Visite Site Oficial

Visite Site Oficial
BLOG WITH TRANSLATOR

domingo, 31 de agosto de 2014

Sim, eu passo o dia inteiro na academia !!! Pois este é meu trabalho !!!

                  Agradeço ao meu trabalho, pois amo o que faço !!! Acordar de madrugada, voltar para casa a noite, e sempre com um sorriso no rosto !!! Professor, psicólogo, médico, fisioterapeuta, animador, palhaço, amigo, algumas das características de nossa profissão !!! Agradeço a todos que entendem que este trabalho não é brincadeira, é algo sério e aproveito para parabenizar todos meus colegas de trabalho, os profissionais de Educação Física. 1 de setembro - Dia do Profissional de Educação Física !!!

Paulo Vicente - Personal Trainer

sábado, 30 de agosto de 2014

Meia Maratona de Curitiba - Confira o trajeto, bloqueios e horários da prova


A realização da Meia-Maratona de Curitiba irá alterar o trânsito da capital entre 7h e 11h no próximo domingo (31). Cerca de 5 mil atletas participam do evento, que terá largada às 7h e previsão de se estender até 10h15, segundo a prefeitura.
São 21 km de percurso para quem for correr meia maratona e os revezamentos em dupla e em trio, além da caminhada de 3 km e da maratona kids. A concentração para chegada e largada será em frente ao Museu Oscar Niemayer, na Rua Marechal Hermes, que fica fechada das 0h às 15h, com permissão de acesso para moradores e veículos credenciados.
Os corredores vão percorrer ruas do entorno do Centro Cívico, passando pelo Centro até o Rebouças, na altura da rodoviária. Os bloqueios no trânsito vão alterar o trajeto do transporte coletivo até as 11 horas.
Confira as ruas impactadas pela corrida:
-Rua Mal. Hermes - bloqueio das 0h às 15h entre as ruas Dep. Mário de Barros e Euripedes Garcez do Nascimento.
-Rua Albano Reis - das 7h às 10h20, entre as ruas Mal. Hermes e Eurípedes Garcez do Nascimento.
-Rua Eurípedes Garcez do Nascimento - das 7h às 10h20, entre as ruas Mal. Hermes e São Sebastião.
-Rua Brasilino Moura - entre as ruas Eurípedes Garcez do Nascimento e Mateus Leme – bloqueio das 7h às 7h40
-Rua Mateus Leme - das 7h às 7h55, entre as ruas Brasilino Moura e Dep. Mário de Barros.
-Rua Deputado Mário de Barros - das 7h às 8h, entre as ruas Mateus Leme e Marechal Hermes. Das 7h às 10h10 entre as ruas Mal. Hermes e Euzébio da Motta.
-Ruas Cândido de Abreu e Barão do Serro Azul - das 7h10 às 9h, entre a praça Nossa Senhora Salete e a travessa Nestor de Castro.
-Travessa Nestor de Castro - das 7h15 às 8h, entre as ruas Barão do Serro Azul e Ébano Pereira.
-Alameda Augusto Stelfeld - das 7h15 às 8h10, entre as ruas Ébano Pereira e Des. Motta.
-Rua Desembargador Motta - das 7h18 às 8h20, entre a alameda Augusto Stelfeld e a avenida Visconde de Guarapuava.
-Avenida Visconde de Guarapuava - das 7h20 às 8h30 na pista da esquerda, entre as ruas Desembargador Motta e Castro Alves.
-Rua Castro Alves - das 7h20 às 8h40, entre as avenidas Visconde de Guarapuava e Getúlio Vargas.
-Avenida Presidente Getúlio Vargas - entre 7h20 e 9h05 entre as ruas Castro Alves e Conselheiro Laurindo, em bloqueio parcial.
A-venida Doutor Dario Lopes dos Santos - das 7h40 às 9h30, entre as ruas Conselheiro Laurindo e Professora Annete Macedo.
