Visite Site Oficial

Visite Site Oficial
BLOG WITH TRANSLATOR

quarta-feira, 24 de julho de 2013

MATÉRIA ATIVIDADES AERÓBICAS - REVISTA PARANÁ CLÍNICAS

Grandes amigos, postando uma matéria que fui colaborador sobre atividades aeróbicas. Esta é a REVISTA PARANÁ CLÍNICAS em seu mais recente número (135), a matéria a qual participei está na página 6. Abaixo o link da revista na íntegra. Abraços e ótimos treinos.

Paulo Vicente - Personal Trainer


sábado, 20 de julho de 2013

Conselho proíbe médicos do país de aplicar terapia antienvelhecimento

Tratamento com hormônios, vitaminas e antioxidantes não teria resultado.

CFM permite uso de substâncias em caso de deficiência diagnosticada.

 Resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) publicada nesta sexta-feira (19) no Diário Oficial da União proíbe aos médicos do país a indicação e a aplicação dos chamados tratamentos antienvelhecimento, que usam hormônios, antioxidantes ou vitaminas, sob risco de cassação da licença do profissional.
O uso dessas substâncias permanece permitido no tratamento de problemas de saúde em que a aplicação delas tenha eficácia comprovada pela ciência. Não é o caso dos métodos de rejuvenescimento agora proibidos, que foram, inclusive, relacionados com casos de câncer e alterações hormonais graves, segundo informa Elisa Franco de Assis Costa, membro da Câmara Técnica de Geriatria do CFM. 


A partir da publicação, profissionais ficam impedidos de oferecer tratamentos antienvelhecimento com a substância EDTA (etilenodiaminatetraacetico), classificada como "quelante", que promete quebrar o efeito de minerais como ferro, cálcio e alumínio que se acumulam no organismo, ou com o DHEA (dehidroepiandrosterona), um propulsor hormonal que reduziria marcas da idade.
Também fica vedada a aplicação do hormônio do crescimento e a indicação de ingestão de antioxidantes como gincobiloba, vitaminas C e E, para tratamentos rejuvenescedores.
“Há alguns anos esses tratamentos vêm se proliferando pelo Brasil. Isso explora a ilusão humana. Depois de analisarmos vários estudos relacionados ao tratamento antienvelhecimento, o conselho viu que não há comprovação de resultados positivos do uso de hormônios, antioxidantes, vitaminas, além da trocaína (um anestésico aplicado na veia para rejuvenescimento)”, explica a profissional.

Segundo o conselho, a nova regra reforça limitação imposta pelo Código de Ética Médica, em vigor desde 2010, que também desautoriza o emprego de técnicas sem comprovação cientifica.
A resolução atual também dialoga com os conteúdos das resoluções 1938/2010, que alerta para a ineficácia das práticas ortomoleculares com o intuito de combater processos como o antienvelhecimento, e a 1974/2011, que trata de publicidade médica. A norma do ano passado proíbe médicos de anunciarem e prometerem resultados aos pacientes divulgarem o uso de métodos sem comprovação cientifica.

Segundo o conselho, uma das preocupações recentes que levaram à publicação da norma foi o surgimento de cursos de extensão, de educação continuada e pós-graduação em medicina antienvelhecimento.

De acordo com o Diário Oficial, há preocupação com o “treinamento de profissionais para a prescrição de hormônios e outros tratamentos ainda sem comprovação científica, com o suposto objetivo de prevenir, retardar, modular ou reverter o processo de envelhecimento”.
Segundo a médica do CFM, um dos motivos de acelerar a publicação da normativa foi a chegada de uma solicitação ao conselho para avaliar a criação de um curso de modulação hormonal, que ainda não existia no Brasil e para a qual não há comprovação científica de eficácia.
“Por enquanto não há ainda uma solução [para retardar a velhice]”, disse. Segundo Elisa, alguns tratamentos, como a ingestão de vitamina E, já são relacionados com casos de câncer de próstata em homens. Ela afirma também que o tratamento com o hormônio DHEA pode provocar distúrbios, como aumento das taxas de hormônios masculinos em mulheres.
Pacientes podem denunciar profissionais que ainda utilizarem os métodos ou divulgarem benefícios sobre eles para o CFM, que repassará informações aos Conselhos Regionais de Medicina (CRM). Caso haja a constatação da ilegalidade, um processo de investigação deverá ser aberto e o profissional pode perder a licença médica de forma definitiva como punição.

