Visite Site Oficial

Visite Site Oficial
BLOG WITH TRANSLATOR

domingo, 30 de junho de 2013

Abra seu coração e faça sua doação de agasalhos - Aula Solidária de Inverno 06-07-13

Grandes amigos, estamos a 6 dias da Aula Solidária de Inverno. Peço a todos que nesta última semana abram seus guarda-roupas e armários e verifiquem tudo que não está sendo utilizado a mais de um ano. Este convite serve para todos que estão confirmados nas aulas e também para os que não estão mas querem participar, inclusive para mim !!! Nossa participação fará a diferença para muitos. Vamos realizar grandes aulas com uma grande doação de agasalhos, cobertores e calçados (infantil e adulto). Este inverno promete e alguém, possivelmente que não conhecemos, está aguardando ansiosamente nossa colaboração. Muito obrigado pela colaboração e pelo apoio ao evento. Encontro todos vocês no sábado com aulas super motivadoras, recarreguem as baterias que vamos espantar este frio na marra !!! Abraços e até lá !!!

Paulo Vicente - Personal Trainer

sábado, 29 de junho de 2013

Curso "Special Populations" da Schwinn Cycling - Rio Sport Show

Grandes amigos, estive presente no 15o Rio Sport Show, no Rio de Janeiro, para participar de um curso inédito no Brasil, mais um curso de Educação Continuada Schwinn Cycling e tive a honra de fazer parte da primeira turma certificada em "Special Populations" no Brasil. Foram abordados três categorias: adolescentes, terceira idade (seniores) e gestantes. Muita informação teórica e prática sob o comando de Markus Mengert, líder mundial da Schwinn Cycling, da Alemanha. Mais conhecimento para maior abrangência das aulas. Agradecimentos especiais para Andréa Vidal da Fitnessmais (www.fitnessmais.com.br), que coordenou o evento e tornou realidade o curso no Brasil. Confiram as fotos em http://www.facebook.com/personal.paulo/media_set?set=a.10201468099693977.1073741830.1520295401&type=3 . Abraços e ótimos treinos.

Paulo Vicente - Personal Trainer
www.personalpaulo.webnode.com

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Fibromialgia e Exercícios Físicos

             A maioria dos pacientes com fibromialgia recebe orientação de seus médicos para se engajarem em algum tipo de atividade física, como parte do tratamento. Provavelmente muitos pacientes com fibromialgia já tentaram atividades físicas variadas, mas vários são os percalços nesta jornada. Alguns não conseguem exercitar-se pois sentem que suas dores pioram; outros já estão se exercitando, e não vêem grande benefício no ato em si; outros acham que ir numa academia ou outro local para fazer atividades físicas é muito trabalhoso.   Estes fatores levam a desânimo e abandono da atividade física como um todo, o que é extremamente prejudicial. Não há dúvida que a atividade física é vital no tratamento da fibromialgia. Múltiplos estudos demonstram este fato. O exercício melhora a disposição, o sono, ajuda a lidar com o estresse e, após algum tempo, exerce um efeito benéfico sobre a dor. O que poderia ser dito, então, para o paciente com fibromialgia conseguir chegar a um bom estado de condicionamento físico?

Primeiro, é preciso ter uma visão realista das coisas: a fibromialgia não melhora sem exercício. Muitos pacientes não gostam de atividade física, e precisam então ver a atividade como um “remédio” que é necessário para o seu bem-estar. Porém, ao contrário de um remédio amargo, que não muda com o tempo, a sensação de bem-estar do exercício é progressivamente maior, e muitos pacientes acabam gostando e mantendo-se bastante ativos.

Segundo: o exercício deve ser iniciado de maneira lenta e gradual; se o paciente está parado faz tempo, não adianta andar uma hora no dia seguinte à consulta médica. Deve-se iniciar com dez minutos, contados no relógio, e gradativamente aumentar este tempo para 30 minutos diários ou 45 minutos, três vezes por semana.