-Rua Engenheiros Rebouças - das 7h45 às 9h40, entre as avenidas Doutor Dario Lopes dos Santos e -Prefeito Omar Sabbag, com bloqueio parcial.
-Avenida Prefeito Omar Sabbag - das 7h45 às 9h40, entre a rua Engenheiros Rebouças e o Viaduto do Capanema, no sentido Alto da XV.
-Viaduto do Capanema – bloqueio das 7h45 às 9h40 no sentido Alto da XV.
-Rua Sete de Abril - das 7h45 às 9h48, entre as ruas Ubaldino do Amaral e Itupava.
-Rua Mauá - das 7h50 às 9h50, entre as ruas 21 de Abril e Barão de Guaraúna.
-Rua Barão de Guaraúna/Amâncio Moro - das 7h50 às 9h55, entre as ruas Ubaldino do Amaral e Augusto Severo.
-Rua Augusto Severo - de 7h55 a 10h, entre as Ruas Barão de Guaraúna e Alberto Foloni.
-Rua Alberto Folloni - das 7h10 às 10h15, entre as ruas Augusto Severo e São Sebastião.
Veja quais linhas de ônibus podem sofrer desvios ou interrupções:
-Expresso - Centenário/Campo Comprido, Pinheirinho, Santa Cândida/Capão Raso e Boqueirão podem parar para dar passagem aos corredores.
-Ligeirão - Pinheirinho/Carlos Gomes pode parar entre 7h32 e 8h52.
-Linhas diretas (ligeirinhos) - Aeroporto e Boqueirão/Centro Cívico serão interrompidos nos tubos Museu Oscar Niemayer, Marechal Hermes, Assembleia, Comendador Fontana e Assembleia de Deus. -Inter 2 (sentido horário), Santa Cândida/Pinheirinho, Barreirinha/São José, Bairro Alto/Santa Felicidade, Pinhais/Campo Comprido, Centenário, Sítio Cercado (sentido horário), Colombo/CIC – sentido Colombo, Fazendinha/Tamandaré e Curitiba/Fazenda Rio Grande farão desvios.
-Linha turismo - terá desvios.
-Interbairros - Interbairros I sofre desvios.
-Convencionais - desvios nas linhas Curitiba/Almirante Tamandaré, Canal Belém, Vila São Paulo, São Bernardo, Júlio Graff, Santa Felicidade, Jardim Itália, Jardim Esplanada, Ahú/Los Angeles, Água Verde/Abranches, Vila São Paulo, Canal Belém, Santa Bárbara, Solitude, Petrópolis, Uberaba, Erasto Gaertner, Alcides Munhoz/Jardim Botânico, Vila Macedo, Guabirotuba, Cabral/Osório, Mateus Leme, Abranches, Jardim Chaparral, Vila Suíça, Vila Nori, Primavera, Jardim Kosmos, Nilo Peçanha, Bracatinga, Marechal Hermes/Santa Efigênia, Estribo Ahú, Paineiras, Santa Gema, Fernando de Noronha, Laranjeiras, Nossa Senhora de Nazaré, Juvevê/Água Verde, Raposo Tavares, Jardim Mercês/Guanabara, Canal da Música/Vista Alegre, Bigorrilho, Savóia, Interhospitais, Universidades e Bom Retiro/PUC.
-Metropolitanos - sofrem desvios as linhas Curitiba / Mandirituba, Curitiba/Areia Branca, Curitiba/Piraquara, Curitiba/Jardim Izaura, Curitiba/Posto Paris, Curitiba/Guatupê, Curitiba/Roseira, Curitiba/Independência, Curitiba/Tamandaré (via Minérios), Curitiba/Tamandaré (via Lamenha), Curitiba/Itaperuçu, Curitiba/Rio Branco do Sul, Curitiba/Tanguá, Curitiba/Vila Marta, Curitiba/Jardim Paraíso, Curitiba/Campina Grande do Sul, Curitiba/Maria Eugênia, Curitiba/Timbu, Curitiba/Quatro Barras (via Graciosa), Curitiba/Quatro Barras (via BR-116), Curitiba/Roça Grande, Curitiba/Colombo (via Rodovia da Uva e via Guaraci); Curitiba/São Sebastião; Curitiba/Jardim São Gabriel; Curitiba/Santa Tereza; Curitiba/Jardim Osasco, Curitiba/Jardim Arapongas, Curitiba/Jardim Curitiba, Curitiba/Jardim Ana Rosa Curitiba/Guaraituba, Curitiba/Capela do Atuba, Curitiba/Vila Zumbi, Curitiba/Vila Palmital e Curitiba/Conjunto Atuba (via Bacacheri).

