Visite Site Oficial

Visite Site Oficial
BLOG WITH TRANSLATOR

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

1 de setembro - Dia do Profissional de Educação Física

Grandes amigos, amanhã, 1 de setembro, é comemorado o Dia do Profissional de Educação Física (minha área!!!). Nos últimos anos, houve um grande aumento e valorização da profissão. Pessoas procuram profissionais desta área para os mais diversos objetivos, como qualidade de vida, manutenção da saúde, indicação médica, esportes de rendimento, trabalho laboral, professores de educação física escolar, entre outras áreas de atuação em que se precise de atividade física orientada. Fico muito feliz de atuar nesta área e parabenizo todos meus companheiros de profissão por este reconhecimento justo.
 



Paulo Vicente - Personal Trainer

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

COMEÇAM HOJE AS PARAOLIMPÍADAS

Grandes amigos, muitos não sabem, mas hoje começam as paraolimpíadas.

 
As Paraolimpíadas são o equivalente das Olimpíadas tradicionais, porém ocorre a participação somente de atletas com deficiências físicas e sensoriais (exemplos: amputações, cegueira e paralisia cerebral) e deficientes mentais. As modalidades são adaptadas (tempo, quadras, equipamentos, pistas) às necessidades físicas dos atletas. Estes jogos mostram que, apesar da deficiência física, estas pessoas conseguem se dedicar aos esportes em nível profissional. É um exemplo de integração e inclusão social e esportiva para os portadores de necessidades especiais. Os Jogos Paralímpicos são organizados pelo Comitê Paralímpico Internacional com sede em Bonn (Alemanha).

Paraolimpíadas 2012

Em 2012, os Jogos Paralímpicos ocorrerão em Londres (Inglaterra), entre os dias 29 de agosto (cerimônia de abertura) e 9 de setembro (cerimônia de encerramento). Haverá a participação de mais de cinco mil atletas (esperado) de 150 países (esperado), inclusive do Brasil. Vinte esportes estão no pragrama paraolímpico de 2012.

História

As Paraolimpídas foram organizadas pela primeira vez em 1960 e aconteceram na cidade de Roma (Itália). Organizada pelo COI (Comitê Olímpico Internacional), esta primeira edição teve competições dos seguintes esportes: esgrima, basquete, atletismo, tênis de mesa e arco-e-flecha.

Na última edição, que ocorreu na cidade de Pequim em 2008, cerca de 4 mil atletas participaram. A China ficou em primeiro lugar no quadro de medalhas (89 de ouro, 70 de prata e 52 de bronze)
 
Participação e desempenho do Brasil nas Paraolimpíadas de Pequim 2008:
- Nas Paraolimpíadas de Pequim, em 2008, os atletas brasileiros fizeram bonito e conquistaram 16 medalhas de ouro (8 na natação, 4 no atletismo, 1 no judô e 1 no futebol de 5 e 2 na bocha), 14 de prata (4 no atletismo, 7 na natação, 2 no judô e 1 no tênis de mesa) e 17 de bronze (7 no atletismo, 4 na natação e 2 no judô, 1 na bocha, 2 na equitação e 1 no remo). Nosso país ficou em 9º lugar no quadro de medalhas.

fonte:http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/paraolimpiadas_2012.htm

Paulo Vicente - Personal Trainer
www.personalpaulo.webnode.com

29 de agosto - Dia Nacional de Combate ao Fumo

Basta manter um cigarro aceso para poluir o ambiente. A fumaça do cigarro contém mais de 4.700 substâncias tóxicas, incluindo arsênico, amônia, monóxido de carbono (o mesmo que sai do escapamento dos veículos), substâncias cancerígenas, além de corantes e agrotóxicos em altas concentrações. Imagine a quantidade de toxidade que várias pessoas fumando deixam no nosso Planeta.

Além dos danos à saúde (como diferentes tipos de câncer, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, impotência sexual no homem, infertilidade na mulher, osteoporose e catarata entre mais de 50 doenças diretamente relacionadas ao tabagismo), ao longo da cadeia de produção do tabaco há fatores que afetam o meio ambiente e toda a sociedade: uso de agrotóxicos, adoecimento dos fumicultores, inclusive crianças e adolescentes, desmatamento, incêndios, resíduos urbanos e marinhos.

