Visite Site Oficial

Visite Site Oficial
BLOG WITH TRANSLATOR

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Música gera motivação para praticar exercícios, diz estudo.

Música faz diferença na hora de obter resultados


Para quem acha que a música não influencia nos resultados do exercício físico e seus benefícios, é hora de pensar novamente.

Um recente estudo, conduzido pelo Instituto de Pesquisa de Esporte e Ciências do Exercício, da John Moores University (Liverpool/Inglaterra), investigou o efeito do ritmo da música no desempenho do exercício. Os participantes se exercitaram em uma bicicleta estacionária (bike indoor) ouvindo música e, sem o conhecimento deles, o ritmo da música era aumentado ou diminuído em 10%.

O estudo apontou que, quando o ritmo era mais lento (diminuído 10%) os participantes pedaralam mais lentamente, assim como dimunuiam sua frequência cardíaca e intensidade no geral. Em contrapartida, quando o ritmo era mais acelerado (aumentado 10%), a frequência cardíaca aumentava, além da velocidade, cadência e potência.

A pesquisa também levantou que 36% dos participantes gostaram mais de permanecer em exercício quando a música estava em um ritmo mais acelerado.

A música é o condutor natural da aula, eleva a motivação e o prazer em se exercitar.

Paulo Vicente - Personal Trainer

domingo, 23 de outubro de 2011

Coluna "DE BEM COM A VIDA" da BandnewsFM sobre suplementos

Matéria da coluna "De Bem com a Vida" da Bandnews FM

Os suplementos usados por aqueles que pretendem perder peso, ou ficarem "sarados" para o verão, devem ser usados somente sob acompanhamento nutricional. Quem consumir livremente pode estar causando mal a própria saúde. Ouça algumas dicas do Personal Trainer Paulo Vicente  em matéria da coluna "De Bem com a Vida" da BandnewsFM.


Paulo Vicente - Personal Trainer

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Certificação Internacional Schwinn Cycling

CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL SCHWINN®CYCLING (NÍVEL BRONZE)
Dias da semana e horário: Sábado das 9h às 18h e Domingo 9h às 17hCarga Horária: 15 horas/aulaVagas Limitadas: até 25 participantes
Datas:
Uberlândia: 05 e 06 de NovembroLocal: Academia Personal & CiaEndereço: Rua Rafael Marino Neto, 600 – Jardim Karaíba – Uberlândia MG
Belo Horizonte:19 e 20 de NovembroLocal: Academia Cia Athletica BHEndereço: Avenida Olegário Maciel, 1600 - Lourdes - Shopping DiamondMall - Belo Horizonte, MG
Curitiba: 26 e 27 de NovembroLocal: Power Gym AcademiaEndereço: Av. Anita Garibaldi, 2180. Ahú
Curitiba-Paraná

Salvador: 03 e 04 de DezembroLocal: Villa Forma AcademiaEndereço: Avenida Cardial da Silva, 2435 Rio Vermelho – Salvador B.A
São Paulo: 10 e 11 de Dezembro
Local: A confirmar




CONTEÚDO
CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL SCHWINN®CYCLING
Faça parte do renomado e reconhecido programa de ciclismo indoor que combina 100 anos de tradição da bicicleta mais famosa do mundo, conteúdo técnico de alta qualidade e uma rede mundial de instrutores.