Hábitos de vida retardam envelhecimento

Segundo doutora Elisa, para ter um envelhecimento saudável é preciso ter melhores hábitos de vida e atividades mentais, além de controlar fatores de riscos para doenças e tratar problemas de saúde crônicos.

“Até a cidade em que vivemos influencia o envelhecimento saudável. Cabe ao profissional médico buscar e recomendar aquilo que funcione para o paciente e que vai lhe trazer benefícios”, conclui.

Paulo Vicente - Personal Trainer

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Sente Dores no Joelho, pode ser Condromalácia.

Você sente dores nos joelhos, como agulhadas e pressões, quando vai correr? Cuidado! Isso pode ser sinal da temida condromalácia patelar – também conhecida como joelho de corredor. O problema é chatinho, mas, com tratamento adequado, pode passar – e você volta aos treinos rapidamente.

Caracterizado inicialmente pela perda de líquido da patela, a condromalácia danifica a cartilagem da região, causando fissuras. Se não tratada, a cartilagem pode ficar inteiramente desgastada, causando fortes dores.

Esse distúrbio é classificado em diferentes níveis: inicial, moderado ou avançado. A patela é um osso que fica ‘flutuante’ na articulação. Com a contração muscular, entra em contato com o fêmur. Assim, quem tem a perda desse líquido acaba tendo um choque ósseo.

Para passar longe do problema, é preciso ficar atento para o fortalecimento adequado dos joelhos, usar um tênis com bom amortecimento e não esquecer de sempre alongar as pernas . Além disso, a condromalácia pode ser causada depois de luxações e deslocamentos de patela. Caso você já tenha desenvolvido o problema, não fique preocupado. Só é preciso tratar. Se o nível de desgaste não for avançado, não é necessário abandonar as pistas. Um treinamento na musculação também será de grande valia. Exercícios de estabilização também promoverão um suporte extra para a articulação.

Durante o tratamento, outros esportes podem ser praticados, como a natação e a bike. Se você realmente não conseguir ficar longe da corrida, o recomendado é treinar numa intensidade leve na esteira e depois ir para a pista – deixe para pensar no asfalto só quando o seu joelho estiver sem o problema.


Paulo Vicente - Personal Trainer
www.personalpaulo.webnode.com

Exercícios auxiliam a reduzir dores musculares pós-treino, diz estudo.

Grandes amigos, vejo frequentemente alunos que faltam as sessões de treino por motivos de dores musculares após exercícios novos. Devem realizar exatamente o contrário. A execução de um treino um pouco mais leve, ou que ative outros grupos musculares podem auxiliar no combate a dor pós-treino. 

Há muito tempo se diz que a massagem é a melhor maneira de aliviar dores pós-treino. Porém, uma nova pesquisa, divulgada pelo jornal Daily Mail, sugere que fazer mais exercícios físicos pode ser mais eficaz. "É uma crença comum de que a massagem é melhor, mas não é", defendeu Lars Andersen, principal autor do novo estudo, publicado no Journal of Strength and Conditioning Research


Para observar a eficiência dos exercícios leves para combater as dores muscular, os pesquisadores do National Research Center for Working Environment, em Copenhague, pediu a 20 mulheres que fizessem um exercício de ombro enquanto estavam ligadas a uma máquina que oferecia resistência ao músculo entre o pescoço e o ombro. Dois dias depois elas voltaram ao consultório com dores musculares nesse ponto. Em média, as voluntárias avaliaram sua dor como estando em um nível cinco em uma escala até 10.

Em seguida, as mulheres receberam uma massagem de 10 minutos em um dos ombros e 10 minutos de exercício leve no outro ombro. Este exercício de recuperação era similar ao inicial, mas agora era apenas um elástico que oferecia a resistência. A equipe de Lars descobriu então que, em relação a um ombro que não recebeu tratamento nenhum, tanto a massagem quanto o exercício foram capazes de diminuir a dor de forma similar.