Os agricultores são vítimas de doenças causadas pelos pesticidas e pelo manuseio da folha de tabaco (doença do tabaco verde, com sintomas que incluem náusea, vômito, fraqueza, dor de cabeça, tonteira, dores abdominais, dificuldade para respirar e alteração na pressão sanguínea). Dentre as crianças e adolescentes de 5 a 15 anos envolvidas em atividades agrícolas na região Sul do Brasil, 14% trabalham no cultivo do tabaco, ficando expostas a grandes quantidades de agrotóxicos.

Nos países em desenvolvimento, o desmatamento devido ao plantio e secagem das folhas do tabaco corresponde a 5% do total. Para cada 300 cigarros produzidos, uma árvore é sacrificada. O fumante de um maço de cigarros por dia consome duas árvores em um mês. Ainda que as zonas desmatadas sejam reflorestadas, não são refeitas as condições naturais quanto à flora e à fauna da mata virgem. O desmatamento está associado ainda a surtos de doenças infecciosas, e à erosão e destruição do solo.

Pelo menos 25% dos incêndios rurais e urbanos são causados por pontas de cigarros. Os filtros, por sua vez, estão carregados de materiais tóxicos que podem demorar mais de cinco anos para se decompor. Há contaminação do solo e bloqueio dos sistemas das águas e esgoto. As pontas de cigarros são levadas pela chuva para rios, lagos, oceanos, matando peixes, tartarugas e aves marinhas que podem ingeri-las.
 
Existem algumas maneiras de se deixar de fumar. As atividades físicas são as mais indicadas, pois promovem um estímulo para manutenção da saúde além de aumentar a auto-estima. Você praticando a atividade física de sua preferência, o consumo de oxigênio passa a ser mais exigido, deixando a fumaça de lado naturalmente. Teste esta idéia e contribua para um mundo mais limpo. Abraços e bons treinos.
 
Paulo Vicente - Peronal Trainer

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Matéria da Revista Isto É - Como os Superatletas ajudam na Sua Saúde

Olá amigos, estou compartilhando uma matéria bem interessante que saiu na Revista Isto É, sobre métodos e treinamento e recuperação, antes disponíveis para atletas de rendimento, hoje já acessível para praticantes em geral.

Dos superatletas para você

Tratamentos, exames e diversas tecnologias desenvolvidas a partir dos estudos com os esportistas de elite chegam ao dia a dia das clínicas e hospitais e beneficiam milhares de pacientes. por Mônica Tarantino e Monique Oliveira


Quando um paciente com insuficiência cardíaca recebe um programa de exercícios físicos personalizado ou um praticante de tênis é submetido a uma cirurgia pouquíssimo agressiva para recuperar uma lesão no quadril, eles podem não saber, mas estão se benefíciando de técnicas avançadas usadas antes em atletas. Tratamentos como esses só foram possíveis graças às pesquisas da ciência do esporte, realizadas para entender do que são feitos os atletas de elite, esses seres de incrível capacidade física que, mais uma vez, encantaram o mundo na última Olimpíada. Gente do porte do jamaicano Usain Bolt, do americano Michael Phelps e da brasileira Yane Marques. Medalha de bronze no pentatlo moderno (esgrima, natação, hipismo, tiro esportivo e corrida), a pernambucana de 28 anos creditou parte de seu sucesso a esses estudos. “Nos últimos anos, temos trabalhado muito em relação à ciência do esporte: biomecânica, biomedicina, uma série de testes e exames”, disse ela logo após a vitória. “Isso pode fazer diferença de meio segundo numa prova. Foi o que garantiu meu melhor tempo na natação.” Cedo ou tarde, os ensinamentos extraídos dessas pesquisas migram do Olimpo do esporte para o dia a dia das clínicas e hospitais. E lá também são o diferencial: criam uma medicina sofisticada, eficaz. A medicina vinda dos superatletas.

