Visite Site Oficial

Visite Site Oficial
BLOG WITH TRANSLATOR

sábado, 25 de outubro de 2014

Crianças fisicamente ativas têm melhor resultado escolar, segundo estudo.

Estimular meninos e meninas a correr, pular, gritar, saltitar, perseguir uns aos outros ou chutar bolas aumenta substancialmente sua capacidade de pensar, segundo o mais ambicioso estudo já realizado sobre atividades físicas e desempenho cognitivo em crianças. Os resultados destacaram a importância da atividade física para a saúde e o desenvolvimento do cérebro, especialmente as habilidades de pensamento que mais afetam o desempenho acadêmico. 

Para o estudo, publicado em setembro na “Pediatrics”, pesquisadores da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, abordaram administradores de escolas fundamentais públicas em comunidades próximas e perguntaram se eles poderiam recrutar crianças de 8 e 9 anos para um programa de exercícios após as aulas.

Os pesquisadores se perguntaram se exercícios regulares poderiam aprimorar as habilidades da função executiva (ou o processo de planejar e organizar seu pensamento) em crianças, proporcionando um impulso ao desenvolvimento mental.

Eles chamaram 220 crianças e as levaram à universidade para mensurar, por meio de testes, sua aptidão aeróbica e funcionamento executivo. Então os pesquisadores dividiram o grupo, colocando metade das crianças numa lista de espera para o programa e usando-as como um grupo de controle. Os outros 110 meninos e meninas foram levados todas as tardes para a universidade, onde participavam de atividades estruturadas.

“Queríamos que eles brincassem”, explicou Charles Hillman, professor de cinesiologia e saúde comunitária que liderou o estudo.

Monitoramento. Usando monitores cardíacos e pedômetros, as crianças foram orientadas a praticar atividades divertidas como pega-pega, e aprenderam habilidades como realizar dribles com uma bola de futebol. Cada sessão de duas horas também incluía um período de descanso antes da retomada das atividades, já que as crianças naturalmente se cansam após algum tempo. O programa durou um ano letivo completo, com sessões diárias após as aulas durante nove meses.

No fim do programa, os dois grupos – o ativo e o de controle – retornaram à universidade para repetir os testes físicos e cognitivos. Conforme o esperado, as crianças no grupo de exercícios estavam mais fisicamente aptas do que as demais.

As crianças no grupo de controle também melhoraram suas avaliações em testes, mas em menor extensão. Ou seja, os cérebros das crianças nos dois grupos estavam se desenvolvendo, mas o processo foi mais rápido e abrangente para as crianças ativas.

Paulo Vicente - Personal Trainer

domingo, 19 de outubro de 2014

Entrevista para o Portal do Aprova Concursos - Concurso Polícia Federal

Concurso Polícia Federal – Dicas para o Exame de Aptidão Física
operação-Aprova-PFAgora é hora de pegar pesado na preparação para o Exame de Aptidão Física do concurso da Polícia Federal (PF) que visa o provimento de 600 vagas no cargo de Agente de Polícia. Os candidatos têm pouco mais de três meses para se prepararem.
A convocação para o exame estará disponível no site do Cespe/Unb no dia 13 de fevereiro de 2015  e os testes serão realizados nos dias 20 a 24 de fevereiro de 2015.
“De nada adianta ser aprovado no teste teórico e reprovar no físico”, salienta o professor do Aprova Concursos no curso preparatório para a prova da PF, Paulo Vicente, que é personal trainer e especialista na preparação de exames físicos de concursos públicos. Então, para se sair bem no Exame de Aptidão Física da Polícia Federal deixe o mimimi de lado e siga as dicas dadas pelo professor Paulo!
DICAS DO PROFESSOR PAULO VICENTE  PARA O EXAME 

Não esquecer do Exame de Aptidão Física

- O teste físico é ELIMINATÓRIO, ou seja, de nada adianta ser aprovado no teste teórico e reprovar no físico. Então os treinos devem começar no momento em que o candidato decidir prestar o concurso, e não somente após a aprovação no teste teórico. Nosso corpo precisa de tempo para se adaptar e se fortalecer para que o candidato consiga realizar os exercícios exigidos no TAF com eficiência e segurança.

