Visite Site Oficial

Visite Site Oficial
BLOG WITH TRANSLATOR

segunda-feira, 31 de março de 2014

MOTIVAÇÃO. COMO CONSEGUIR? E COMO MANTER?


Grandes amigos, trabalho com atividades físicas a quase 20 anos, e uma das questões que mais atingem as pessoas é como conseguir motivação para iniciar os treinos, ou então após conseguir, como mantê-la? A motivação para iniciar os treinos geralmente acontece rapidamente, então os treinos se iniciam. Mas logo param, e porquê? Simples, a motivação foi obtida através de exemplos que a pessoa teve com os outros, ou seja, outras pessoa falaram para ela: “Comece a treinar!!”, “Atividade física faz bem!!”, “Eu treino cinco vezes na semana!!”. A pessoa sente-se motivada e começa a treinar, mas esta motivação não dura muito, pois não veio dela mesma e sim de outras pessoas. A pessoa tem que se sentir motivada por ela mesma!!! Sim, com sua saúde, com objetivos estéticos, com sua auto-estima e consequentemente com o prazer de submeter seu corpo a experiências novas e superação de objetivos !!! Não que o incentivo dos amigos esteja descartado, longe disso!!! Mas a verdadeira motivação vem de dentro. E sua manutenção é fácil. Trabelhe conectado corpo/mente. Estabeleça metas, e cumpra-as !!! E por fim veja os resultados que VOCÊ conseguiu!!! Não se desespere ou queira resultados imediatos, este trabalho é como uma construção, primeiro vem a base, a fundação, depois as paredes, o fortalecimento, a manutenção e por fim o acabamento. O auxílio profissional de bons professores e personais também é importante, mas eles apenas mostrarão o caminho, mas quem vai trilhá-lo é você. Motive-se com os outros, com as coisas, com as situações, com os resultados, mas principalmente com você. !!!

Paulo Vicente - Personal Trainer

domingo, 30 de março de 2014

A FÉ CURA ! MATÉRIA DA REVISTA SAÚDE

Grandes amigos, olha que bacana esta matéria da Revista Saúde !! 
A recuperação de pacientes com câncer está diretamente ligada à sua religiosidade. Taxativo assim é o resumo dos resultados de um estudo realizado na Universidade de São Paulo, que foi divulgado há pouco. “Para começar, os pacientes que têm uma crença religiosa se mostram mais confiantes para lutar contra a doença”, explica a psicóloga Joelma Ana Espíndula, que liderou a pesquisa. O trabalho ouviu 12 voluntários em tratamento e 11 especialistas em oncologia do Hospital Beneficência Portuguesa, em Ribeirão Preto, no interior paulista. O surpreendente é que até mesmo os profissionais de saúde entrevistados ressaltaram a importância da religião para a melhora do quadro dos doentes. “A maioria deles acredita que a fé ajuda a superar um problema grave. Os médicos dizem que o sistema imunológico desses indivíduos aparenta ser mais resistente, e talvez por isso eles apresentem uma recuperação mais satisfatória”, conclui Joelma.

Outro estudo, que leva a assinatura da Universidade de Toronto, no Canadá, revela que a fé é um santo remédio contra a ansiedade e a depressão. Ele prova que pessoas religiosas ou que apenas acreditam na existência de Deus são menos angustiadas e sentem menor culpa em relação aos próprios erros. Os especialistas avaliaram a mente de 51 universitários por meio de testes e da eletroencefalografia, método que se vale de eletrodos dispostos na cabeça para medir as correntes elétricas do cérebro. A maioria dos participantes era cristã, mas no grupo também havia muçulmanos, hindus, budistas e ateus.

“Nossa principal descoberta foi perceber que há um elo entre as crenças religiosas e a atividade de uma parte da massa cinzenta chamada de córtex cingulado anterior”, conta à SAÚDE! o psicólogo Michael Inzlicht, que coordenou a pesquisa. “Quanto mais as pessoas acreditam em Deus, menos atuante é essa região.” Só para ter uma ideia, o córtex cingulado anterior costuma trabalhar em dobro em indivíduos pra lá de ansiosos.