No pico do efeito do exercício de recuperação as mulheres relataram uma redução da dor para 0,8, enquanto após a massagem a dor foi para 0,7. Por isso, Lars recomenda o uso de atividade física para aliviar as dores.

Não está claro como a massagem ou exercício ajudam a aliviar a dor, mas acredita-se que ambos auxiliam na eliminação de produtos metabólicos, como o ácido lático, que estão ligados às dores musculares e aos danos aos tecidos. Portanto, vamos aos treinos !!!!

Paulo Vicente - Personal Trainer

quinta-feira, 18 de julho de 2013

IMPORTÂNCIA DO TREINO DE ANTEBRAÇO

Os antebraços, esquecidos por muitos, mais de suma importância não só para parte estética como principalmente para o desenvolvimento muscular da parte superior do corpo. O antebraço é o músculo da “pegada”. Toda vez que estiver fazendo um exercício e a barra começar a escapar da mão, quer dizer que seu antebraço falhou antes da musculatura em foco. Negligenciar o treino de antebraço pode limitar seus treinos para os outros grupos musculares. Podemos ter como exemplo o exercício de encolhimento dos ombros que se realizado com muita carga os antebraços podem fatigar antes dos trapézios, ocasionando uma baixa na intensidade e reduzindo os resultados. Com a “pegada” forte o leque de exercícios pode ser muito maior. Outro ponto importante de se treinar antebraços é para os concurseiros de plantão. A barra fixa sempre assusta nos concursos públicos, mas podem ser superadas para quem possuir um treino adequado de antebraços. 

Na parte estética, antebraços bem trabalhados causam muito mais impacto na qualidade dos braços, demonstram também que você já atingiu um nível superior de treinamento. Assim como panturrilhas e trapézios, os antebraços não podem e nem devem ser esquecidos nos treinos para quem busca uma simetria estética e uma qualidade muscular bem trabalhada.
Melhores exercícios para os antebraços:
- Rosca Inversa
- Rosca Martelo
- Rosca Punho
Os antebraços podem ser comparados com as panturrilhas, pelo tipo de fibras musculares, possuem uma recuperação mais rápida do que os outros grupamentos musculares. Treine-os com cargas elevadas sem que haja comprometimento de execução.

Paulo Vicente - Personal Trainer
www.personalpaulo.webnode.com

sábado, 13 de julho de 2013

4 EXERCÍCIOS QUE AUXILIAM NA CORRIDA

Para melhorar a performance nas provas e treinamentos de corrida, existem 4 exercícios que são fundamentais para atingir melhores resultados e prevenir qualquer tipo de lesão por esforços durante a prática de corrida. 

Para compor uma série de treinamento de membros inferiores de caráter de melhora de rendimento na corrida, a base de exercícios contendo apenas 4 grupos musculares: Quadríceps (Coxa), Isquiotibiais (Posterior de Coxa), Panturrilhas e Tibial Anterior (Parte da frente da perna abaixo do joelho – ‘Canela’):
Agachamento no Smith
Este é o principal exercício para os membros inferiores. Muitas pessoas com problemas de lombar e menisco (coluna e joelhos) temem este exercício, mas poucos sabem que a partir dele o fortalecimento da coluna e joelhos é mais eficaz. No início colocamos pouca carga, se necessário, iniciar os movimentos com agachamento livre para vivenciar o exercício, para depois executá-los no Smith.
O agachamento no smith acionará em um único exercício: Quadríceps (Coxa), Isquiotibiais (Posterior de Coxa), Glúteos (músculo estabilizador de marcha), Lombar e Abdômen.
Stiff
Exercício responsável por otimizar os músculos Isquiotibiais (Posterior de Coxa), Glúteos e Lombar. Exercitar os posteriores de coxa ajudará nas corridas com ladeiras.
Gastrocnêmio (Panturrilhas)
Exercitar panturrilhas em qualquer aparelho, ou simplesmente livre. Pode-se utilizar o leg press, caneleiras ou no Smith.
Tibial Anteior
É um músculo localizado na ‘canela’ da perna. Só quem corre sabe da importância do condicionamento deste músculo, afinal, quando realizado séries longas de corrida, o músculo muitas vezes é o fator decisivo para o abandono no meio da sessão de treinamento por falta de fortalecimento.
Observações finais
A partir destes 4 exercícios básico poderemos complementar o programa de treinamento de membros inferiores com demais exercícios.
fonte: http://prorunning.com.br/?p=875

