Visite Site Oficial

Visite Site Oficial
BLOG WITH TRANSLATOR

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Cuidados na prática de exercícios no calor

A prática de exercícios em dias com temperatura elevada é visto sempre como um grande desafio. Os pesos parecem estar mais pesados, o tempo na esteira parece custar mais a passar e o ar que inspiramos é sempre quente e insuficiente. Como se não bastasse a ardência nos olhos quando o suor entra em contato com o globo ocular, acabam tornando um feliz dia de treinamento com os amigos na academia uma verdadeira maratona. O nosso organismo possui uma série de mecanismos fisiológicos que visam mantê-lo em condições ideais para seu perfeito funcionamento. Por exemplo, quando começamos a correr a freqüência cardíaca e respiratória são aumentadas a fim de suprir a necessidade de oxigênio para os tecidos, e manter com isso um equilíbrio dinâmico do metabolismo. Deste modo, os dias quentes impõem ações de mecanismos fisiológicos no intuito de manter nosso corpo com uma temperatura adequada, já que pequenas mudanças neste aspecto podem ser muito nocivas ao organismo. A pratica de exercícios acelera o metabolismo aumentando com isso a temperatura corporal. Ocorre que em dias quentes esta resposta do organismo aos exercícios torna-se mais difícil.  Algumas medidas devem ser tomadas para evitar os efeitos desagradáveis do calor.
A principal medida está relacionada à hidratação. Como vimos a água é a principal moeda de troca para manter o equilíbrio térmico do organismo, precisamos eliminar calor com a evaporação do suor e com isso perdemos muito líquido promovendo graus de desidratação que podem ser prejudiciais. Logo a reposição de água deve ser intensificada. Alguns autores recomendam a ingestão de 400 a 600 ml de água gelada 20 minutos antes de exercitar-se, além de ingestões durante o exercício.
Cabe ressaltar que a sensação de sede nem sempre esta associada à desidratação, portanto a ingestão de água deva ocorrer independente da sede. A orientação de um nutricionista sobre a ingestão de água, minerais e outros nutrientes que impeçam a desidratação pode ser determinante para um bom desempenho nos exercícios. Outro cuidado que deve ser tomado é com a vestimenta. As roupas para treinar em dias quentes devem ser curtas e folgadas, permitindo a circulação livre do ar próximo da pele e deste modo facilitando a evaporação mais rapidamente. A cor também é importante, pois roupas escuras absorvem mais os raios luminosos e o seu calor radiante, ao ponto que roupas claras refletem estes raios de calor.
É importante colocar que por um lado o estresse térmico repetido, ou seja, a prática de exercícios em dias quentes, promovem ajustes termorreguladores que resultam em maior capacidade de resistir ao calor, fazendo com que deste modo os indivíduos treinados no calor resistam mais facilmente às temperaturas altas que indivíduos sedentários. Logo, dias quentes não devem ser um empecilho para prática de exercícios, basta tomar os cuidados necessários como vimos para continuarmos o programa de treinamento usufruindo assim de todos benefícios que o exercício proporciona.

Paulo Vicente - Personal Trainer

domingo, 27 de novembro de 2011

Brasil lidera ranking de AVC na América Latina - Revista Isto É

por Antonio Carlos Prado e Laura Daudén


Em toda a América Latina, o Brasil é o país que apresenta o maior índice de morte por acidente vascular cerebral (AVC): anualmente, em média, 129.200 óbitos. Esse triste número integra o último dossiê da Conferência Latino-Americana da Sociedade Internacional de Farmacologia. Entre os vilões que elevam o risco de AVC estão tabagismo, sedentarismo, dietas muito ricas em açúcares, sódio e gorduras, além de pré-disposição genética. Os benefícios das atividades físicas são enormes e, dentre eles, está a melhora na qualidade de vida depois de um acidente vascular cerebral. Um planejamento motor associado a exercícios físicos melhora a plasticidade cerebral, que é a capacidade de reorganização de estruturas danificadas. Em geral, esses danos são causados por lesões entre as quais, o AVC (acidente vascular cerebral). Pesquisa realizada recentemente pelo Laboratório de Neuroimagem da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) analisou os efeitos que os exercícios físicos podem causar no sistema nervoso central. O estudo revelou resultados sobre as alterações estruturais que ocorrem em uma das áreas mais complexas do corpo humano pela prática de atividade física e justificaria a prática de esportes na reabilitação de pacientes portadores de doenças neurodegenerativas, Mal de Alzheimer ou Mal de Parkinson.

Paulo Vicente - Personal Trainer

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Cãibra, o que pode causá-la e como previnir.