Terceiro: se a atividade física faz o corpo doer muito, pode ser por falta de analgesia adequada. O paciente deve conversar com o médico sobre que analgésicos tomar antes do exercício. Não se deve temer fazer isto, pois o analgésico não irá mascarar nenhuma lesão que aconteça no exercício. Mas, com certeza, o aproveitamento do exercício será melhor.

Quarto: aproveitar as várias oportunidades para atividade física. Parar o carro mais longe ou descer um ponto de ônibus antes do habitual podem ser bem aproveitados. Exercícios de alongamento podem ser feitos em qualquer lugar, a qualquer hora. O paciente com fibromialgia deve sempre estar se “esticando”, sem dar bola para quem está à sua volta.

Por último: paciência, muita paciência. Após o início de exercício regular, aquele de 30 minutos por dia ou 45 minutos três vezes por semana, pode haver uma demora de até um ano para uma resposta do corpo. Alguns pacientes respondem mais rápido, outros mais lentamente. Mas não se deve desanimar – a recompensa será muito valiosa, e a qualidade de vida, muito melhor.
fonte: http://www.fibromialgia.com.br/novosite/index.php?modulo=pacientes_outros_editais&id_mat=11

Paulo Vicente - Personal Trainer
www.personalpaulo.webnode.com

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Alongamento e Aquecimento no Inverno

O inverno se inicia hoje, e alguns cuidados para se manter ativo fisicamente não devem ser esquecidos.
No frio os músculos se tornam menos elásticos. A incidência de lesões é maior no frio do que no calor.
Mas sempre há a necessidade de fazer um bom aquecimento e um bom alongamento antes de iniciar qualquer atividade física e também de fazer um bom alongamento depois.
O aquecimento e o alongamento preparam o corpo, incluindo os músculos e as articulações, para a atividade a ser feita, principalmente se esta atividade for intensa. Depois da atividade, os alongamentos ajudam a relaxar a tensão sofrida pela musculatura.
Lembrando que um músculo forte é um músculo resistente e flexível, é muito importante se dedicar a estes exercícios, incluindo-os no seu programa. Bastam 10 minutos bem feitos para evitar grandes problemas. 


Veja abaixo alguns benefícios destas atividades:
  Aumento da mobilidade articular;
  Aumento da temperatura corporal e dos tecidos;
  Aumento do fluxo sanguíneo nos músculos;
  Diminuição da tensão muscular;
  Reduz o risco de lesão muscular;
  Interfere no desempenho da atividade a ser feita;
  Relaxa a musculatura entre outros.
Você pode começar pelo aquecimento, depois passe para os alongamentos e para a atividade que pretende fazer que pode ser aeróbica ou anaeróbica. Não se esqueça dos alongamentos finais. Desta forma, você aumenta o seu rendimento e o seu corpo agradece.

Paulo Vicente - Personal Trainer
www.personalpaulo.webnode.com 

domingo, 16 de junho de 2013

FORÇA NA TERCEIRA IDADE

Força e resistência na terceira idade

Prática permite aos idosos continuarem praticando atividades cotidianas com facilidade.        
Atividades que estimulem a associação da força com outras capacidades físicas, entre elas agilidade, mobilidade, estabilidade e resistência, são ideais para a terceira idade. Uma das modalidades de exercícios que envolvem tudo isso é o chamado treinamento funcional. Esse tipo de treino reduz o risco de lesões e habilita o idoso a continuar executando com facilidade suas atividades rotineiras, como subir e descer escadas, carregar objetos pesados ou brincar com crianças.


Segundo estudos, um dos principais benefícios do treinamento funcional nesta faixa etária é a funcionalidade dos movimentos e a forma como o praticante consegue atingir alto rendimento sem correr o risco de lesões ou mesmo se submeter a dores. Isso porque o foco do treino é a repetição sistemática de movimentos úteis, para ganho de força física, em conjunto com o fortalecimento integrado dos músculos que estabilizam o tronco e o quadril - região chamada de "CORE"-, gerando uma base de equilíbrio ao movimento do corpo.


