Visite Site Oficial

Visite Site Oficial
BLOG WITH TRANSLATOR

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

19/02/13 - DIA DO ESPORTISTA - PARABÉNS A TODOS !!!


Grandes amigos, muitos não sabem, mas hoje é Dia do Esportista (19/02). Hábitos saudáveis compreendem uma atividade física regular associada a uma boa alimentação. Pode-se agregar a estes fatores um comprometimento com sua saúde, sua auto-estima e sua qualidade de vida. Neste dia desejo a todos meus alunos, meus clientes, a todos àqueles que de uma forma ou outra praticam regularmente uma atividade física. Fico muito feliz em promover a melhora da saúde através da atividade física orientada. 

Parabéns grandes esportistas, continuem sempre com foco e determinação. Os resultados são conseqüência de sua persistência e dedicação.
Abraços,

Paulo Vicente – Personal Trainer
www.personalpaulo.webnode.com

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Treino Funcional para MMA


Grandes amigos, estou atualmente treinando um atleta de MMA (Mixed Martial Arts). Desenvolvi dois treinos de fortalecimento alternando cargas moderadas e pesadas e um treino funcional. Destaque para o treino funcional onde desenvolvi alguns exercícios com bola suíça, anilhas, isometria e bases instáveis. Antes de realizar a montagem dos treinos, pesquisei via internet e presencialmente treinos funcionais para MMA, sendo que não encontrei nenhuma, ou quase nada de relevância  na internet. Somente trabalhos limitados que não atendem necessidades específicas e individuais dos atletas de MMA. Então não me sobrou muitas alternativas a não ser desenvolver exercícios para agregar desenvolvimento muscular, de propriocepção e agilidade para este meu aluno. Sem querer ser o dono da verdade, e sem criticar o que já está estabelecido como exercício, mas não se encontra muita coisa para este objetivo de treino. 
Não pensem que os treinos que desenvolvi são de técnicas de luta. Apesar de ter praticado seis anos de jiu jitsu e dois anos de luta olímpica, o Princípio de Especificidade é realizado na própria aula de MMA que ele realiza. As técnicas que estou utilizando com ele representam ferramentas que possibilitam o desenvolvimento um pouco mais além daqueles que apenas treinam as técnicas de luta no tatame. Além disso, procurei exaustivamente exercícios parecidos com os que utilizo e desenvolvi nas séries  de meu aluno, mas não encontrei. Apenas o tradicional e limitado treino de sempre.
Caso queiram conhecer o treino que estou realizando, entrem em contato, será um prazer apresentar os exercícios que atualmente aplico com meu aluno. Os treinos estão sendo realizados na Academia Movimentos pela manhã, abraços.

Paulo Vicente - Personal Trainer


terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

O Ano começa agora !! Será ?!?!


No Brasil, existe uma frase que diz que tudo só começa a funcionar depois do Carnaval. O pior é que muita gente pensa assim. 
Se você acha que realmente é dessa forma que as coisas funcionam, então você já perdeu um mês e meio, porque a concorrência já saiu na frente. Este ano eu fiquei impressionado como muita gente saiu a todo vapor logo no começo do ano. E hoje, com certeza, eles já estão bem adiantados nas metas que traçaram.
Não perca mais tempo, trace objetivos, metas, busque recursos para seus projetos, ligue para alguém, escreva, pense e, principalmente, cuide da saúde !!!
Sem saúde nada disso será possível, e aí vai mais uma dica importante: malhe !!! Mas malhe com consciência, com objetivos traçados, com informação, com alimentação adequada e com uma boa orientação!! Desenvolva prazer em atividade física através de seus resultados, mas para que seus resultados sejam aparentes, o treino deve ser adequado !!
Neste ano que já se iniciou, estaremos juntos para que seus objetivos sejam alcançados da melhor forma possível, com saúde, segurança e muita satisfação. Entre em contato.
Paulo Vicente – Personal Trainer

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Royal Life - Cruzeiro Temático Fitness - (eu estarei lá !!!)