A título de comparação, o que acontece com o esporte e a medicina é o mesmo observado com a Fórmula 1 e a indústria automobilística. Ou seja, a partir do excepcional, obtêm-se lições que servem de base para soluções que facilitam a vida de todos. Muito do design e da potência dos carros de hoje veio de conceitos criados para a Fórmula 1. No que diz respeito ao esporte e à saúde, a ciência aprendeu demais sobre o corpo humano estudando os superatletas. Uma das maiores contribuições foi no campo cardíaco. Em 1989, a observação de esquiadores de cross country (espécie de maratona com distâncias que chegam a 50 quilômetros) mostrou que o coração deles tinha dimensões diferentes. “Ele chega a ser 50% maior na espessura do ventrículo esquerdo, responsável por bombear o sangue”, afirma o médico Nabil Ghorayeb, da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Esse aumento de tamanho se deve à necessidade imposta ao coração dos atletas de mandar mais sangue para o corpo, submetido a extrema demanda.

 Muito boa a matéria, veja na íntegra no link:

http://www.istoe.com.br/reportagens/230666_DOS+SUPERATLETAS+PARA+VOCE+

 
Paulo Vicente - Personal Trainer


sábado, 25 de agosto de 2012

A IMPORTÂNCIA DO SONO PARA OS EXERCÍCIOS FÍSICOS

Para que haja um perfeito funcionamento das funções vitais no decorrer dos anos de sua vida, é necessário um equilíbrio entre o desgaste e reposição. Quando nosso corpo realiza qualquer função, seja física, fisiológica ou mental, há um gasto energético onde é utilizado uma espécie de combustível chamado ATP para as ações realizadas.

 
O organismo tem duas fases distintas: o CATABOLISMO (consumo, o gasto de energia) e o ANABOLISMO (o estoque, a síntese de energia e funções vitais), por isso é fundamental a revitalização protéica dos músculos após um treinamento - um bom repouso e uma tranquila noite de sono. No momento do treinamento em si, o que ocorre é o CATABOLISMO, onde estamos gastando reservas energéticas, rompendo fibras musculares e gerando estresse muscular. Já na noite de sono ocorre o ANABOLISMO, a recuperação dos substratos energéticos, a regeneração das fibras musculares, a reconstrução celular.
O sono tem entre suas principais funções a recuperação da perda de energia e onde se consolida a memória e a liberação de hormônios como o GH (responsável pelo crescimento e vigor muscular). Não esqueça que a fragmentação do sono e noites mal dormidas são responsáveis não só por danos à saúde, mas também, pelo lado estético e distúrbios de humor. O sono tem papel decisivo para a renovação celular que garante uma aparência e estado físico saudável.
Os desajustes do padrão de sono abrangem desde deficiência de aprendizagem, redução do tempo de atenção e reação, aumento da irritabilidade, diminuição da memória, alterações metabólicas e endócrinas e até quadros hipertensivos. Busque a prática de uma rotina, dormir e acordar em um mesmo horário faz com que o organismo não passe privações de sono, o sono não será compensado no final de semana, isso não acontece, a ingestão de líquidos com cafeína, álcool também podem ser um estimulante para o cérebro, e esteja também atento aos fatores psicológicos. Deve-se RELAXAR, a ansiedade, o medo do futuro, a depressão, impedem uma noite de sono tranquilo.
DURMA BEM E BONS TREINOS !!!
fonte:http://www.autenticavida.com.br/conteudo.asp?tip=expert&cod=33&mat=186