Não se preocupe com as mudanças em relação ao concurso anterior

- A mudança mais significativa está na execução da barra fixa feminina. Em exames anteriores, a barra deveria ser executada completamente, com os braços estendidos e realizando o movimento flexionando os braços até passar o queixo da barra. Agora é somente uma isometria e sustentar a posição por no mínimo 15”, já com o queixo passado da barra. Como é exigido um mínimo de 12 pontos na somatória dos pontos dos quatro exercícios, esta é uma excelente oportunidade de pontuar no caso da barra feminina, pois a sustentação é bem mais fácil de se executar do que a barra fixa propriamente dita (completa), que é o caso dos homens.

Dois erros comuns e frequentes

Primeiro: Iniciar os treinos apenas após a aprovação no teste teórico. Muitas vezes o tempo se torna pouco, e o candidato acaba reprovando no teste físico.
Segundo: Iniciar os treinos sozinho e sem acompanhamento. Neste caso, o candidato até consegue algum resultado no início, mas acaba se lesionando por não realizar as etapas necessárias de fortalecimento para a execução dos exercícios. Caso ocorra lesão, o aconselhado é suspender os treinos.

Quais exercícios praticar

- O candidato deverá realizar basicamente dois tipos de exercícios. Os específicos, que são os exigidos no dia do teste. E os de base, que auxiliarão o candidato a fortalecer os grupos musculares que serão solicitados nos exercícios específicos. Exemplo: no caso da barra fixa, o candidato deverá treinar antebraço, bíceps, costas e ombros, além da própria barra fixa.

Testes que exigem mais preparo

- Depende de pessoa para pessoa e de como esta a condição física do candidato. Os testes que exigem mais tempo de preparo, em uma situação de sedentarismo, sem dúvida são a barra fixa e a corrida. A dica é simples: Não deixe os treinos para a última hora e acredite (sempre) em seu potencial.

Cuidados com a alimentação

Durante a preparação - O candidato deverá ter uma alimentação regrada. Pequenas quantidades e bem fracionada ao longo do dia. Além disso, evitar os excessos (açúcares, frituras, alimentos gordurosos e álcool).
No dia do teste – Evitar alimentos de difícil digestão (carnes, frituras, salgadinhos e congelados). Procure se alimentar com alimentos leves (iogurtes, frutas, barrinhas de proteínas e gelatina). Outros alimentos magros como a ricota e peito de peru também podem ser consumidos.

No dia do exame

- No dia do exame é o dia de colher os frutos plantados ao longo dos últimos meses. Muito suor, dedicação e comprometimento estarão à prova! Tenha uma boa noite de sono no dia anterior, se alimente bem no café da manhã, e principalmente MANTENHA O FOCO. No dia do exame, a concentração e a crença em seu potencial é fundamental.
O Exame de Aptidão Física
O Exame de Aptidão Física é uma etapa eliminatória aplicada por meio de quatro testes físicos a serem realizados com um intervalo mínimo de cinco minutos entre um e outro. Os testes serão aplicados na seguinte ordem:
  • Teste em barra fixa.
  • Teste de impulsão horizontal.
  • Teste de natação (50 metros).
  • Teste de corrida de 12 (doze) minutos.
Participarão do exame os candidatos aprovados na prova objetiva e discursiva e habilitados por atestado médico específico.
Cada teste permite uma pontuação de 0 a 6, mas para considerado apto no Exame de Aptidão Física, o candidato precisa obter pelo menos dois pontos em cada teste e doze pontos na soma de todos.
O candidato deverá comparecer em data, local e horário a serem divulgados, com roupa apropriada para a prática de educação física, levando o documento de identidade original e de atestado médico (original ou cópia autenticada em cartório) específico para tal fim.
atestado médico deverá conter, expressamente, a informação de que o candidato está apto a realizar o exame de aptidão física do concurso público e deverá ter sido expedido, no máximo, quinze dias antes da data do exame, conforme modelo constante em edital específico de convocação para essa fase.
fonte: http://www.aprovaconcursos.com.br/noticias/2014/10/17/concurso-policia-federal-dicas-para-o-exame-de-aptidao-fisica/

Paulo Vicente - Personal Trainer

sábado, 18 de outubro de 2014

Os Treinos no Horário de Verão


Com a chegada do horário de verão, você deve adiantar em uma hora seu relógio de pulso, ou de parede e também seu celular, mas nosso relógio biológico não se ajusta assim, em um simples apertar de botão, então algumas situações devem ser observadas, visto que algumas pessoas podem precisar de até uma semana para que o corpo se adapte ao novo horário. Sem dúvidas, as pessoas que mais sentirão estes efeitos de terem que acordar uma hora mais cedo são aquelas que treinam pela manhã, antes do trabalho. A dica é tentar dormir um pouco mais cedo, no começo não será tão simples, mas tente evitar bebidas estimulantes como café e refrigerantes. Mas para aquelas que treinam a tarde ou a noite, o treino pode ficar bem mais agradável, pois o corpo estará em plena disposição para os exercícios. Ainda quem preferir uma corrida no parque, o dia estará bem agradável ao entardecer. Mas é só ter um pouco de paciência que em no máximo uma semaninha, você já estará adaptado a este novo horário. Ótimos treinos !!!