O sentido que a religião dá para a vida dos pacientes pode ser a chave para explicar esse fenômeno. “Suspeitamos que se trata de uma proteção contra a ansiedade e a depressão porque ela dá um significado para a vida”, afirma Inzlicht. A oncologista Nise Yamaguchi, de São Paulo, compartilha da mesma opinião. “A performance física de um indivíduo depende de aspectos emocionais, mentais e espirituais. Quem acredita que a vida continua após a morte tem uma postura diferente da pessoa que não crê na continuidade”, diz Nise, uma das mais conceituadas especialistas em câncer do país. “Entre meus pacientes, percebo nitidamente o seguinte: aqueles que querem educar filhos ou deixar um legado lutam em dobro para recobrar suas forças.” Para dom João Evangelista Kovas, prior do Mosteiro de São Bento, em São Paulo, as benesses da fé são amplas, mas não livram totalmente os homens de uma enfermidade. “Entre seus inúmeros benefícios, está inclusive a aquisição de mais saúde. Isso não quer dizer, porém, que aquele que tem fé não fique doente nem passe por dificuldades na vida. A condição humana presente é em muitos aspectos limitada.”
fonte: http://saude.abril.com.br/edicoes/0320/bem_estar/conteudo_533899.shtml

Paulo Vicente - Personal Trainer

quinta-feira, 27 de março de 2014

CURSO PERSONAL TRAINER EM ABRIL - NÃO PERCAM !!!

Grandes amigos, estarei em Jundiaí nos dias 26 e 27 de abril ministrando mais um Curso de Personal Trainer para todos os Públicos - Total Trainer. Não deixem de participar e ficarem atualizados com os trabalhos referentes à montagem de treinos, marketing pessoal, princípios de treinamento, populações especiais (concursos, idosos, adolescentes, gestantes). Técnicas de treinamento funcional, hipertrofia, alongamento. Retenção de clientes e formação de preços para programas personalizados, enfim, aguardo vocês para mais este curso, maiores informações em www.institutoaica.com.br . Abraços e ótimos treinos !!!