Grandes amigos, em breve estarei em alto mar, fazendo uma das coisas que mais gosto na vida. A Royal Caribbean apresenta  o cruzeiro temático Royal Life, um cruzeiro Fitness, com opções de atividades físicas orientadas. Tive o imenso prazer de ser convidado a ministrar aulas de Bike Indoor Schwinn Cycling nos seis dias em que o navio “Splendour of the Seas” estará realizando o Cruzeiro. A saída do porto de Santos será 23/02/13. 
Durante as noites em alto mar, os hóspedes terão uma série de atividades a bordo para todas as idades, como aulas de hidroginástica, bike indoor (estarei como professor !!!), pilates, iôga, tai chi chuam, alongamento, zumba e gincana para toda família.
E tudo isso com vista para as belas praias do litoral brasileiro e um cardápio especial com pratos saudáveis, especialmente preparados por uma equipe especializada em bem estar e qualidade de vida.
Os participantes terão ainda a oportunidade de assistir gratuitamente a aulas com nutricionistas, que ensinarão como montar um cardápio saudável, e palestras com profissionais da área de saúde.
Além da extensa programação de atividades físicas, os hóspedes do cruzeiro Royal Life poderão curtir os momentos de relaxamento nas áreas de lazer do navio, que conta com  piscinas, jacuzzis, spa, solário, teatro, lojas e salão de beleza. O navio tem capacidade para mais de 2.400 hóspedes.
Acesse o site oficial da Royal Caribbean e veja os detalhes do Cruzeiro Fitness  ROYAL LIFE !!!

Paulo Vicente - Personal Trainer

A Importância do Treino de Panturrilhas


A panturrilha, por muitas vezes deixada de lado e treinada como último exercício da série, sem muita importância, pois saiba que ela tem um papel importantíssimo, principalmente para quem corre. A corrida trabalha intensamente este músculo, mas muitas vezes não é o suficiente, principalmente pelo fato da importância que ela tem para outros objetivos e para o condicionamento global.

 A panturrilha impulsiona o sangue dos membros inferiores para os superiores. Quando a panturrilha esta fortalecida o processo de circulação é mais rápido. Este grupo muscular sustenta as pessoas em pé e trabalha muito durante uma caminhada, imagine em uma corrida. A panturrilha é uma das regiões mais utilizadas pelos corredores, é responsável por receber todos os impactos da corrida e por sustentar a articulação do joelho. 

A panturrilha é responsável pela força inicial e final das pisadas. Durante uma simples caminhada, sentimos apenas metade do peso do corpo, porém durante a corrida sentimos três vezes mais o peso. Para fortalecer a panturrilha é preciso fazer exercícios de alongamento e de sobrecarga. A panturrilha fortalecida ajuda a evitar lesões durante a corrida. Quando a panturrilha esta enfraquecida todo o impacto vai para os joelhos, causando vários danos a essa articulação.

Todos os exercícios feitos para a panturrilha têm biomecanicamente a mesma função, porém a variação das séries estimula o sistema nervoso a fazer uma leitura diferente de cada exercício.
Por esta razão é importante a variação de exercícios, em pé com caneleiras, com anilhas, no leg press, unilateral, no agachamento hack, e por aí vai....
É necessário ter séries com grandes repetições e cargas que possibilitem uma amplitude grande de movimentos. Não adianta colocara cargas excessivas e o movimento ser curto.

Além do resultado estético, a importância para um condicionamento global, fazem da panturrilha um dos grupos musculares mais importantes a serem treinados. Procure sempre orientação de um Personal Trainer qualificado.

Paulo Vicente - Personal Trainer

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

A importância do trabalho aeróbico no ganho de massa muscular


Muitos alunos me questionam com relação ao trabalho aeróbico ser causador de perda de massa magra. Fiquem tranqüilos àqueles que treinam hipertrofia, ou apenas querem manter a massa magra. Podem e devem realizar exercícios aeróbicos. 
Muitas pessoas deixam de fazer exercícios aeróbicos por medo de perder músculos.  Claro, é possível que você perca músculos fazendo exercícios aeróbicos, mas é altamente improvável. Apenas quantidades excessivas de cardio fariam com que isso acontecesse, pois o excesso de treinamento tornaria o lado catabólico da balança mais forte. É difícil generalizar e apontar um número específico, mas é possível afirmar que a maioria das pessoas poderiam fazer 45-60 minutos de aeróbicos por dia, 6-7 dias por semana, sem perder músculos, desde que se alimentem corretamente.
O exercícios aeróbicos podem melhorar a sua recuperação a partir da musculação, promovendo a circulação sanguínea e o transporte de oxigênio para os músculos.
Exercícios aeróbicos forçam a circulação de oxigênio através de seu corpo, aumentando o número e o tamanho dos seus vasos sanguíneos. Os vasos sanguíneos são rotas de abastecimento que transportam oxigênio e nutrientes aos tecidos do corpo, incluindo músculos, além de ajudar no crescimento, reparação e recuperação muscular. A expansão desta rede circulatória é chamada de densidade cardiovascular.
Assim,  os exercícios aeróbicos podem realmente aumentar a recuperação e crescimento muscular, através do desenvolvimento das vias circulatórias que fornecem nutrientes para os músculos. O treinamento cardiovascular é importante para a queima de gordura, para uma boa saúde e para a construção muscular.
Concluindo, você está muito mais propenso a perder músculos por não comer direito, do que por fazer aeróbicos em demasia. Muitas pessoas acreditam que devem “passar fome” para perder gordura. Infelizmente, essa abordagem fará com que elas percam músculos juntamente com a gordura. A única maneira de manter sua massa magra e perder gordura é alimentar os músculos com muitas calorias e nutrientes essenciais e, ao mesmo tempo, queimar a gordura com exercícios aeróbicos.
Se o seu objetivo é o desenvolvimento muscular, perder gordura ou ambos, você sempre deve incluir alguma forma de atividades aeróbicas, como parte de seu programa de treinamento. Sempre procurem orientação de um Personal Trainer e de um Nutricionista.

