
2. Lutas
Aulas de Muay Thai, Boxe, Jiu Jitsu também são oferecidas hoje em muitas academias e têm agradado cada vez mais as mulheres.
3. Tênis
O tênis é um esporte bastante indicado para as mulheres e oferece inúmeros benefícios à saúde, além de ser muito agradável e boa opção para quem prefere se exercitar ao ar livre.
4. Musculação
Destaca que, nessa faixa etária (30 a 39 anos), o corpo não tem mais o mesmo vigor de antes. Na maioria das vezes, a flacidez começa a surgir e a flexibilidade começa a diminuir. “Muitas mulheres estão, então, preocupadas com a estética e com a qualidade de vida. Começamos a ter as primeiras perdas do ponto de vista físico, hormonal e metabólico”.
A musculação, de acordo com a profissional, é uma ótima pedida, pois melhora a parte estética, e também ajuda a retardar as perdas metabólicas, hormonais e físicas. “Ajuda a prevenir a osteoporose, artrose, diabetes e hipertensão”.
A musculação também ajuda a melhorar a postura, pois a maioria dos casos de dores nas costas é relacionada à fraqueza muscular e à falta de flexibilidade. “Assim sendo, o trabalho com peso é indicado nestes casos, pois os músculos (que sustentam os ossos) se tornam mais resistentes”.
5. Atividades aeróbicas (caminhada, corrida)
Novamente as atividades aeróbicas têm papel fundamental. “Agora mais ainda no controle dos excessos de gordura e na proteção da massa óssea”.
De 40 a 49 anos
Nesta idade, o organismo já começa a passar por uma desaceleração metabólica e a atividade física ajuda a manter a disposição do dia a dia, o bom funcionamento do organismo, a autoestima e a qualidade dos movimentos.
Algumas sugestões de atividades para esta fase são:
1. Caminhada
Na meia-idade, são indicados programas de natureza aeróbia e muscular de intensidade pelo menos moderada, 30 minutos por dia, 3 a 5 dias por semana. E um ótimo exemplo é acaminhada.
A atividade física mais comum nesta idade é a caminhada, por ser barata e dar a oportunidade da mulher mesma poder cuidar do seu tempo. “Mas isso não quer dizer que esta atividade exija menos cuidado e dispense o acompanhamento de um profissional de Educação Física”.
2. Musculação
Priscila destaca que a musculação continua sendo uma boa pedida para mulheres desta faixa etária, “pois ajuda a retardar as perdas metabólicas, hormonais e físicas. Ajuda a prevenir a osteoporose, artrose, diabetes e hipertensão e ela pode ser praticada em menor intensidade e com cargas moderadas, dependendo das particularidades de cada mulher”.
Continuar as atividades aeróbicas e aumentar os exercícios de resistência muscular. “Nesta fase muitas mulheres começam a fazer reposição hormonal e para evitar possíveis efeitos colaterais, como acúmulo de gordura corporal e alterações cardiovasculares, os exercícios físicos têm papel fundamental”.
Acima de 50 anos
Acima dos 50 anos, o organismo começa a tornar-se mais frágil, mas a atividade física regular ajuda principalmente a evitar a desaceleração metabólica, a perda de massa muscular, auxilia na qualidade dos movimentos e, com isso, ajuda a evitar lesões.
Em geral, os objetivos da realização de atividade física regular para a população a partir desta faixa etária são:
  • Manutenção da Saúde;
  • Manter e/ou restaurar a independência básica para as atividades de vida diárias;
  • Aliviar a dor;
  • Prevenir e corrigir deformidades;
  • Manter a mobilidade articular necessária para a realização de atividades básicas;
  • Recuperação ou manutenção do equilíbrio e coordenação motora;
  • Melhorar e manter e trofismo e tônus muscular;
  • Melhorar capacidade cardiorrespiratória;
  • Redução de triglicerídeos;
  • Redução da pressão arterial;
  • Redução da tendência à arritmia pela diminuição da sensibilidade à adrenalina;
  • Aumento da sensibilidade das células à insulina;
  • Estímulo ao aumento da velocidade das respostas hormonais e imunológicas;
  • Redução da gordura corporal devido ao maior gasto calórico;
  • Tendência à elevação da taxa metabólica pelo aumento da massa muscular;
  • Atua na profilaxia de doenças melhorando os fatores de risco para o desenvolvimento de diversas patologias.