Paulo Vicente - Personal Trainer
www.personalpaulo.webnode.com

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Nucrisa divulga balanço da Operação Narciso III e lança campanha contra uso de anabolizantes

Policiais civis do Núcleo de Repressão aos Crimes Contra a Saúde (Nucrisa) divulgaram, nesta quarta-feira (10), o balanço da Operação Narciso III, realizada para combater o uso de anabolizantes em Curitiba e Região Metropolitana. A operação, que teve apoio de integrantes do Conselho Regional de Educação Física (CREF-PR), Conselho Regional de Medicina (CRM-PR), e Vigilância Sanitária de Curitiba, foi uma ação preventiva que deu início à campanha estadual contra o uso de anabolizantes.

A operação foi realizada no início desta semana em academias de Curitiba e Região Metropolitana. Quatorze pessoas foram presas e houve 14 apreensões de anabolizantes ou remédios não permitidos no País. Também houve a interdição de 15 estabelecimentos e 17 intimações para regularização. A Vigilância Sanitária e o Conselho Regional de Educação Física emitiram 50 infrações.

De acordo com a delegada-adjuntada do Nucrisa, Sâmia Coser, a comercialização desses produtos é crime hediondo, com pena de até 15 anos de prisão. “A operação conjunta teve como objetivo mostrar para a população que, além das consequências para a saúde que essas substâncias podem trazer, a sua comercialização é crime hediondo. Isso significa que a pessoa cumprirá ao menos dois quintos da pena em regime fechado, ou seja, ficará quatro anos em detenção”, afirma. No caso de flagrante, não é possível arbitrar fiança.

CAMPANHA - A ação pretende conscientizar sobre os riscos à saúde que o uso de anabolizantes para ganho de massa muscular podem causar. Outro ato da campanha foi a edição de uma resolução pelo Conselho Regional de Educação Física, que determina a obrigatoriedade da divulgação da proibição do uso de anabolizantes dentro das academias. Um cartaz institucional com informações sobre as consequências do uso e os crimes relacionados ao comércio dessas substâncias será fornecido a estabelecimentos do gênero de todo o Paraná, que deverão obrigatoriamente afixá-lo em local de grande circulação.

Para o presidente do CRM-PR, Alexandre Gustavo Bley, a campanha é um serviço de cidadania. “A população precisa ser informada sobre os grandes riscos que envolvem o uso de anabolizantes. A busca por um corpo além dos limites do organismo pode trazer sérios riscos à saúde”, explica.

De acordo com Bley, o uso de anabolizantes causa impotência sexual, calvície, aparecimento de mamas, acne, agressividade, alucinações, risco de trombose, AVC, hipertensão arterial, câncer, distúrbios no fígado, surgimento de pelos além do normal (em mulheres) e infarto. Dentre os malefícios há também casos em que adolescentes podem parar de crescer antes do tempo e ter um desenvolvimento sexual precoce.

O vice-presidente do CREF-PR, César Macuco, também ressalta a importância da campanha. “Precisamos incentivar a população a se exercitar corretamente. Malhar certo traz ganho de massa muscular saudável, redução da gordura corporal, além de outros inúmeros benefícios para o organismo”, defende.

fonte: http://www.seguranca.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=6269&tit=Nucrisa-divulga-balanco-da-Operacao-Narciso-III-e-lanca-campanha-contra-uso-de-anabolizantes