Isso possibilita ao praticante da atividade física um aprimoramento das ações motoras, viabilizando um menor desgaste e menos chances de fadiga, dor, lesão músculo e articular e, consequentemente, que ele abandone a atividade física. O funcional trabalha com metodologia em cima das capacidades biomotoras, desenvolvendo um treino dentro do objetivo pessoal.

Paulo Vicente - Personal Trainer

AULA SOLIDÁRIA DE INVERNO - 06-07-13 VOCÊ NÃO PODE PERDER !!!

AULA SOLIDÁRIA DE INVERNO

Grandes amigos, na semana que vem começa o inverno. Dia 06/07 estarei realizando outra Aula Solidária com o objetivo de arrecadar o máximo em agasalhos, cobertores, roupas em geral, tanto para crianças como para adultos. A aula segue os mesmos moldes das outras já realizadas, ou seja, não precisa ser aluno, não paga nada, basta querer participar e confirmar presença, pois as vagas são limitadas. A propósito, só tem vagas para a aula das 10:00, a aula das 11:00 já lotou, mesmo sem eu ter feito a divulgação !!!! Liguem o quanto antes para a Academia Gava e reservem sua bike (www.gavafitness.com.br)!!! Quem não conseguir vaga e mesmo assim quiser participar e só abrir seu guarda-roupa e olhar o que vc não usa a mais de um ano. Com certeza alguém estará precisando e ficará muito feliz com sua doação !!! Os pontos de arrecadação são as Academia Gava e Academia Movimentos, ou ainda entrem em contato comigo que darei um jeito de buscar a doação. Veja as fotos das outra edições em http://www.facebook.com/media/set/?set=a.10200879073368687.1073741826.1520295401&type=3 , http://www.facebook.com/media/set/?set=a.4383934166089.2174035.1520295401&type=3 e http://www.facebook.com/media/set/?set=a.4120436578814.2168511.1520295401&type=3 . BRINDES A TODOS OS PARTICIPANTES E SORTEIOS DE PRÊMIOS !!!!
Abraços a todos e até lá para uma aula cheia de boas energias !!!

Paulo Vicente - Personal Trainer


domingo, 9 de junho de 2013

Os quatro hábitos saudáveis que podem salvar uma vida - Revista Veja

Cigarro


Os quatro hábitos saudáveis que podem salvar uma vida
Pesquisa americana concluiu que não fumar, não engordar, adotar a dieta do Mediterrâneo e praticar exercícios físicos com frequência são hábitos que, juntos, podem reduzir em até 80% o risco de morte em um período de oito anos. 
Adotar um estilo de vida saudável é uma conhecida recomendação para fortalecer a saúde do coração e proporcionar uma vida mais longa. Agora, um novo estudo da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, determinou quais são os principais hábitos que devem ser seguidos com esse objetivo — e quão benéficos eles são. De acordo com a pesquisa, quatro hábitos saudáveis — que são: praticar atividade física regularmente, manter o peso, seguir a dieta do Mediterrâneo e, "principalmente", não fumar — são capazes de, juntos, reduzir em 80% o risco de morte por qualquer causa em um período de oito anos. Os resultados desse trabalho foram publicados nesta segunda-feira no periódico American Journal of Epidemiology.
Participaram dessa pesquisa 6.229 homens com idades entre 44 e 84 anos que não apresentavam doenças cardíacas quanto o estudo começou. Eles foram acompanhados por quase oito anos. Durante esse tempo, a equipe de pesquisadores deu uma pontuação que ia de 0 a 4 ao estilo de vida de cada voluntário, considerando os quatro hábitos citados acima. Quem não seguia nenhum desses quatro hábitos recebeu zero, aqueles que seguiam apenas um hábito, um ponto, e assim por diante. Apenas 2% dos participantes receberam a pontuação máxima. 
Segundo os resultados, o risco de um participante que tinha a pontuação máxima morrer por qualquer causa durante o período do estudo foi 80% menor do que o risco daqueles com a pontuação mínima — ou seja, que não seguiam nenhum dos hábitos saudáveis avaliados.
A influência do cigarro — Além disso, os pesquisadores observaram que, entre esses quatro hábitos, o de evitar o cigarro foi o mais significativo em reduzir o risco de doença coronariana e de mortalidade. "Na verdade, os fumantes que adotaram dois ou mais comportamentos saudáveis continuavam a apresentar taxas menores de sobrevivência em comparação com os não fumantes que eram sedentários e obesos", diz Roger Blumenthal, cardiologista e professor da Faculdade de Medicina da Universidade Johns Hopkins e um dos autores da pesquisa.
De acordo com Blumenthal, os resultados dessa pesquisa reforçam as recomendações da Associação Americana do Coração, que indica, por exemplo, a manutenção de uma dieta rica em vegetais, frutas, nozes, grãos integrais e peixe e de um índice de massa corporal (IMC) menor do que 25.
"Embora existam fatores de risco os quais as pessoas não podem controlar, como idade e histórico de doenças na família, essas mudanças de estilo de vida são coisas que as pessoas podem mudar e, consequentemente, fazer uma grande diferença na sua saúde. É por isso que acho que essa é tão importante", diz Haitham Ahmed, que coordenou o estudo.
fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/saude/os-quatro-habitos-saudaveis-que-podem-salvar-uma-vida?utm_source=akna&utm_medium=email&utm_campaign=31%2F05%2F2013+-+INFORMATIVO+INSPIRAR+39