Paulo Vicente - Personal Trainer


domingo, 24 de agosto de 2014

Treinamento Intervalado de Alta Intensidade - HIIT

                   Olá amigos, algumas informações sobre o treinamento aeróbico de alta intensidade, treinamento este que é o ideal nesta fase do ano. Eliminar gordura em um treino rápido. Esta é a principal promessa do HIIT (High-Intensity Intermittent Training ou treinamento intervalado de alta intensidade), o treino aeróbico da moda. Ele apresenta muitos benefícios e é altamente eficaz, desde que feito da maneira adequada. O treino HIIT tem fundamento no conceito atual e cientificamente comprovado de emagrecimento e queima de gordura, que consiste na intensidade elevada do treinamento. Mas não basta se matar fazendo um determinado exercício, pois o conceito de intensidade é muito mais amplo do que se imagina e deve ser feito baseado em conhecimentos científicos.
Comprovação científica do HIIT
                 Para que um método seja considerado eficiente mesmo para o objetivo ao qual ele se propõe, são necessários vários estudos complementares. Basicamente o HIIT se baseia em estudos sobre o EPOC e intensidade alta. Neste sentido, diversos estudos já mostraram a eficácia deste método. Quem pensa que este é um tema recente, se engana. No ano de 1996, um estudo realizado pela Baylor College of Medicine, que se localiza em Houston, no estado do Texas, EUA, indicou que um grupo de indivíduos que seguiram um treinamento HIIT em bicicleta estacionária queimaram muito mais calorias durante as 24 horas seguintes do pós-treino, do que o grupo que realizou o mesmo exercício em intensidade moderada e constante.
              Em um estudo que foi apresentado na reunião anual do American College of Sports Medicine, que é uma das entidades mais respeitadas mundialmente no ramo de exercícios físicos, um grupo de pesquisadores americanos indicaram que os indivíduos que seguiram o HIIT como método de treino, queimam quase 10% mais calorias, durante as 24 horas seguintes do final do treino, quando comparados a aqueles que realizaram exercícios aeróbicos constantes. O destaque para este estudo fica na questão de que o total de calorias que foram queimadas durante os treinamentos, foram praticamente o mesmo. Além desse aumento do metabolismo encontrado no pós treino, a pesquisa confirma também que o HIIT é muito eficiente na melhora da máquina metabólica referente as células musculares, que por sua vez promovem a queima da gordura e com isso tem um aumento na produção de redutores de gordura. 
            Um estudo similar, feito na Laval University indica que ocorre uma diminuição da gordura corporal com o treinamento de HIIT. O estudo também descobriu que as fibras musculares de pessoas que são submetidas ao HIIT tem níveis muito mais elevados de oxidação lipídica (queima de gordura), se comparados a indivíduos que são submetidos ao exercício constante.

Já outro estudo da Norwegian University of Science and Technology (Trondheim) indica que no caso de indivíduos portadores de síndrome metabólica (obesidade) que seguiram um programa de treinamento em HIIT de 16 semanas, conseguiram uma diminuição de 98% do conteúdo da enzima lipídica em relação aos indivíduos que se submeteram aos exercícios contínuos feitos em intensidade moderada. Além disso pode-se ainda mesclar exercícios de alta intensidade com exercícios de força, fazendo um processo adaptativo com treinos mais longos para pesssoa que desejam a perda de peso.