Muitas pessoas temem o aparecimento da cãibra durante a prática de exercícios físicos, mas ela não é uma conseqüência desencadeada apenas pela atividade física.
Pode aparecer também em gestantes, em dias frios quando os membros inferiores não estão aquecidos adequadamente, em pessoas com problemas vasculares, em movimentos repetitivos no trabalho e até mesmo como efeito colateral de algum remédio. A cãibra se caracteriza por espasmos intensos ou contração muscular súbita, involuntária e dolorosa de caráter transitório, definida por muitas pessoas como uma puxada no músculo seguida de uma dor muito forte.
Esta contração pode ocorrer em um determinado músculo ou grupo muscular, que se contrai vigorosamente de forma dolorosa. A dor parece ser proporcional ao número total de unidades ativas, ou seja, quanto maior for a massa muscular envolvida, maior será a dor.

O que pode causar a cãibra:
- Perda excessiva de água e sais, como sódio e potássio, através da transpiração;
- Acúmulo excessivo de ácido láctico no músculo em conseqüência de grande esforço físico;
- Deficiência de fluxo sanguíneo, geralmente nos membros inferiores, causada por resfriamento, mudança brusca de temperatura ou problemas vasculares.

Como previnir:
- Mantenha uma dieta alimentar balanceada em sais e minerais;
- Beba de 250 ml a 350 ml de água ou isotônicos durante 1 hora de exercícios, de 20 em 20 minutos, mantendo-se hidratado;
- Coma bananas e laranjas, fontes de potássio;
- Alongue bem a musculatura antes e depois de qualquer atividade física;
- Repouso e boa adaptação à mudança de temperatura também ajudam a prevenir a cãibra;
- Se a cãibra aparecer, alongue o músculo ou grupo muscular afetado massageando-o com as mãos.

Paulo Vicente - Personal Trainer

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Dicas para caminhada leve, Programa Atitude Nissei RIC TV, com participação de Paulo Vicente

Olá meus amigos, estou postando um vídeo sobre dicas de caminhada leve na areia. Uma participação minha no Programa Atitude Nissei, que foi transmitido no dia 13/11, pela RIC TV - Record.
Abraços e bons treinos !!!!

Paulo Vicente - Personal Trainer

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Exercícios Fisicos auxiliam a passar no vestibular, diz estudo.

Em ano de vestibular não adianta se debruçar só sobre os exercícios das apostilas. Os exercícios físicos também podem fazer diferença no desempenho escolar, destacam os especialistas.
Para o neurologista especialista em Neuroeducação e Neurologia Infantil José Alexandre Bastos, os benefícios da atividade física para o cérebro são notados ao longo de toda a vida escolar, mas principalmente em épocas decisivas, como o temido vestibular. "É uma verdadeira maratona tanto pela duração quanto pelo número de provas a que os alunos são submetidos", destaca.
Os benefícios já foram até provados por uma pesquisa americana, que constatou que alunos em boa forma física tendem a se sair melhor nas provas do que os sedentários e obesos. "Exercícios físicos estimulam a liberação de neurotransmissores, como a endorfina e a dopamina, fundamentais para o bom funcionamento do cérebro e a sensação de bem-estar", explica Bastos.
Existem ainda mais benefícios para os estudantes. A atividade física promove uma descarga saudável de adrenalina no cérebro, deixando a pessoa mais atenta, com menos tendência à sonolência, além de ajudar a manter o índice de glicose no sangue, fundamental para a nutrição dos neurônios. Fazer exercícios regularmente também ajuda a espantar o estresse de tanto estudo, além de proteger o corpo contra dores e problemas posturais tão comuns nos adolescentes, principalmente por causa das longas horas de estudo.
Para isso, é preciso incorporar à rotina alongamentos antes e depois da atividade física e também durante o tempo dedicado ao estudo. Fazer musculação também pode ser uma boa alternativa já que é possível mexer com o corpo todo, desde que orientada por um profissional de educação física. Complemente com uma atividade aeróbica, como caminhada. A musculação também vai te dar mais resistência para permanecer sentado por muito tempo sem ter dores nas costas.
Respirar fundo diminui a tensão e é o primeiro passo para relaxar os músculos. Quando o músculo está tenso, menos oxigênio passa por ele. Quando respiramos fundo, uma quantidade maior de oxigênio chega ao músculo e permite o relaxamento.
Durante o estudo ou na hora da prova, respire profundamente entre cinco e dez vezes. Assim, uma quantidade maior de oxigênio vai chegar ao seu cérebro, te ajudando a relaxar e aliviar a tensão.

Boas Provas!!!



Paulo Vicente - Personal Trainer

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Dia Mundial do Diabetes - Saiba como os exercícios podem ajudar quem tem diabetes.