Paulo Vicente - Personal Trainer
www.personalpaulo.webnode.com

sábado, 8 de junho de 2013

DIREITOS E DEVERES DOS CICLISTAS

DIREITOS E DEVERES DOS CICLISTAS

ATENÇÃO: Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, a bicicleta é um veículo assim como a carroça, e por isso deve obedecer as regras de trânsito como outro veículo qualquer.
Ja está em vigor desde Agosto de 2010 a resolução 349 do CONTRAN que dispõe sobre o transporte de bicicleta em veículo automotor, e quem transportar bicicleta em desacordo com as normas dessa resolução poderá ser multado no artigo 230 IV ou 231 II, IV e V ou ainda no 248 do CTB , fique atento.


Art. 38. (CTB): Antes de entrar à direita ou à esquerda, em outra via ou em lotes lindeiros, o condutor deverá:
Parágrafo único. Durante a manobra de mudança de direção, o condutor deverá ceder passagem aos pedestres e ciclistas, aos veículos que transitem em sentido contrario pela pista de via da qual vai sair, respeitadas as normas de preferência de passagem.
Art. 39. (CTB): Nas vias urbanas, a operação de retorno deverá ser feita nos locais para isto determinados, que por meio de sinalização, quer pela existência de locais apropriados, ou, ainda, em outros locais que ofereçam condições de segurança e fluidez, observadas as características da via, do veiculo, das condições meteorológicas e da movimentação de pedestres e ciclistas.
Art. 58. (CTB): Nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclo faixa, ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores.
Parágrafo único. A autoridade de transito com circunscrição sobre a via poderá autorizar a circulação de bicicletas no sentido contrário ao fluxo dos veículos automotores, desde que dotado o trecho com ciclo faixa.
Art. 129. (CTB): O registro e o licenciamento dos veículos de propulsão humana (bicicletas), ciclomotores e dos veículos de tração animal (carroças) obedecerão à regulamentação estabelecida em legislação municipal do domicilio ou residência de seus proprietários.
Art. 220. (CTB): Deixar de reduzir a velocidade do veiculo de forma compatível com a segurança do transito:
1 - Quando se aproximar de passeatas, aglomerações, cortejos, préstitos e desfiles:
Infração: gravíssima
Penalidade: multa 191,54. 
Art. 255. (CTB): Conduzir bicicleta em passeios onde não seja permitida a circulação desta, ou de forma agressiva, em desacordo com o disposto no parágrafo único do art. 59:
Infração - Média;
Penalidade - multa;
Medida Administrativa - Remoção da bicicleta, mediante recibo para o pagamento da multa.
Art. 214. (CTB) Deixar de dar preferência de passagem a pedestre e a veiculo não motorizado:
I - que se encontre na faixa a ele destinada;
II - que não haja concluído a travessia mesmo que ocorra sinal verde para o veiculo;
III - Portadores de deficiência física, crianças, idosos e gestantes:
Infração: Gravíssima
Penalidade: multa 191,54
IV - quando houver iniciado a travessia mesmo que não haja sinalização a ele destinada;
V - que esteja atravessando a via transversal para onde se dirige o veiculo:
Infração: Grave
Penalidade: multa 127,69 
 