Paulo Vicente - Personal Trainer

domingo, 17 de agosto de 2014

domingo, 10 de agosto de 2014

CURSO BIKE INDOOR - TOTAL BIKE

 Olá amigos, neste último sábado (09/08) ministrei um curso de Bike Indoor na Academia Viver Sports. Uma turma excelente, onde a disposição, a determinação e o profissionalismo estavam presentes sempre !!! Digo isso porque os participantes estavam em um sábado, véspera de Dia dos Pais participando de um curso que por diversas vezes é exaustivo (principalmente nos momentos práticos!!!), mas a vontade de enriquecer o curriculum, aprimorar as técnicas e aumentar o leque de opções de trabalho falaram mais alto !!! Parabenizo os participantes e me sinto muito gratificado por ter podido compartilhar conhecimento com todos da turma !!! Um forte abraço, e estou a disposição !!! Veja as foto do curso em https://www.facebook.com/personal.paulo/media_set?set=a.10204536098872039.1073741848.1520295401&type=1 e https://www.facebook.com/personal.paulo/media_set?set=a.10204535902027118.1073741847.1520295401&type=1 .

Paulo Vicente – Personal Trainer

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

"PROJETO VERÃO" COMEÇA AGORA !!!! VEJA AS DICAS.

 Pessoal, esta é a época certa ( a mais certa possível), para iniciar o famoso “Projeto Verão”. Temos mais ou menos quatro meses antes de dezembro. Dezembro geralmente é um mês que outras prioridades tomam conta de seu tempo (vestibular, Natal, férias, Ano Novo, confraternizações, etc...).
Então, mãos (e o resto do corpo também) à obra !!! Vamos para as academias e sempre prestem bem atenção em treinos progressivos (por isso a razão deste alerta). Não deixem para os “milagres” de fim de ano, onde se procura a academia em novembro para ficar bem em dezembro !!! Assim não funciona !!! Quatro meses, é o ideal para o corpo sofrer as adaptações necessárias para que seu treino se intensifique exatamente no final do ano, quando você for para a praia, curtir suas férias !!! Opte por atividades que lhe dão prazer: natação, musculação, bike indoor, treinamento funcional, etc..., mas sempre com uma boa orientação de seu professor ou de um personal trainer. Além disso:
- Tenho foco e força de vontade.
- Desafie-se.
- Beba bastante água.
- Comece progressivamente.
- Não espere resultados de um dia para o outro, mas determine metas (peça auxílio a seu personal).
Procure uma orientação correta e inicie já, não deixe para a segunda-feira, muito menos para o mês seguinte !!!! Aguardo você !!! 

Paulo Vicente - Personal Trainer

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Matéria Revista Isto É - A volta dos remédios para emagrecer

Grandes amigos, uma matéria bem interessante na última edição da Revista Isto É, sobre remédios para emagrecer. Falta muito pouco para que os remédios de emagrecimento à base de anfetaminas voltem ao mercado brasileiro. Com sua fabricação e comercialização proibidas desde 2011 por determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), resta apenas uma votação, no Senado, para que eles possam novamente ser consumidos por pacientes brasileiros. Trata-se da última etapa de tramitação do projeto de decreto legislativo apresentado pelo deputado Beto Albuquerque (PSB-RS) que susta a proibição da agência. Ele já foi aprovado na Câmara e na Comissão de Constituição e Justiça. Dos 27 senadores, apenas seis se posicionaram contrários à liberação dos medicamentos. E a presidenta Dilma Rousseff não poderá se interpor, já que um decreto legislativo não pode ser vetado pela Presidência da República. No mesmo projeto está também o fim das restrições impostas à venda da sibutramina, outro medicamento usado no tratamento da obesidade. Desde a resolução da Anvisa, a droga só pode ser comercializada se houver, entre outras exigências, a apresentação de um termo de responsabilidade assinado pelo médico e pelo paciente.
O provável retorno desses remédios está dividindo os médicos em um debate acalorado. De um lado estão os que apoiam a proibição e que, por isso, se encontram preocupados. Eles têm uma lista de argumentos para sustentar suas posições. Em relação aos derivados de anfetamina, o primeiro deles é o de que, por se tratar de medicações antigas, não há estudos confiáveis, feitos no chamado padrão ouro da ciência, que ratifiquem sua eficácia e segurança. “Não são pesquisas capazes de formar evidência científica, especialmente no que diz respeito à eficiência a longo prazo e à segurança”, afirma o cardiologista Flávio Fuchs, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Entre os problemas elencados, estão o risco de dependência e de surgimento de doenças cardiovasculares e hipertensão pulmonar.