Dia 14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes. De acordo com dados da Federação Internacional de Diabetes (IDF), em todo mundo, mais de 300 milhões de pessoas têm a doença e um alto percentual vive em países em desenvolvimento. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, 5,8% da população a partir dos 18 anos tem diabetes tipo 2 , o que equivale a 7,6 milhões de pessoas. E aparecem 500 novos casos por dia. O diabetes tipo 1 e 2 juntos, atingem 10 milhões de pessoas. Saiba como os exercícios podem auxiliar quem tem diabetes.
É comum pensar que pessoas com diabetes não devem praticar exercício físico por causa do risco disso provocar hipoglicemia. Porém, praticado com orientação profissional, o exercício físico pode ser bastante benéfico para quem tem diabetes. 
Além da supervisão de um profissional de educação física, a pessoa com diabetes também deve ter acompanhamento médico para monitorar os níveis de glicose e insulina no sangue.
A prática regular de exercício físico, em especial os aeróbicos, trás os seguintes benefícios ao diabético:
* Estimula a produção de insulina.
* Aumenta a sensibilidade celular à insulina.
* Eleva a capacidade de captação de glicose pelos músculos.
* Diminui a gordura corporal, a qual está relacionada à diabetes tipo II.
A prática de exercício físico, além de ajudar no controle da diabetes, também contribui na prevenção de complicações associadas à doença.
A pessoa com diabetes devem consultar seu médico antes de iniciar um programa de exercícios físicos. É preciso examinar o coração, pressão, olhos e pés da pessoa com diabetes para verificar se ela não tem problemas que possa tornar a prática de exercício físico insegura.


Paulo Vicente - Personal Trainer
http://www.personalpaulo.webnode.com/

fonte: http://www.copacabanarunners.net/diabetes-exercicio.html
http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=180306

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

EFEITOS BENÉFICOS DOS EXERCÍCIOS APÓS A LIPO

Lipo sem exercícios pode ser perigosa, diz estudo

Fazer lipoaspiração sem praticar exercícios regulares no pós-operatório pode causar aumento da gordura visceral, localizada na região entre os órgãos. Esta gordura aumenta o risco de complicações cardiovasculares, de acordo com um estudo da Escola de Educação Física e Esporte da USP. 
Foram recrutadas 36 mulheres, com Índice de Massa Corporal (IMC) abaixo de 30 para fazer lipoaspiração na região abdominal. O grupo foi dividido em "mulheres treinadas" e "mulheres sedentárias". Dois meses depois da cirurgia, o primeiro foi submetido à uma série de exercícios de força e aeróbicos, por três vezes semanais, durante quatro meses e o segundo permaneceu sem fazer atividades regulares.
As mulheres sedentárias ganharam 10% de gordura visceral. Já no grupo de mulheres treinadas, não houve aumento da gordura visceral. Uma possível explicação é o fato deste tipo de gordura ser metabolicamente ativa e mais responsivo ao aumento das concentrações de adrenalina que ocorrem durante o exercício físico. Além disso, as atividades preservaram o gasto energético das mulheres treinadas.
O peso foi recuperado em ambos os grupos. No caso das mulheres sedentárias, o peso retornou possivelmente pelo novo ganho de massa gorda.

Paulo Vicente - Personal Trainer

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Campanha para um Natal mais Feliz - Participe !!!

Grandes amigos, mais um Natal se aproxima, uma época em que podemos exercitar valores como a solidariedade. Algumas crianças passam o Natal sem ganhar nenhum brinquedo, por falta de condições. Não que este ato represente o Natal, mas se conseguirmos que uma destas crianças recebam um brinquedo, simples ou usado mas em bom estado, com certeza estaremos gerando um sentimento de amor nesta criança. Então tente observar algum posto de arrecadação e realize sua doação. Posso sugerir na academia Gava, rua Antônio Krainiski, 218; ou na academia Movimentos, Av. Anita Garibaldi, 1025, ou ainda entrem em contato comigo, que vou buscar a doação. Obrigado a todos e abraços de seu amigo,

Paulo Vicente - Personal Trainer
http://www.personalpaulo.webnode.com/

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Os Efeitos Benéficos do Sorriso