Paulo Vicente - Personal Trainer

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Treinando Tríceps - Tríceps Banco


Olá amigos, vamos tirar algumas dúvidas sobre um exercício que sempre utilizo com meus alunos, o Tríceps Banco. Geralmente é um exercício que proporciona um excelente resultado não só para tríceps, mas para ombros também. Porém deve seguir alguns cuidados para que não haja risco de lesão.
Como é um exercício realizado com o peso do próprio corpo, quanto maior for a amplitude, maior o grau de dificuldade. Outro ponto que pode-se utilizar para gerar uma certa dificuldade e aumentar o esforço é trabalhar com o apoio dos pés. 
Se os pés ficarem apoiados no chão com os joelhos flexionados, a alavanca diminui, gerando um exercício de esforço moderado, que pode ser realizado sem grandes dificuldades.
Já se os pés ficarem apoiados no chão com as pernas retas, a dificuldade aumenta ligeiramente. Para que se possa tornar este exercício para um atleta mais avançado, os pés podem ser apoiados em um banco, ou ainda acrescentar pesos sobre as pernas, gerando um grande esforço muscular. Ainda existe a possibilidade de gerar uma instabilidade no exercício, apoiando os pés sobre uma bola suíça, trabalhando assim os estabilizadores da coluna e entrando na categoria de exercícios funcionais.
Lembrando que a abertura das mãos deve ser a mesma abertura do quadril, os braços não devem ser totalmente estendidos e a pegada deve ser firme para aliviar a tensão na articulação dos punhos.
Agora que as dúvidas foram sanadas, ótimos treinos e sempre procure a orientação de um Personal Trainer qualificado.

Paulo Vicente – Personal Trainer
www.personalpaulo.webnode.com

A importância do descanso entre os treinos


Quando se inicia um programa de treinamento em academia de musculação, grande parte das pessoas acredita que quanto mais exercícios melhor, que se com alguns exercícios será bom, com o dobro ou o triplo os resultados também possam ser multiplicados. Mais na verdade o nosso organismo precisa de certo tempo para recuperar-se, e é no descanso que acontece o processo de hipertrofia.
Durante o treinamento o objetivo é causar micro lesões nos músculos de forma que o corpo os repare e reconstrua, sendo os novos tecidos mais fortes e preparados para os próximos treinos. Precisamos entender esse processo de super compensação, que durante os dias de descanso, com uma alimentação adequada o organismo irá recuperar os danos causados pelo treinamento e construir músculos mais fortes. E é assim que acontece, ou deve acontecer todos os dias. 
O intervalo pode variar dependendo do objetivo e da intensidade do treino, que geralmente está entre 48 e 72 horas mais podendo chegar até uma semana dependendo do grupo muscular. E aí pode estar à dificuldade de aumentar a massa muscular, quando treinamos o mesmo grupo muscular sem que ele esteja totalmente recuperado geramos um grande estresse, favorecendo ao catabolismo ao invés do desejado anabolismo. Com isto em vez do músculo crescer, ele definha, podendo gerar lesões que acarretarão em suspensão temporária dos treinos.
Se você quer resultados, acredite, existem três fatores essenciais: treino, alimentação e descanso. Se qualquer um destes não estiver sendo seguido de forma adequada, provavelmente os resultados não serão satisfatórios ou potencializados. Procure sempre orientações de um professor de Educação Física qualificado.