Paulo Vicente - Personal Trainer
www.personalpaulo.webnode.com

domingo, 7 de julho de 2013

EXERCÍCIOS NO INVERNO

Os benefícios da atividade física durante o período mais frio do ano não são diferentes dos benefícios da prática durante as outras estações do ano. O que ocorre é que como a ingestão calórica aumenta bastante durante o frio, as pessoas tendem a engordar. Assim, ao deixar de praticar a atividade física, o aumento de peso tende a ser ainda maior.
A atividade física ainda aumenta a disposição para as práticas cotidianas; há uma clara sensação de bem-estar, devido ao aumento de endorfina; há o aumento das capacidades cardiorrespiratórias do praticante; e a manutenção da força muscular. 
No entanto, se por um lado os benefícios da atividade física no inverno são bem próximos aos do verão, por outro, os cuidados que se deve ter para efetivar a prática são diferentes. É preciso que o período de aquecimento seja maior e mais elaborado, além do alongamento, para prevenir contrações musculares, mais comuns nessa época do ano; o uso de roupas leves, mas que aquecem o praticante, também merece atenção; não se esquecer da hidratação do corpo, fundamental em qualquer época do ano, mas ainda mais importante no inverno, em que o tempo é bastante seco. 
http://www.youtube.com/watch?v=bKIGzkRHmwQ Clique no link para assistir o vídeo da entrevista.

Paulo Vicente - Personal Trainer
www.personalpaulo.webnode.com

sábado, 6 de julho de 2013

AULA SOLIDÁRIA DE INVERNO

Grandes amigos, neste sábado realizei mais uma "Aula Solidária de Inverno, com o objetivo de arrecadação de cobertores, agasalhos, calçados, tanto infantil como de adultos, que foram doados para Instituições de caridade. Muito feliz pois o volume de doações foram excelentes, o maior volume de doações de todas as aulas que já realizei. Tanto é que a pessoa responsável por buscar as doações não conseguiu levar tudo, ficou uma parte para segunda-feira. Haviam além de agasalhos, muitos cobertores e caixas fechadas de roupas !!! Além deste volume grande de doações, tive o apoio de outras empresas para presentear todos os participantes. Além do espaço cedido pela Academia Gava (www.gavafitness.com.br), houve presentes e sorteios de brindes da Bela da Gávea (https://www.facebook.com/pages/Bela-da-G%C3%A1vea/495791693792016?fref=ts) 88894996, Disque Mel Produtos Naturais (josecarlos_ferraz@hotmail.com) - 33395190, e também da Loja Alecrim Dourado (https://www.facebook.com/pages/Alecrim-Dourado-Produtos-Naturais/389524601146955?id=389524601146955&sk=page_map) 34344783 - Rua Fernando de Noronha, 217 loja 10.
Agradeço de coração a participação de todos e podem ter certeza que tive o maior prazer em estar com todos vocês hoje pela manhã !!!! Agora é reabastecer as baterias e preparar a próxima !!!! Confira as fotos do evento em https://www.facebook.com/personal.paulo/media_set?set=a.10201511484578572.1073741831.1520295401&type=1 . Abraços a todos e mais uma vez muito obrigado !!!

Paulo Vicente - Personal Trainer
www.personalpaulo.webnode.com

quinta-feira, 4 de julho de 2013

DIFERENÇAS ENTRE WHEY PROTEIN CONCENTRADO, ISOLADO E HIDROLIZADO

Whey Protein Concentrado

É uma proteína que passa por filtragens que não eliminam completamente a gordura e a lactose da fórmula e a estrutura da proteína se mantém intacta, passando normalmente pelo processo natural de digestão, que é relativamente lento. Algumas pessoas podem ter dificuldade em digerir este tipo de whey por conter a proteína íntegra.

Whey Protein Isolado

Esse tipo de whey é praticamente livre de lactose, gordura e colesterol. O processo de filtragem quebra a estrutura das proteínas. Indicado principalmente no pós-treino imediato devido a sua rápida absorção e aporte imediato de aminoácidos para a regeneração muscular.

Whey Protein Hidrolisado

O whey protein hidrolisado é aquele que passa por um processo em que as moléculas de proteína do soro do leite são quebradas em partículas menores através da hidrolise, processo similar ao digestivo, disponibilizando praticamente os aminoácidos livres, fazendo com que a digestão e absorção  se tornem ainda mais rápidas. É conhecido como whey protein pré-digerido. É uma alternativa para pessoas que tem intolerância a lactose ou alergias a proteína animal.

Paulo Vicente - Personal Trainer
www.personalpaulo.webnode.com