Sorrir faz tão bem para o corpo quanto praticar exercícios físicos

Médicos descreveram a risada alegre como uma atividade equivalente ao jogging. Para os especialistas, sorrir pode diminuir a pressão sanguínea, o estresse, além de estimular o sistema imunológico, exatamente como o que ocorre ao praticar exercícios moderados.
A experiência, realizada pela Universidade Loma Linda, na California, solicitou a 14 voluntários que assistissem comédias ao longo de 20 minutos. Segundo os especialistas que monitoraram os participantes durante a pesquisa, foi possível perceber nessas pessoas uma queda significativa nos hormônios que causam estresse, na pressão sanguínea e até nos índices de colesterol.
Os cientistas afirmaram ainda que o sorriso, bem como os exercícios físicos, têm a capacidade de “abrir o apetite.
Os resultados da experiência sugerem que a terapia do riso pode reduzir a incidência de doenças do coração e diabetes. As conclusões podem ajudar idosos que, por conta da idade, têm dificuldade em praticar exercícios físicos.
As emoções e os diferentes comportamentos têm um forte impacto no nosso corpo. A conclusão que a resposta do organismo ao riso repetitivo é semelhante ao efeito do exercício repetitivo.
Berk, médico responsável pelo estudo, que tem se dedicado aos efeitos da risada por mais de duas décadas, disse que a gargalhada produz uma sensação similar a sentida pelo corpo quando índices de endorfina são liberados após a prática de um exercício.
O cientista ainda afirma que sorrir é o melhor remédio para aliviar o estresse depois de um longo dia de trabalho. Ainda de acordo com o seu estudo, assistir meia hora de comédia por dia pode ajudar na prevenção de doenças cardíacas.
A pesquisa americana foi apresentada durante a conferência Experimental Biology, que ocorre anualmente na California.

Paulo Vicente - Personal Trainer

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

O diferencial "Personal Trainer", por que contratar.

Algumas razões que fazem com que se contratem um Personal Trainer:  Com o Personal Trainer você terá um treino único e individualizado, prescrito de acordo com seus objetivos e necessidades, respeitando seus limites. Aquele treino “receita de bolo” que vemos aos montes nas academias, não funciona, pois cada um é cada um e por isso o treino deve ser planejado e personalizado, buscando o objetivo do cliente.
O bom Personal Trainer não permitirá que você execute exercícios de forma errada, o que irá evitar possíveis lesões. Não basta realizar exercícios eficientes para a musculatura, sem se preocupar também com todas as estruturas envolvidas no movimento: articulação, tendões, ligamentos e cápsula articular. Deve ser feito um planejamento, respeitando a aptidão física do aluno e seguindo um processo pedagógico progressivo. Isso garantirá o sucesso do treinamento, preservando a saúde e a integridade física do aluno.
Além disso, com o Personal Trainer a disciplina, a motivação e o compromisso do aluno aumentam substancialmente. O que por sua vez garante que o aluno alcance os resultados desejados com maior rapidez e consistência, eficiência e segurança.

Paulo Vicente - Personal Trainer

Saiba como evitar que o ciclo menstrual atrapalhe os exercícios

Sintomas como inchaço, dores e alteração do humor podem ser amenizados por exercícios leves e por uma alimentação balanceada


Alguns sintomas típicos do período menstrual, como inchaço, dores e alterações de humor, podem prejudicar o rendimento físico das mulheres. É evidente que para as atletas de verdade, a situação é ainda pior, pois o desânimo pode afetar a sua rotina de treinos diários, porém, qualquer mulher pode sentir menos vontade de praticar exercícios físicos quando a menstruação se aproxima. Toda mulher está sujeita a variações hormonais inerentes ao ciclo menstrual. Mas podemos tentar fazer com que a prática e o desempenho não sejam prejudicados por isso. Segundo especialistas, um dos segredos para combater o desconforto gerado pela fase menstrual está nos contraceptivos hormonais. Eles podem minimizar os sintomas de  tensão pré-menstrual (TPM) e a quantidade de fluxo. Ele permite ainda, no caso das atletas, o planejamento do ciclo de acordo com o calendário de treinos e competições.
Uma alimentação balanceada também desempenha papel importante e pode auxiliar à prática de atividades físicas. Nutrientes como cálcio, magnésio e vitamina B6 podem minimizar a TPM.
O cálcio é comum no leite, iogurte, queijo e seus derivados. Já carnes, cereais integrais, banana e batata são fontes naturais de vitamina B6. O chocolate é também rico em magnésio, o que traz aquela sensação de "calmaria" por causa da serotonina .
No entanto, a ingestão de chocolate deve ser feita com restrição, por ter alto valor calórico e ser rico em gordura. Outros nutrientes indicados são os ácidos graxos essenciais encontrados nas castanhas do Pará, nozes, amêndoas. Além desses, beber água, chás de ervas e alimentos diuréticos podem ajudar quando a sensação de peso e inchaço aparece. Os exercícios podem ser reduzidos ou atenuados, de forma a trazer um certo "prazer" em sua execução. Alongamentos, trabalhos aeróbicos leves e exercícios localizados com pouca carga são indicados.

Paulo Vicente - Personal Trainer