Paulo Vicente - Personal Trainer
www.personalpaulo.webnode.com

terça-feira, 14 de agosto de 2012

OLIMPÍADAS DE LONDRES - OPINIÃO

Grandes amigos, nossa participação olímpica não superou as expectativas.  Três ouros, cinco pratas e nove bronzes.  Ficou claro que não houve um planejamento para que pudéssemos sair do “quase”. Quando digo sair do “quase”, quero dizer que “quase” ganhamos o ouro no vôlei de areia masculino, “quase” ganhamos o ouro no futebol, “quase” nos classificamos no tae kwon do, “quase” ganhamos da Argentina no basquete, e o maior “quase” de todos : “quase” fomos ouro no vôlei masculino. Mas tivemos méritos como a medalha de ouro no vôlei feminino depois de “quase” serem eliminadas na primeira fase, tiveram uma reação espetacular e superaram as favoritas americanas. Também surpresas extremamente agradáveis com o judô feminino, o boxe, o pentatlo, e as argolas. Não desmerecendo outras medalhas conquistadas, mas estas foram de muita garra, de muita raça e de muita superação. Falta de condições de treino, falta de estrutura, falta de apoio, mas um sonho maior que qualquer obstáculo !!!  Atletas antes desconhecidos agora terão que conviver com a pressão da mídia, que foi um dos fatores que derrotou outros atletas que contávamos como medalhistas: Guilheiro, Tiago Camilo, Maureen Maggi, Fabiana Murer, Poliana Okimoto. Todos realizaram o melhor de si, não tenho dúvidas, mas as expectativas criadas em torno deles sufocaram o brilho de cada um. Não desmerecendo todos os outros atletas de outros países que também treinaram, se superaram e obtiveram resultados melhores que os nossos atletas. Porém com um fator a favor, uma construção olímpica, preparados desde a escola e com um apoio do governo durante vários ciclos olímpicos. E é este ponto que falta para nosso país, uma preparação desde a infância, na escola, apoiando e capacitando professores para que estes sejam os primeiros técnicos dos futuros campeões. Mas ainda somos uma potência em vôlei e futebol (como?!). Somos medalha de prata no futebol, tudo bem não ganhamos o ouro e nossa cultura não permite valorizar a prata, mas não podemos negar que subimos ao segundo degrau mais alto do pódio. E o vôlei masculino também, perdeu para uma seleção de alto nível, ou seja para ela mesma. Agora é aguardar 2016, a responsabilidade é grande e a dedicação também deve ser. Abraços.

Paulo Vicente - Personal Trainer

sábado, 11 de agosto de 2012

NO DIA DOS PAIS CONHEÇA UM POUCO MAIS DE TOURO MORENO, PAI DE ESQUIVA FALCÃO

NO DIA DOS PAIS CONHEÇA UM POUCO MAIS DE TOURO MORENO, PAI DE ESQUIVA FALCÃO
Se você se surpreendeu com os nomes dos dois boxeadores brasileiros que estão levando medalhas nos Jogos Olímpicos de Londres, Esquiva e Yamaguchi, espere até ouvir o nome do pai deles: Touro Moreno, o homem que entrou para a Galeria dos Incríveis Pais de Atletas.
Esta galeria não existe, mas deveria existir. Faria jus a grandes figuras sem as quais faltaria atleta para fazer uma Olimpíada daquele tamanho – os pais que cultivam sonhos em relação a seus filhos e, com mão de ferro, os levam a realizá-los. No caso de Touro Moreno, o sonho era a vitória nos ringues. No caso da mãe de Julião Neto, outro pugilista, o sonho é que ele desse certo na vida, escapando do destino violento de muitos meninos nascidos em condições de pobreza na periferia de Belém. Sonho comum, de mãe, mas ainda assim um grande sonho.
Touro Moreno Falcão é um senhor de 75 anos que vive em um lugarejo chamado Jacaraípe, no município de Serra, na Grande Vitória. Foi descrito pelo cineasta capixaba Juliano Enrico como um “senhor com cara de Einstein, corpo de Stallone e falando como o Didi Mocó”. Deu para imaginar? Saberemos mais sobre ele, que está virando tema de um documentário, ainda em produção.
Por enquanto, sabemos que, pobre, briguento e obcecado por esporte, Touro Moreno não foi levado a sério durante quase toda a sua vida. Foi temido, isso sim; afinal, era capaz de enfrentar vários homens de uma vez só. Mas respeitado, não. Teve 18 filhos em três casamentos e tentou que os meninos seguissem seus passos. Treinava-os em casa, esmurrando bananeiras no quintal e correndo nos caminhos de terra da zona rural. Deu certo com Esquiva e Yamaguchi (este nome japonês é uma homenagem a um vizinho que morreu assassinado).
PARABÉNS A TODOS OS PAIS NESTE DIA ESPECIAL !!!! PARABÉNS PAI !!!!!
Paulo Vicente - Personal Trainer www.personalpaulo.webnode.com

30 minutos de exercícios são suficientes?