O Schwinn®Cycling é baseado em 5 elementos:
1.Pirâmide de treinamento:Instrutor/Coach
2.Princípios do Ciclismo e Pesquisa atualizada:Técnicas Outdoor/Segurança
3.Controle de Cadência e Intensidade:Treinarmais forte e com mais inteligência
4.Quadro de montagem de aulas: Ferramenta para montar aula dinâmicas, inteligentes e criativas
5. Aula prática acessível a todos os níveis de alunos: Não coreografado
Objetivo: Este nível foi criado para instrutores sem qualquer experiência em ciclismo indoor que desejam aprender as ferramentas básicas em teoria e prática para ministrar aulas com segurança, eficiência e diversão e que queiram ingressar no Programa de Educação Continuada Schwinn®Cycling. A certificação nível bronze é alcançada após completar este curso de 15hs com sucesso.Conteúdo: O Instrutor Master da Schwinn abordará tópicos como ciclismo indoor seguro e eficaz, treinamento de frequência cardíaca, análise musical, habilidades de treinamento e desenvolvimento de aulas para atender objetivos específicos. Este curso também aborda anatomia, fisiologia, biomecânica aplicada e equilíbrio do corpo/mente e exame escrito. Os participantes aprendem ainda a história do Authentic Cycling e RIDE RIGHT ™ e o que torna o programa Schwinn® tão único!
Benefícios do Nível Bronze:
• Permite ingressar no Programa de Educação Continuada Schwinn®Cycling
• Apostila com o conteúdo no dia do curso
• Certificado internacional e cartão de instrutor Nível bronze após completar com sucesso o curso de certificação de 2 dias e pelo exame escrito durante o curso, os participantes receberão um certificado e um cartão de instrutor de Nível Bronze pelo correio
• Desconto de 10% na aquisição de roupas e acessórios Schwinn®Cycling
• Inclusão do seu nome como instrutor nível bronze no site Schwinn®Cycling


Paulo Vicente - Personal Trainer
http://www.personalpaulo.webnode.com/

sábado, 15 de outubro de 2011

Erros que podem comprometer seus treinos

Confira alguns erros que acontecem nas academias e podem prejudicar seu treino.

1- Não se alimentar adequadamente - Para tentar emagrecer mais rápido a pessoa deixa de obter a energia necessária para realizar o treino completo. Ela perde eficiência e, consequentemente, tem um gasto calórico menor. Além do risco de ter queda de pressão e precisar interromper o exercício. Alimentar-se corretamente é indispensável para completar a atividade, gerando a queima de calorias e perda de peso maiores.
2- Realização de exercícios extenuantes - Neste caso com a intenção de aceleração da perda de peso. No indivíduo que realiza uma atividade extenuante, a perda de peso é menor durante o período de treinamento. No entanto, quem faz exercícios com regulagem adequada consegue obter uma perda progressiva maior, pois passa a gastar calorias durante e depois do exercício. 
3 - Má postura no aparelho -  O erro deve ser atribuído ao educador físico que não percebe a falha do aluno. No exercício com mau posicionamento, além da perda de eficiência, o aluno passa a correr um risco maior de lesões graves, podendo afetar o joelho, quadril e ombro. Os erros mais comuns acontecem no exercício de agachamento, sobrecarregando a coluna ao invés do músculo (quadríceps e glúteo). Vale ressaltar que não é o peso que determina o resultado. Um peso adequado e posição correta na execução do exercício são mais satisfatórios., porém uma lesão pode afastá-lo dos treinos por longos períodos.
4 - Pouca hidratação - Não se hidratar corretamente durante o treinamento aeróbico ou anaeróbico é um erro comum. A hidratação adequada proporciona a termorregulação do organismo e colabora para o bem estar do aluno durante o exercício. A ausência de hidratação gera aumento da temperatura do corpo e, consequentemente, faz com que a atividade provoque mais sofrimento para o organismo. O melhor líquido para hidratar é a água. A média de consumo varia de acordo com a atividade, sendo ideal a ingestão de, aproximadamente, 200 ml por hora.
5 - Falta de comprometimento - A frequência alternada e, muitas vezes, falha, sem periodicidade, faz com que o resultado não seja atingido e deixe o aluno insatisfeito. Assim, ele não tem mais estímulo para frequentar a academia.
6 - Suplementos - Acreditar que o suplemento vai resolver todos os problemas. O suplemento é bom se for consumido em períodos adequados e em que se faça necessário seu uso. Não existem milagres. Somente com o comprometimento e esforço para realizar os treinamentos, o aluno alcançará seus objetivos.
7- Falta do alongamento - Há uma ausência do treinamento da flexibilidade, por meio do alongamento. Um bom treinamento acontece com bons exercícios de alongamento. Sem eles, o aluno poderá sofrer tensões musculares e, consequentemente, dores. A falta de alongamento também pode acarretar em má postura no dia a dia.

