Visite Site Oficial

Visite Site Oficial
BLOG WITH TRANSLATOR

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Matéria da Revista Época sobre perda de peso com a internet

BOTÃO DE “CURTIR” E MÚSICA AGITADA
O mecanismo de informação e correção também explica o sucesso de aplicativos de celular que estimulam a atividade física. É o caso dos contadores de passos. Segundo uma pesquisa publicada em 2007, os usuários aumentam sua atividade física em 2 mil passos por dia, o equivalente a 1,6 quilômetro ou 30 minutos de caminhada. O levantamento foi feito pelo Centro de Pesquisas Biomédicas Pennington, nos Estados Unidos. Outro exemplo é o programa Nike +, que conecta o corredor ao Facebook no início do treino. Cada vez que alguém aperta o botão de “curtir”, o corredor ouve palmas de incentivo. O aplicativo também permite programar uma canção agitada para quando o ritmo estiver esmorecendo. Ele é o favorito da analista de mídias digitais Luiza Spinelli, que corre pelo menos duas vezes por semana. Aos 24 anos, incomodada com uns quilos a mais, ela começou a perder peso com a ajuda do aplicativo que instalou em seu celular.  
Ter amigos no Facebook parece contar a favor da perda de peso. Uma pesquisa feita pelos criadores do programa MyFitness-Pal (uma espécie de contador de calorias de bolso, que pode ser carregado no celular) mostrou que os usuários emagrecem na mesma proporção em que cresce o número de seus amigos. Quanto mais gente olhando, melhor o resultado. A influência de amigos virtuais levou a administradora de empresas Carolina Arcanjo, de 28 anos, a perder mais de 50 quilos. A um passo da diabetes, com 131 quilos, pernas inchadas e dor nas costas, ela quase não conseguia passar na catraca do cinema, seu passatempo favorito. Carolina encontrou na internet o apoio de desconhecidos que, como ela, precisavam emagrecer. Atualmente com 80 quilos (ela deseja perder mais 8), Carolina reatou com o namorado, fez cirurgia de redução de estômago e sonha com as primeiras férias de biquíni em Bertioga, no Litoral Norte paulista.  
Uma série de estudos comparativos tentou medir cientificamente a eficácia dos métodos de emagrecimento virtuais diante dos demais. O mais completo até agora é o de Jean Harvey-Berino, do Departamento de Ciências da Nutrição da Universidade de Vermont, nos Estados Unidos. Ele foi o primeiro a comparar o tratamento considerado padrão-ouro (que inclui dieta, atividade física e terapia comportamental) aos programas on-line. Publicado no periódico científico Preventive Medicine, o resultado mostra que houve maior perda média de peso (6,1 quilos) entre os integrantes do grupo que fizeram terapia cara a cara.  
Os médicos avisam, porém, que regimes digitais não servem para todos. O neurocientista americano Mark Mattson diz que esse tipo de recurso não ajuda quem não tem acesso permanente a um computador, não usa celulares inteligentes ou não tem afinidade com esses aparatos da tecnologia. “Há quem prefira pagar um médico e ir ao consultório”, diz Mattson. O consultor de seguros Jaime Delgado, de 45 anos, é assim. Ele emagreceu 6 quilos em 45 dias, frequentando uma clínica de nutrição. “Eu me obrigava a seguir o que foi combinado para poder apresentar bons resultados na visita ao consultório”, diz Delgado. Antes, o consultor tentou emagrecer com a ajuda de um programa eletrônico, mas não deu certo. “Achei as informações muito soltas, não consegui me engajar”, diz. “Sei que tudo está ali, mas preciso da disciplina de alguém que me cobre e oriente pessoalmente.” Delgado é hipertenso e tem colesterol alto. Com a reeducação alimentar e caminhadas três vezes por semana, reduziu os índices clínicos para níveis considerados normais. A internet é um caminho cada vez mais usado para quem quer perder peso e recuperar a saúde – mas não é o único e nem o mais eficaz.