fonte: CTB Código de Trânsito Brasileiro

Paulo Vicente - Personal Trainer
www.personalpaulo.webnode.com

sábado, 1 de junho de 2013

Conheça um pouco sobre o TRX, Disco Proprioceptivo e Faixa Elástica - Disponíveis para Treinos Funcionais e Personalizados no Studio

Grandes amigos, conheça um pouco mais sobre três equipamentos, ou acessórios que já estão disponíveis no Studio para Treinamento Funcional e Personal Trainer. Também utilizados em meus treinamentos atuais em academias, parques e condomínios.

TRX - Treino Funcional Suspenso
Uma atividade que permite exercitar vários músculos ao mesmo tempo. Esse é o TRX, sigla que significa treinamento em suspensão e que faz uso do peso corporal, permitindo centenas de exercícios funcionais. O peso do corpo é o que move.
O aparelho permite o desenvolvimento de força, equilíbrio, flexibilidade e estabilidade aos músculos que dão sustentação ao corpo em pessoas de qualquer nível de condicionamento físico e habilidade. Pode ser utilizado para reabilitação ou para o treinamento de atletas. 
Não é doloroso, porém é fatigante, pois trata-se de um exercício resistido-funcional, pois usa grupos musculares de forma conjunta. O treinamento em suspensão é praticado com o auxílio de uma simples tira (faixa) de nylon resistente em formato de Y com alças para pés e mãos com regulagem de altura. A ponta simples da faixa é presa a uma parede ou a algum objeto fixo — pode ser uma árvore, em caso de prática ao ar livre, e nas outras duas pontas existem manoplas, onde são apoiados os pés ou mãos durante o exercício. O treinamento movimenta músculos que muitas vezes nem lembramos que existem.

Movimentos funcionais
Os movimentos são feitos a partir da inclinação do corpo nos eixos ao redor do mesmo. O TRX envolve trabalho numa posição de suspensão contra a gravidade onde o peso do corpo é a resistência.
Trata-se de uma ferramenta portátil diferente, volátil e que permite fazer um trabalho diferenciado ao nível do estímulo proposto e é um treino de performance integrada, utilizando múltiplos exercícios.
Esta nova modalidade de fitness é diferente das máquinas de musculação, na medida em que permite um trabalho mais funcional, que exige mais trabalho de coordenação e desafios de estabilização, treina e reporta benefícios em todo o corpo.
A indicação é que a atividade seja realizada no mínimo três vezes por semana e a duração pode variar de 30 a 60 minutos. Além disso, na prática de uma hora de TRX são gastas em média 600 calorias, quase o dobro do que em um treino de musculação.
É preciso ressaltar que a atividade não substitui a musculação, mas melhora o tônus e a força muscular.

Benefícios
> Desenvolvimento da consciência sinestésica e controle corporal
> Melhoria da postura
> Melhoria do equilíbrio muscular
> Diminuição da incidência de lesão
> Melhora da performance atlética
> Tem efeito positivo na saúde da coluna vertebral
> Aumento da eficiência dos movimentos
> Melhora do equilíbrio estático e dinâmico.