Paulo Vicente - Personal Trainer

domingo, 23 de março de 2014

MAIS DICAS PARA CORRER

Grandes amigos, mais algumas dicas preciosas para quem deseja iniciar suas atividades como corredor(a). Correr pode ser um esporte, uma terapia, um hábito, um jeito, uma atitude, um encontro, uma alegria, ou qualquer outra coisa, desde que o faça sentir-se bem. Para que você possa sentir esta sensação de bem estar, aqui vão algumas dicas para correr com segurança, melhorar seu desempenho e atingir seus objetivos.
- Não existe idade para correr. Existe cuidado para correr. A corrida não tem preconceitos e sim restrições.
- Correr é tão natural quanto andar, mas exige um esforço maior. Por isso, faça um check-up de seu estado de saúde antes de iniciar um programa de corrida. Você vai sentir-se muito mais seguro e confiante para ir em frente.
- Correr ou caminhar, como exercício físico, exige técnica. Se você tem dúvidas em relação a isso, oriente-se com um profissional especializado.
- Uma boa corrida pode começar com um bom calçado. Verifique a sua pisada e adquira um tênis adequado ao seu formato de pé.
- Uma regra importante e muito esquecida por quem corre é amarrar bem o seu tênis. Dê um laço forte e prenda-o entre o trançado e a língua. Dessa forma dificilmente ele irá lhe atrapalhar, interrompendo sua corrida. 
- Alongar antes e depois da corrida preserva o comprimento dos músculos, prevenindo lesões. Por isso, não deixe de cumprir esta etapa importante de sua corrida.
- Não existe trabalho e nem corrida sem descanso. A sua falta pode desencadear sintomas desagradáveis em seu corpo, relacionados ao stress. Cuidado com o excesso de treinamento, também conhecido como overtraining. 
- Correr todos os dias é restrito às pessoas com excelente preparo físico, ainda que, com muito critério. Por isso, não banque o super-herói; seu corpo pode não gostar.
- Quem corre, está sujeito a machucar-se. Em caso de lesão muscular, a aplicação de gelo, como conduta de primeiros socorros, diminui edema, dor e inflamação. Faça a aplicação de gelo no local, por 20 minutos e procure orientação médica. Por esse efeito benéfico, o gelo pode ser usado ainda, na recuperação pós-treino. Basta aplicá-lo pelo mesmo tempo nos pontos que se desgastaram mais, que geralmente estão próximos às articulações.
- Dor significa que algo não está legal. Mesmo que pequena ou esporádica, não a ignore e lembre-se que o uso indiscriminado de anti-inflamatórios é paliativo e pode fragilizar muito mais a sua provável lesão. O mais sensato é procurar orientação médica.
- Reposição de líquidos durante performances de longa duração é fundamental para o organismo de quem corre. A água é o melhor deles. Beba-a no máximo a cada 20 minutos de corrida.
- Corridas de longa duração como as maratonas podem exigir a suplementação de nutrientes. Carboidratos em gel, maltodextrina diluída em água, isotônicos, pílulas de sal, são os usados habitualmente. Faça isso apenas, sob orientação técnica de profissional especializado.
- Correr em jejum não é bom. Coma algo energético pelo menos uma hora antes da corrida. A quantidade vai depender da intensidade da corrida, e do seu bom senso em saber como estão os estoques de energia em seu corpo.
- A corrida e a mudança de hábito alimentar são meios eficientes para quem está pensando em emagrecer. Faça-os de forma equilibrada, que certamente atingirá seus objetivos.
- O uso do frequencímetro durante a corrida restringi-se a cada caso. Seu uso constante pode inibir a melhora de sua performance.
- A esteira, não substitui a corrida de rua, pois nela há perda da especificidade do movimento. Mas não deixa de ser uma boa aliada, principalmente nos dias de chuva.
- Quando for participar de uma prova ou competição, certifique-se do percurso antecipadamente e monte uma estratégia de prova.
- A musculação para quem corre é importante para fortalecimento do sistema músculo-esquelético, permitindo-lhe suportar uma carga maior de treinamento.
- Um programa de condicionamento para corrida pode envolver a prática de várias atividades na sua preparação como: musculação, spinning, natação, além dos treinos de corrida. 
- A temperatura ambiental tem influência direta sobre a corrida. As baixas exigem uma solicitação maior de carboidratos como fonte de energia e requerem um aquecimento mais longo, enquanto que as altas sugerem o uso de roupas leves que facilitem a transpiração, além de muita hidratação.
- Ter companhia para correr, no mesmo ritmo que você é fundamental para garantir a motivação. Encontre-a!
- Para correr uma grande distância é necessário muito mais do que preparo físico. É necessário disciplina e persistência. É necessário superação. É necessário correr com prazer de correr.
fonte: http://www.clubedacorrida.com.br/cgi-local/site/base.pl?id_arvore=10&id_arvore_ant=5

Paulo Vicente - Personal Trainer

sábado, 15 de março de 2014

AULÃO "PÉ NA JACA" ESPECIAL DE PÁSCOA !!!