Paulo Vicente - Personal Trainer

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Exercícios aeróbicos mantém a pessoa magra ao longo da vida

Ganhar peso ao longo da vida é um problema comum ao ser humano. Com a idade, o metabolismo desacelera e o acúmulo de gordura se dá de forma progressiva. Porém, com alimentação equilibrada e a prática de exercícios constantes é possível manter o mesmo manequim de jovem. De acordo com um estudo americano, aqueles que têm dificuldade de engordar e se encontram com o peso dentro da normalidade, precisam de apenas uma hora por dia de exercícios. No entanto, homens e mulheres que se exercitam menos de 420 minutos por semana, apresentam um ganho de peso maior se comparado aqueles que têm uma vida ativa e mantém uma rotina de exercícios diários. Ainda segundo o estudo, a partir de uma idade os exercícios passam a ter uma importância fundamental na vida do ser humano. Exercícios aeróbicos como corrida, natação e até mesmo uma caminhada rápida ajudam a evitar o ganho de peso e auxiliam na manutenção da saúde.
Paulo Vicente - Personal Trainer

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

MUSCULAÇÃO FEMININA

BENEFÍCIOS DA MUSCULAÇÃO PARA MULHERES
Quando praticada de forma correta e com a orientação adequada, a musculação feminina pode trazer muitos benefícios. Ela ajuda a emagrecer e queimar as gordurinhas, um treino leve de musculação é possível eliminar cerca de 300 calorias, podendo ser mais a medida que o treino fica mais intenso.
A prática dos exercícios ainda tonifica a musculatura, combate a flacidez, ajuda o corpo a ganhar formas mais definidas e melhora a postura. Com a prática da musculação, ocorre o aumento da massa magra e o aumento da capacidade do corpo de queimar a gordura corporal. A musculação também ajuda a diminuir o colesterol e a melhorar o fluxo sanguíneo e é uma grande aliada no combate à osteoporose. A prática dos exercícios faz com que os ossos absorvam melhor o cálcio e se tornem mais resistentes.
Um dos receios das mulheres em aderir à da musculação é acabar aumentando de peso, ou engordando. Músculo e gordura são tecidos diferentes. O músculo é mais denso e firme, já a gordura é um tecido mole e sem forma. Adquirir músculos deixa as formas bem definidas e modifica o corpo, mas não significa ganhar peso. E não se desespere, a musculação para mulheres não vai transformá-la em uma montanha de músculos. As mulheres em geral não produzem uma quantidade significativa do hormônio testosterona, o que impede o alto grau de desenvolvimento de músculos.
Alongar-se antes e depois também é importante, além disso tente combinar uma outra atividade aeróbica. Procure um profissional qualificado para se orientar e comece seu treino hoje mesmo.

Paulo Vicente - Personal Trainer

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Tempo X Alimentação

Alimentar-se bem na correria do dia a dia tornou se uma tarefa bastante difícil e os resultados desta falta de tempo  estão visíveis no aumento da obesidade, doenças cardiovasculares, gastrite, depressão, etc.
Nosso organismo necessita de um fracionamento diário de refeições (5 a 6  vezes por dia) para que funcione bem, e estas refeições devem  conter todos os grupos de alimentos para que forneça os nutrientes necessários. Deixar a alimentação em segundo plano torna se  uma prática muito perigosa a saúde. Então como melhorar a alimentação e torná-la um hábito saudável e prazeroso mesmo na rotina agitada? Faça um bom café da manhã, este é um passo muito importante, afinal, você está em um processo de jejum que precisa ser quebrado, é o momento de “abastecer” o corpo para que ele possa funcionar bem o resto do dia. Reserve alguns minutos  para fazer um desjejum completo e equilibrado. Quando isso não for possível, pare em uma padaria, mas cuidado, escolha um alimento de cada grupo alimentar, por exemplo, pão ou outro cereal, leite ou derivados e uma fruta ou suco de frutas, evite os salgados fritos, refrigerantes, doces e biscoitos recheados. Nos pequenos lanches: opções interessantes são as barras de cereais (dê preferência às de baixo valor calórico e alto teor de fibras), iogurtes, frutas “in natura” e desidratadas, biscoitos integrais, suco de frutas, salada de frutas com granola,etc. E uma dica importantíssima:  beber muita água durante todo o dia . O ideal é sempre carregar uma garrafa com você, pois normalmente esquecemos de tomar água  e quando sentimos sede, já é um sinal que nosso corpo está precisando de água há mais tempo. E você.. já parou em algum momento do dia para refletir sobre como está sua alimentação? Se a resposta for não, está na hora de mudar seus conceitos, afinal aquela frase ” Você é o que você come”  se encaixa perfeitamente nos nossos dias atuais. Portanto, embora a correria do cotidiano dificulte a manutenção de uma alimentação saudável, é importante arrumarmos um tempinho para cuidar dela, e se ainda houver dúvidas, mantenha uma atividade física regular orientada e consulte uma nutricionista, ela  ajudará na organização do seu tempo.

Paulo Vicente - Personal Trainer

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

As festas terminaram !!! Três dicas para iniciar os treinos.

As festas de final de ano acabaram. Muitos estão de férias, seja do trabalho ou dos estudos. As horas do dia passam e o calor dentro de casa aliado à sensação de quilos a mais engordados com os exageros na alimentação e nas bebidas fazem com que finalmente a pessoa queira colocar em prática aquela velha promessa: começar a fazer atividade física.
                      