Disco Proprioceptivo
O nome PROPRIOCEPTIVO vem de PROPRIOCEPÇÃO que é a percepção do corpo através de um estímulo ou um movimento que desafia o sistema nervoso. Esse tipo de treinamento gera uma melhor adaptação e resulta na melhoria da capacidade física como coordenação motora, equilíbrio, força, velocidade, flexibilidade, além de atuar nas reabilitações de lesões. 
Os PROPRIOCEPTORES são órgãos sensitivos localizados nos músculos, tendões e ligamentos. Eles são responsáveis por receberem e transportarem para o sistema nervoso central informações variadas como: tensões, pressões ou distensões nas variadas partes do corpo. Recebendo estas informações, ele passa para o cérebro que decide como reagir para manter o equilíbrio em cada situação. Se você ficar em pé em uma só perna e fechar os olhos, para se manter equilibrado, você está usando a sua PROPRIOCEPÇÃO. Ela auxilia na sua capacidade de saber onde está cada parte do corpo no espaço a cada segundo.
Os desequilíbrios e instabilidades propositalmente geradas pelos treinamentos de propriocepção, ativam fibras musculares estabilizadoras que nunca poderiam ser atingidas com a estabilidade de máquinas ou num piso de superfície regular. Age na sensibilidade de posicionamento das articulações, no equilíbrio e na ativação muscular.
Esse tipo de treinamento é profundamente benéfico para as atividades da vida diária, porque da mesma forma que você não precisa olhar pra sua mão pra saber se ela está aberta ou fechada, o nosso corpo tem uma espécie de informante, os MECANORRECEPTORES, que avisam ao sistema nervoso central a força necessária para carregar um determinado pacote, por exemplo, ou até mesmo a velocidade para desviar de algo, mesmo que você não saiba precisamente a distância. Até mesmo graves lesões, o equilíbrio ideal para evitar uma queda em uma topada ou ao pisar num buraco e não cair. Eles também ajudam no aumento da auto-confiança e melhoram nosso tempo de reação. Para os praticantes de corridas de rua, este tipo de exercício é extremamente benéfico. Eles exercitam os receptores neurais a responder mais rapidamente os mecanismos de proteção a mudança do solo, uma topada, um buraco e até mesmo o simples caminhar em  um piso irregular onde seus tendões e articulações estarão mais protegidos de uma eventual torção ou algo parecido. 
Pra terminar, uma dica: sempre alongue. Os músculos reagem de formas diferentes e são classificados como ESTABILIZADORES - articulações, músculos bem intrínsecos e os MOBILIZADORES - responsáveis pelos movimentos articulares. O primeiro tem uma tendência ao enfraquecimento com a inatividade e o segundo tem uma tendência a se enrijecer e encurtar. Por isso a importância do alongamento. Sempre que for fazer exercícios que trabalham os músculos ESTABILIZADORES, é importante também alongar os MOBILIZADORES, se não sua atividade pode ser ineficiente.

Faixa Elástica ou Banda Elástica
A Faixa Elástica é um acessório bastante utilizado no treinamento funcional. Sua função é promover exercícios de resistência, podendo ser usada por praticantes de qualquer nível. Ela está disponível no mercado em diferentes resistências, tamanhos e cores. 
As de resistência mais suaves são indicadas para iniciantes e pessoas com o tipo físico intermediário. Existem outras que oferecem mais resistência para proporcionar mais trabalho aos músculos.
Além de promover a melhora na flexibilidade, a Faixa Elástica pode ser usada para exercitar, tonificar e fortalecer todo o corpo. Usá-la no seu treinamento proporciona inúmeras vantagens, veja algumas delas: 
- Pode ser utilizada em qualquer lugar – você pode levá-la para a praia, para o parque, para o trabalho (diferente de alguns aparelhos);
- Oferece apoio para os membros;
- Facilita alguns exercícios;
- Fortalece e alonga os músculos;
- Oferece resistência extra – mais efetiva do que os exercícios de solo por conta própria.

Abraços e ótimos treinos, aguardamos sua visita !!!
O Studio está situado à Rua Simão Bolívar, 1742 – Hugo Lange.

Paulo Vicente – Personal Trainer
www.personalpaulo.webnode.com