Grandes amigos, vamos realizar outras aulas especiais (serão dois horários) de bike indoor !!!! Ebaaaa, aulas muito especiais, que tem como objetivo principal arrecadar chocolates (pode ser do mais baratinho) para a Páscoa do Lar Escola (Instituição que presta assistência à crianças carentes). Estas aulas serão realizadas no dia 12/04 (sábado) na Academia Gava, Rua Antônio Krainiski, 218, Curitiba - PR, 82130-220 (41) 3354-3424, com dois horários as 10:00 e as 11:00. Além de participar você pode levar quem quiser (tio, vizinho, sogra, amigo, marido, etc...), não precisa ser aluno da academia, não precisa pagar nada, não precisa saber pedalar !!!! Basta querer participar e ajudar !!! As doações serão recolhidas no mesmo dia por representantes da Instituição. Outro ponto importante é que no próximo final de semana após o aulão, teremos um feriadão, com grandes possibilidades de enfiarmos o “PÉ NA JACA”, então vamos nos antecipar e gastar bastante calorias nas aulas e de quebra ajudar a quem precisa !!! Teremos sorteios de prêmios, se o tempo colaborar as aulas serão realizadas ao ar livre, e ao final uma mesa de frutas !!! Para participarem destes aulões PÉ NA JACA, basta ligar no telefone da academia e reservar sua bike (reserve sua bike se realmente for participar), mas não deixe para a última hora (no último aulão que fiz as bikes se esgotaram em 48 hs !!!), são somente 15 bikes por aula e você pode ficar sem !!!
Caso queira participar apenas com as doações também pode e serão muito bem vindas !!! Vejam as fotos dos outros aulões em https://www.facebook.com/personal.paulo/media_set?set=a.10201511484578572.1073741831.1520295401&type=3 , https://www.facebook.com/personal.paulo/media_set?set=a.4653605227697.2181288.1520295401&type=3 e também https://www.facebook.com/personal.paulo/media_set?set=a.4120436578814.2168511.1520295401&type=3 . Então aguardo vocês para duas super aulas no dia 12/04, não deixem de participar !!!


Abraços, Paulo Vicente – Personal Trainer

quarta-feira, 12 de março de 2014

AUTORIZADO CONCURSO POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL

O novo concurso da Polícia Rodoviária foi autorizado em dezembro de 2013 (30) e se destinará ao preenchimento de 216 cargos de Agente Administrativo, que exigem o nível médio. A definição sobre a organizadora deverá ser divulgada em breve. 

O concurso destina-se à substituição de terceirizados e a remuneração inicial atualmente é de R$ 3.316. O prazo para publicação de edital de abertura será de até seis meses (até o final de junho de 2014). Outras informações no Diário Oficial da União, 30 de dezembro de 2013, Portaria nº 557, seção 1, página 838.

Não se esqueçam do TAF, de caráter eliminatório !!! Nosso corpo precisa de tempo para processar as adaptações necessárias e conseguir efetivamente realizar so exercícios exigidos pelo concurso. Fica a dica e estou a disposição para maiores esclarecimentos.
Abraços,

Paulo Vicente - Personal Trainer
www.personalpaulo.webnode.com

terça-feira, 11 de março de 2014

VAMOS "INICIAR" O ANO TREINANDO?

          Olá amigos, estamos em um ano diferente, carnaval mais tarde (março), agora já estamos a caminho da Páscoa, e logo após teremos a Copa do Mundo. Mas vejam, o “natural” por assim dizer é engrenarmos nossos compromissos logo após o carnaval. Não deveria ser assim, o ano realmente deveria começar em janeiro (meio que óbvio), mas muitos deixam para iniciar seus treinos após o carnaval. Pois bem, o carnaval já passou e a hora é agora, não interessa se teremos a Páscoa, ou a Copa, não adie mais !!! Atividade física orientada é sinonimo de saúde, você não precisa ter um objetivo principal (festa de 15 anos, casamento, concursos, verão, inverno, etc...) mas sim um compromisso com sua saúde !! Questione qualquer profissional da saúde, médicos, fisioterapeutas, psicólogos, todos sem exceção irão indicar atividade física.
Porém existe uma diferença básica, principalmente para os iniciantes. Procure uma orientação personalizada, a atividade física em grupos não é descartada, mas levando em conta dois fatores básicos: a condição atual de condicionamento requer alguns cuidados que você terá com um profissional ao seu lado, e também a MOTIVAÇÃO, fator essencial para que você não pare e inclua definitivamente a atividade física em sua rotina !!!
       Então amigos, aguardo vocês agora, já, para iniciarem seus treinos, tanto para Personal Trainer, Musculação e Bike Indoor.

Abraços e ótimos treinos !!!