Para que isso não seja, mais uma vez, deixado de lado, siga três dicas que irão fazer a diferença: estar em boa companhia, encontrar um local perto de casa ou trabalho, e sempre priorizar a saúde e o bem estar, e não a estética.

Uma das mais importantes, é procurar fazer a prática esportiva em um ambiente saudável. O convívio social e a possibilidade de fazer novas amizades é um grande atrativo para a prática esportiva.

Outra dica importante é procurar um local (parque, academia ou clube) próximo de casa para que não se tenha a desculpa de que o local é "fora de mão". Outra situação é conseguir um local próximo ao trabalho, fazendo assim uma conexão: trabalho - treino - casa.

Opte sempre por uma atividade que lhe proporcione maior prazer, e saiba que a prática esportiva consciente e responsável, sempre com uma boa orientação, só trará benefícios. A estética é pura consequência de um treino e uma alimentação saudáveis.

Abraços.

Paulo Vicente - Personal Trainer

sábado, 14 de janeiro de 2012

Cientistas descobrem os benefícios do hormônio do exercício

Cientistas de dois centros de pesquisa importantes dos Estados Unidos descobriram o motivo exato de os exercícios físicos fazerem bem à saúde. E, pelo menos em tese, essa descoberta pode ajudar até quem é impossibilitado de se exercitar. Músculos fortes, coração saudável. Que a prática regular de exercícios faz bem para o corpo, ninguém duvida. Esta semana, cientistas da universidade de Harvard e do Instituto Dana-Farber encontraram mais um bom motivo para abandonar a preguiça. Os pesquisadores descobriram um novo hormônio que é liberado no nosso organismo quando fazemos atividades físicas. Batizado pelos cientistas de irisina, ele acelera a queima de calorias e atua no nosso corpo mesmo depois que o exercício foi concluído. Os testes feitos com ratos em laboratórios mostraram que quando o músculo é exercitado uma proteína é liberada e partida em vários pedaços. Um deles é a irisina. Através da corrente sanguínea, esse hormônio chega à gordura comum, também chamada de gordura branca, que armazena calorias. A irisina transforma a gordura branca em marrom, onde a queima de calorias é muito mais rápida.
Segundo o doutor Christhopher Buetttner, professor da escola de medicina do hospital Mount Sinai, a descoberta deste novo hormônio é importante e um medicamento feito à base dele poderia ajudar pessoas com obesidade mórbida e as que correm risco elevado de desenvolver diabetes. Mas é preciso entender ainda como isso vai funcionar em seres humanos. Esse hormônio pode ajudar as pessoas a queimarem mais energia, mas quando isso acontece as pessoas tendem a comer mais também, você fica com mais fome. É preciso fazer mais testes, alerta o médico.

Paulo Vicente - Personal Trainer

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Ganho de massa muscular após os 40 anos

Grandes amigos, amanhã entro em um caminho sem volta, o caminho dos "enta". Nada para se desesperar, pelo contrário, existem aliados para que este caminho seja repleto de saúde e de boas surpresas !!!
Ainda que sem interesse em competições, suando para afastar os rótulos de senhores ou senhoras, não basta um calendário de exercícios bem feito. Tudo deve ser combinado com orientação nutricional. Um alerta para quem vive uma rotina agitada é ter cuidado com o tempo, ou melhor dizendo, a falta dele. O conhecido stress induz o corpo a produzir adrenalina, demandando maior energia em seu funcionamento, provocando fadiga , cansaço e indisposição. O processo desacelera os resultados do indivíduo que almeja o ganho dessa massa. Nesse sentido, vale também cultivar o hábito de dormir entre sete e oito horas por dia, para ficar mais descansado. Segundo estudos, o ganho de massa muscular após os 30 ou 40 anos fica muito difícil, porém não é impossível !!! Confira alguns aliados:
Ômega 3: a substância presente na gordura do peixe é anti-inflamatória e ajuda na fabricação de hormônios como o testosterona, que auxiliam no ganho de massa muscular.
Carnes: prefira as de corte mais magro, ou ainda carne branca, ou aves sem pele. 
Fibras: retardam a absorção de glicose, o que é bom. Com isso, a liberação da energia é feita de maneira prolongada, dispondo-se do recurso por mais tempo. Encontrada em alimentos como batata doce, pão integral e arroz integral.
Qualidade de Vida: Mantenha hábitos saudáveis, exercícios físicos com orientação, não fume, e mantenha sempre o bom humor.

Paulo Vicente - Personal Trainer