Estudos recentes, mais precisamente realizado em 2001, pela American College of Sports Medicine, dizem que 150 minutos semanais são suficientes para a manutenção de  qualidade de vida e saúde. Ou seja, 30 minutos diários de segunda a sexta. Porém muito se fala em 30 minutos de exercícios para perda de peso, que seria muito superficial para os resultados se não aliados a uma dieta específica para o objetivo. Equipamentos “milagrosos” , anunciados na TV, que prometem resultados fantásticos em um curto espaço de tempo ficam apenas na propaganda e não nos resultados. Para uma pessoa que tem como objetivo sair do sedentarismo e melhorar funcionalidades diárias como subir uma escada, dirigir um automóvel, carregar uma sacola, etc... , os 30 minutos, de preferência diários, ajudarão muito sem sombra de dúvidas, sempre bem orientados por um profissional qualificado. Porém para pessoas com condicionamento físico  já desenvolvido, objetivos específicos e treinos avançados, podemos acrescentar pelo menos mais 20 minutos diários, variando exercícios aeróbicos e de força, como a musculação. A musculação não tem como objetivo principal a perda de peso, mas aumenta a massa magra, aumentando o gasto calórico basal, sendo um fator de otimização para a perda de peso.  Alia-se a este treino de força, exercícios aeróbicos e alimentação balanceada.

Pode-se ter resultados expressivos de qualidade de vida e manutenção da saúde com 30 minutos diários de exercícios físicos, porém para objetivos específicos e perda de peso, o treino é mais complexo, envolve mais tempo e dedicação aos treinos, além da alimentação e o mais importante: não há milagres, e sim treino e muita dedicação. Abraços.

Paulo Vicente - Personal Trainer

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

GANHE UMA SQUEEZE PERSONALIZADA, NÃO É SORTEIO, É BRINDE !!!

Olá amigos !!! Estou disponibilizando para quem quiser adquirir uma squeeze personalizada. Não é sorteio !!! É brinde mesmo para quem quiser. Basta clicar em "Participar deste site" em www.personalpaulo.blogspot.com e curtir o site www.personalpaulo.webnode.com (na primeira página do site, embaixo). Pronto !!! Só me comunique em qual academia fica melhor para retirar seu brinde, na Movimentos ou na Gava. As squeezes estarão disponíveis nas recepções das academias, mas não esqueça de me avisar, também pode escolher o modelo branco ou o modelo preto. Abraços a todos e retirem seus brindes, estoque limitado !!!

Paulo Vicente - Personal Trainer
www.personalpaulo.webnode.com

sábado, 4 de agosto de 2012

AULA SOLIDÁRIA - ARRECADAÇÃO DE ALIMENTOS - 04-08-12


Paulo Vicente - Personal Trainer
Grandes amigos, mais uma manhã de sábado perfeita !!!! Mais duas Aulas Solidárias, com arrecadação de alimentos desta vez. O montante arrecadado já foi destinado e devidamente entregue para a Entidade Assistencial. Desta vez a Entidade escolhida foi a ACRIDAS (Associação Cristã de Assistência Social). As aulas rolaram em um clima de muita energia, muita dedicação, o dia estava perfeito e o empenho dos participantes era contagiante. Muito obrigado a todos que participaram e fizeram o possível para que o evento acontecesse. Abraços e todos e confiram algumas fotos no site http://personalpaulo.webnode.com/galeria-de-fotos/photogallerycbm_320381/80/ e todas as fotos no facebook http://www.facebook.com/#!/media/set/?set=a.4383934166089.2174035.1520295401&type=1. Aguardem a próxima aula, será em outubro !!!!