Paulo Vicente – Personal Trainer

domingo, 9 de março de 2014

AÇÃO DIA DA MULHER ACADEMIA "M SPORTS"

Olá amigos, neste Dia Internacional da Mulher, foi realizada uma ação na Academia M Sports, a qual coordeno. Um dia voltado para a integração e bem estar das alunas que foram malhar no sábado de manhã. Além de realizarem sua malhação diária, as alunas puderam relaxar com uma super quick massage após o treino. Também tiveram uma degustação de chocolates selecionados da Brasil Cacau Bacacheri. E depois de tudo, participaram de um sorteio de três hidratações cortesia do Salão Marly Juvevê, mais uma Massagem Terapêutica Relaxante de 60' na Tenda Zen e uma Cesta de Chocolates da Brasil Cacau. As grandes ganhadoras dos prêmios estão no facebook da academia https://www.facebook.com/academiamsports e também as fotos do evento. Entre na nossa página e curta para ver as fotos deste dia diferente de malhação !!!
Nossos parceiros do evento:
- Tenda Zen Massoterapia e Terapias Corporais - 96773607.
- Brasil Cacau Bacacheri - Rua Estados Unidos, 1048 - 30233713.
- Salão Marly Juvevê - Av. João Gualberto, 2000 - 32530404.

Abraços a todos e nos veremos no próximo evento.

Paulo Vicente - Personal Trainer - Coordenador M Sports
www.personalpaulo.webnode.com

segunda-feira, 3 de março de 2014

Exercício isométrico reduz pressão arterial, diz estudo

RIO - Um estudo brasileiro aponta uma nova forma de controlar a pressão arterial. O exercício físico, como o aeróbico, já é visto como um aliado de hipertensos. Agora, a pesquisa publicada na revista "Sports Medicine”, uma das principais da área, garante que os benefícios também ocorrem com o chamado exercício isométrico, aquele em que não há movimento, e sim, a contração muscular. Um exemplo é apertar uma bolinha de borracha com a mão. Realizado em parceira com pesquisadores de Canadá, Bélgica e Inglaterra, o estudo mostra que este tipo de exercício foi capaz de reduzir em média 10 milímetros de mercúrio (mmHg) da pressão de hipertensos.
No experimento, os pesquisadores usaram um equipamento parecido com um exercitador de mãos (ou hand grip). Era medida a força máxima do voluntário, que passava então a fazer duas séries de dois minutos a 30% de sua força com as mãos esquerda e direita. O programa durava 12 minutos, e esta rotina foi mantida por dez semanas. Depois deste período, eles notaram a melhora no quadro da pressão arterial dos indivíduos. 
- O músculo contraído impediu o fluxo sanguíneo arterial, reduzindo a passagem de sangue - explicou  um dos autores do estudo e diretor médico da Clinimex, especializada em medicina do esporte.
De acordo com ele, este treino é seguro e pode ser indicado para hipertensos como uma forma simples e fácil de reduzir a pressão arterial.
- Em dez semanas são notados os resultados, mas sugiro que ele adote este hábito. Ele pode fazer isso vendo TV, lendo o jornal, é muito simples. Tem quase o mesmo efeito da medicação - defendeu. - Nós comprovamos os resultados nesta série de exercícios, mas provavelmente outras atividades isométricas têm este benefício.
Uma revisão publicada pela Associação Americana do Coração em 2013 corrobora este resultado, apontando que “evidências sugerem que exercícios isométricos, particularmente o do aperto da mão, reduzem significativamente a pressão sanguínea”. O órgão ressalta, no entanto, que ainda poucos estudos foram publicados na área e que são necessários experimentos de larga escala para comprovar estes resultados. O documento finaliza afirmando que isto “traria grande benefício para o campo porque ainda existe uma preocupação entre especialistas de saúde sobre os possíveis riscos do exercício isométrico”.
Há algumas décadas, acreditava-se, por exemplo, que o exercício físico era contraindicado para hipertensos e pessoas com doenças cardiovasculares, pois sabe-se que o treino costuma aumentar o ritmo cardíaco. Entretanto, novos estudos mostraram os benefícios do exercício para a saúde do coração.
A mudança do estilo de vida é a principal forma de controlar a pressão arterial, como parar de fumar, controlar o peso, ter uma alimentação saudável, reduzir a ingestão de sal e manter-se fisicamente ativo.


Paulo Vicente - Personal Trainer