Paulo Vicente - Personal Trainer

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Desenvolva força e qualidade de vida com aulas de Bola Suíça


Olá amigos !!! Quem acha que aulas com Bola Suíça se restringe apenas a aulas de Pilates com bola, alongamento e sessões de fisioterapia, se engana. A Bola Suíça é um excelente recurso para quem busca força muscular, força estabilizadora, trabalho funcional, todos unidos a uma aula desafiadora e divertida. Tente ficar de joelhos em cima de uma bola de 65 cm, realizar abdominais sobre a bola, realizar uma flexão de braço apoiado em uma bola, ou ainda, com muito treino, ficar em pé sobre a bola !!!  As técnicas aplicadas aos exercícios com a bola reduz em praticamente zero o risco de lesão, devido ao amortecimento que ela proporciona e a superfície de contato que a bola promove ao corpo do aluno, respeitando suas curvaturas naturais. 
A Bola Suíça pode ser um ótimo aliado para quem busca uma qualidade de vida saudável com exercícios físicos, indicada para quaisquer níveis de condicionamento físico, pois proporciona formas de exercícios que exigem, além de esforço físico, muita concentração, respiração correta e autocontrole.
Estou ministrando aulas de Local Ball na Academia Gava as segundas, quartas e sextas, antes das aulas de Bike Indoor. Entre em contato com a academia e informe-se sobre aula experimental. Aguardo vocês para uma aula diferente, divertida e segura. 

Paulo Vicente - Personal Trainer

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Columbia Cruce - Uma das Provas de Aventura mais espetaculares do Mundo

Grandes amigos, me sinto com muito orgulho, pois nesta sexta-feira (01/02/13) terminei a preparação de um cliente meu, ao longo de um ano inteiro, para a realização de uma das provas de Corrida de Aventura mais difíceis do mundo, o Columbia Cruce, no Chile. Muito trabalho e dedicação nesta preparação, envolvendo perda de peso, acompanhamento nutricional, desenvolvimento de força e massa muscular, trabalho funcional, propriocepção, e principalmente foco !!! São três dias de provas, contornando três vulcões, a pé em uma corrida de aventura única. 

O objetivo da prova é atravessar a Cordilheira dos Andes, ligando Argentina e Chile, por uma distância de mais de 100 km, dividido em três etapas. Desde os  Andes oferecendo muitas etapas pela qual se unem os dois países, o percurso muda a cada ano, mantendo únicas definições geográficas do mundo.

Os lugares onde ocorrem o evento são de uma beleza sem igual. Corredores atravessam montanhas e vulcões, picos nevados, bosques, lagos, vales e áreas rochosas.

Apesar de realizado durante o verão, as variações climáticas são enormes. Algumas edições foram acompanhadas por dias ensolarados, com temperaturas que podem chegar a 20 graus. No  entanto, os corredores podem enfrentar  condições meteorológicas adversas verdadeiras que podem incluir neve, frio, ventos fortes e chuvas pesadas.

Por tudo isso, o desgaste  físico  é enorme e exige treinamento intenso antes. É uma prova para quem gosta de aventura e está disposto a enfrentar três dias consecutivos  entre as montanhas, suportando todas as dificuldades que isso implica.

Embora esta seja uma corrida de aventura extrema, não consegue atrair um grande número de corredores de todo o mundo. Na última edição participaram mais de 1.500 atletas de 25 países diferentes.

A corrida é realizada em equipes de duas pessoas (mulheres, homens ou mistas) devem ficar juntos por toda a viagem. Na décima segunda edição, devido à alta procura, decidimos adicionar a categoria individual.

O esforço e compromisso de tempo, energia e recursos necessários para executá-lo ao vivo gera  intensas emoções e memórias duradouras.

A organização de um evento esportivo desta magnitude não é fácil. Uma equipe de mais de 30 pessoas trabalhando duro nos meses anteriores, tornando-se mais de 300 durante os dias da prova. De refeições, para campos armados, proporcionando hidratação e transferências, todos exigem um enorme esforço humano e coordenação, especialmente porque ocorre em áreas de alta montanha, isolado dos centros urbanos.

A segurança é uma prioridade para a organização. Então, ao longo da prova tem uma equipe médica servindo os competidores e, se necessário, decidir se alguém pode ou não continuar. Além disso, em caso de emergência, tem o apoio de ambulâncias e helicópteros para realizar resgate e realocação.

Todas essas características tornam o Columbia Cruce  uma corrida única no mundo.

Paulo Vicente - Personal Trainer
www.personalpaulo.webnode.com