Outra crítica é a de que a perda de peso seria insignificante e temporária. “A efetividade a longo prazo dos inibidores de apetite é na melhor das hipóteses questionável”, afirma o pesquisador Francisco Paumgartten, da Fundação Oswaldo Cruz, do Rio de Janeiro. “E na maioria dos casos o emagrecimento é revertido quando a droga é interrompida.” Na opinião da nutricionista funcional Luciana Harfenist, do Rio de Janeiro, nesse aspecto há outro agravante. “Pacientes que consomem inibidores de apetite, na sua maioria, não aprendem a comer, não nutrem adequadamente seu organismo”, diz.

Em relação à sibutramina, os críticos ressaltam que a droga, bem mais moderna do que os anfetamínicos, foi objeto de estudos, mas o problema é que uma das principais investigações concluiu que não vale a pena usá-la. Eles se referem ao levantamento Scout (Sibutramine Cardiovascular Outcome Trial). Foram acompanhados cerca de dez mil pacientes por cinco anos. As perdas de peso registradas foram modestas. Pior do que isso, a pesquisa apontou risco mais elevado de infarto e acidente vascular cerebral entre obesos que utilizavam o remédio do que entre os que não o tomavam.

Em favor da liberação advogam os especialistas no tratamento da obesidade, especialmente os endocrinologistas. “Nós, especialistas em obesidade, discutimos a questão a fundo e fornecemos dezenas de argumentos sobre a necessidade desses remédios”, relata o endocrinologista Alfredo Halpern, da Universidade de São Paulo (USP). O resultado da compilação de estudos e razões dos médicos foi consolidado em um documento assinado pela Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso) e pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem). “Porém a agência não nos deu ouvidos e tomou uma decisão autoritária. Agora, um projeto de decreto legislativo irá passar por cima da decisão da Anvisa”, pontua Halpern.

Paulo Vicente - Personal Trainer

sábado, 2 de agosto de 2014

Atividade física auxilia na prevenção de gripes e resfriados

 O Sol está presente novamente em nossa cidade. Mas não se enganem, segundo sites de previsão de tempo, já no início da semana ele vai embora de novo. Isso significa uma coisa: resfriado ou gripe. Nosso corpo não aguenta tanta mudança de clima em curto espaço de tempo. Para melhorar sua imunidade estudos comprovam que atividade física auxilia e muito !!! Portanto não deixem de frequentar seus exercícios rotineiros na academias, e para quem ainda não se exercita, inicie suas atividades, assim com certeza você estará mais preparado para uma eventual gripezinha. Entretanto caso apresente febre, ou dores no corpo, segundo médicos, o melhor remédio é o descanso, além de muita água. 
Então meus amigos, não espere a volta do nosso amigo Sol, principalmente em nossa cidade (Curitiba), mantenha seus treinos, ou inicie-os o mais breve possível. Mantenha sua imunidade em alta e ganhe saúde !!! Caso sintomas de resfriado (nariz escorrendo, espirros, etc...) apareçam, não desanimem, malhem !!! Abraços !!!

Paulo Vicente - Personal Trainer