Neste sentido, seguem algumas sugestões de atividades mais indicadas para esta faixa etária:
1. Atividades na água (como hidroginástica, natação)
Nesta idade, não é indicado que se realizem atividades de alto impacto, já que a densidade óssea torna-se menor e isso poderia causar lesões. “Por isso, é muito comum encontrarmos mulheres realizando atividades na piscina, já que no ambiente aquático o impacto torna-se reduzido. Hidroginástica e natação são as atividades mais procuradas, mas hoje também são apresentadas atividades de corrida e de bicicleta na água”.
A natação e a hidroginástica são agradáveis e seguras. “E também são atividades aeróbias que ajudam no condicionamento físico, na parte respiratória e cardiovascular”.
2. Musculação
Muitas mulheres nesta faixa etária têm aderido também à musculação que, é uma atividade que reforça toda a estrutura corporal.
É interessante manter os exercícios aeróbicos, inclusive os de impacto como a corrida, desde que não haja problemas nas articulações dos quadris e joelhos, e os de resistência muscular para reduzir o risco de fraturas por conta de uma provável osteopenia e possível osteoporose.
3. Treinamento Funcional
Outra atividade muito procurada, é o Treinamento Funcional. Existe, atualmente, vários profissionais de Educação Física trabalhando com essa área. “Este tipo de treinamento é específico a esta faixa etária e auxilia as pessoas a manterem o tônus muscular e elasticidade muscular, além de uma boa flexibilidade das articulações e, com isso, os movimentos necessários para uma independência diária com qualidade de vida”.
Não é comum encontrarmos mais pessoas idosas que são dependentes dos familiares… “A população atual tornou-se mais velha e com boa qualidade de vida. A idosa de hoje se encontra com as amigas no clube, sai para jantar com a família, vai a shows, viaja e brinca com os netos. E, neste contexto, a atividade física regular ajuda a manter toda esta disposição”.
4. Dança de salão
Que tal apostar ainda na dança de salão?! “A dança oferece benefícios que podem ainda ser maiores nessa faixa etária, pois essa modalidade se encaixa perfeitamente às necessidades e condições dessa idade. É preciso melhorar a qualidade de vida, e nada melhor do que atividades físicas que trabalham o corpo e a alma”.
A profissional ressalta que a dança, como atividade física, ajuda no fortalecimento dos músculos, na respiração, no equilíbrio. “Também trabalha a questão social (já que geralmente é praticada em grupo), sendo assim, mantém a mente ativa e ajuda a prevenir quadros de depressão, que são mais frequentes a partir dessa idade”.
Os principais benefícios das atividades físicas em geral
Certamente não faltam bons motivos para se exercitar constantemente! A atividade física regular é a que proporciona um maior número de benefícios. “Basicamente, podemos chamar de atividade física regular atividades físicas realizadas pelo menos 3 vezes por semana e pelo menos 30 minutos ao dia”.
Os benefícios da atividade física regular são muitos e, como exemplo:
Controla o peso corporal: a prática da atividade física regular ajuda a gastar as calorias consumidas em excesso e que seriam guardadas em forma de gordura como fonte de energia para manter o corpo em movimento, ou mesmo, a metabolizar a gordura já acumulada. “Combinar exercícios físicos aeróbios e anaeróbios ajuda a metabolizar diferentes reservas de energia e, com isso, é o mais indicado para a perda de peso e para tonificar os músculos, ou seja, reduzir a gordura corporal”.
Melhora a saúde cognitiva (mental): a atividade física regular ajuda na prevenção da ansiedade, estresse e depressão. “O corpo fica com mais energia, o que torna a pessoa mais autoconfiante e, com isso, mais feliz consigo mesma”.
Melhora a saúde física: a atividade física regular melhora o funcionamento do organismo como um todo. “Isso porque aumenta a densidade óssea; melhora a tonificação muscular; melhora a postura e coordenação; aumenta a ventilação pulmonar; reduz a pressão arterial e a frequência cardíaca de repouso; melhora a ação do sistema imunológico e hormonal; melhora a flexibilidade das articulações, o equilíbrio e a resistência dos praticantes”.

Previne problemas de saúde em geral: ajuda a prevenir, controlar e, algumas vezes, até a curar o risco de desenvolver doenças crônicas e agudas, como, por exemplo, diabetes, pressão alta, doenças cardiorrespiratórias, osteoporose entre outras.

Paulo Vicente - Personal Trainer