Paulo Vicente - Personal Trainer

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

TREINO NO CALOR, SIGA ESTAS DICAS BÁSICAS

Olá amigos, com a chegada da primavera parece que se acendeu uma fogueira, e o calor veio com tudo, mesmo antes do verão (imagina no verão!!!). E para os praticantes de atividades físicas, os efeitos e os impactos são diretos, maior desgaste, perda de líquido e sais minerais em proporções maiores, ânimo para treinar afetado por causa do excesso de calor. 
Estes são alguns efeitos do clima muito quente e seco. E para dar continuidade aos treinos, alguns cuidados são necessários: muita ingestão de água (a prioridade é a água mesmo, mas os isotônicos também são bem vindos), roupas leves e claras. Se a preferência for treino ao ar livre (corridas e bicicleta), o protetor solar é peça fundamental. Para os treinos de musculação e ginásticas coletivas (bike, pump, jump, etc...), salas bem arejadas e ventiladas e se necessários intervalos para hidratação !!! No seu dia a dia a recomendação é muita fruta, saladas e continue com a água em abundância !!! O tempo tende a manter o calor e dias com ar seco serão bem prováveis, então não tem como suspender as atividades físicas por esta razão, pelo contrário, é a melhor época para perder peso ( para quem tiver este objetivo), e também é a reta final para o verão !!! Se tiver condições opte pelos extremos do dia, ou de manhã ou a noite, mas mesmo a noite o calor será constante !!! Então vamos encarar o calor, seguir estas dicas bem básicas e terminar nosso trabalho de construção de nosso corpo para o fim de ano !!! Ótimos treinos !!!

Paulo Vicente - Personal Trainer

domingo, 5 de outubro de 2014

Aulão de Bike Indoor Dia das Crianças

 Olá amigos, neste último sábado (04-10) realizei mais uma aula solidária, com o objetivo de arrecadar o máximo de brinquedos para o Dia das Crianças no Lar Escola. Foram duas aulas que superaram as expectativas, tanto no quesito doações, os alunos e alunas se comprometeram mesmo e trouxeram muitos brinquedos, mas também no quesito disposição, a aula não era das mais fáceis, mas o pessoal estava comprometido e venceram o percurso com muita disposição. Um agradecimento especial aos apoiadores: Academia Gava, Lorelai Cosméticos, Mr. Muscle Suplementos, Todafit Roupas de Ginástica, Nutricionista Daniela Mariano e Revista Viver Curitiba. Você pode conferir as fotos do evento acessando: Fotos Aulão Especial Dia das Crianças . Aguardo você na próxima e ótimos treinos !!!

Paulo Vicente - Personal Trainer

Semana do Idoso em Curitiba

 Em 1º de outubro é comemorado o Dia Internacional do Idoso. No Paraná, aproximadamente um milhão e 315 mil pessoas têm mais de 60 anos de idade, de acordo com o último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), realizado em 2010. No Brasil, os dados mostram que pouco mais de 11% da população é idosa, são quase 23 milhões de pessoas com mais de 60 anos e a estimativa é de que esse número pelo menos triplique nos próximos 20 anos. 
Atualmente a expectativa de vida no Brasil é de 73 anos, pouco mais de 20 anos atrás era de 62. Com a expectativa de vida aumentando é importante, mais que tratar doenças, garantir qualidade de vida, autonomia e independência para esta faixa da população.

Segundo a presidente da Sociedade de Geriatria do Paraná, Dra. Débora Lopes, para que a vida na terceira idade seja mais saudável os bons hábitos devem começar na juventude. A atividade física, quando bem orientada, trás benefícios ao idoso, promovendo aumento da auto-estima, qualidade de vida, mobilidade e expectativa de vida.

Paulo Vicente - Personal Trainer