Paulo Vicente - Personal Trainer

Matéria da coluna "De Bem com a Vida" da Bandnews FM - Horário de Verão e atividade física

O horário de verão começa dia 16/10 e será um dos mais longos, terminando em 19/02/12, os relógios devem ser adiantados em uma hora. Ouça algumas dicas a respeito de atividade física neste período de adaptação do corpo em matéria da Bandnews FM com participação do Personal Trainer Paulo Vicente.

hor_verao.mp3 (3,8 MB)
Click e ouça o áudio.
Paulo Vicente - Personal Trainer

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Overtraining

O overtraining pode ser definido como sendo a condição na qual as pessoas apresentam baixo nível de desempenho, apesar do treinamento continuado ou até mesmo aumentado (Maughan, Gleeson e Greenhaff, 2000). A grande causa do estabelecimento do estado de overtraining é o excesso de exercício, conduzindo a uma resposta de estresse, intensificada pelo tempo insuficiente de recuperação entre os períodos de atividade. Segundo Lima (2001, citada por Arruda, 2002) os principais sintomas apresentados são o aumento da pressão arterial e dos batimentos cardíacos, a insônia, a irritabilidade e queda do sistema imunológico. Como conseqüências do overtraining, vários tipos de lesões músculoesqueléticas podem surgir, dentre as quais destacam-se os chamados microtraumas, que podem ser definidos como sendo traumas que não causam dor, edema ou impotência funcional, mas que, pela repetição excessiva de exercícios, produzem lesões no tecido muscular, surgindo, assim, as lesões causadas por overtraining. Os principais exemplos de microtraumas disseminados no meio esportivo são as osteocondrites, fraturas por estresse, miosites, tendinites, rupturas parciais e rupturas totais de tendões. Intervalos de descanso entre as sessões de treinamento são insuficientes para uma adequada recuperação das fontes energéticas musculares, podendo assim ocasionar inflamações nos músculos, causa suficiente para a perda de força muscular.
Treine com consciência, busque orientação profissional e não esqueça do descanso !

Paulo Vicente - Personal Trainer
http://www.personalpaulo.webnode.com/

Fontes:

1) ARRUDA, Antonio. Excesso de exercício desestabiliza o corpo. O poti, poti família, Natal, n.º 192, p.8-10, set. 2002.

2) MAUGHAN, Ron., GLEESON, Michael., GREENHAFF, Paul L. Bioquímica do exercício e do treinamento. São Paulo: Manole, 2000.

3) MATSUDO, Víctor. Lesões e alterações osteomusculares na criança e no adolescente atleta. In: ROSE JR., Dante de. Esporte e atividade física na infância e adolescência. São Paulo: Artmed, 2002.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

11 de Outubro - Dia Mundial de Combate a Obesidade

A obesidade pode se tornar crônica e precisa ser tratada com a união entre reeducação alimentar, atividade física e, quando necessário, apoio psicológico. Mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo têm Índice de Massa Corpórea (IMC) maior que 30, o que caracteriza obesidade tipo I. Esse fator pode desencadear problemas de saúde, como diabetes tipo 2, hipertensão, disfunções cardíacas e nas articulações, entre outras.
De acordo com informações da Sociedade Brasileira de Diabetes, 80% das pessoas que tem diabetes são obesas. Segundo dados recentes, 24% da população adulta dos Estados Unidos tem síndrome metabólica, uma complicação decorrente da obesidade. Eles são o país que tem a situação mais complicada: 61% da população, a partir de 25 anos, tem sobrepeso (IMC entre 25 e 30).
O número de crianças obesas também tem crescido de forma assustadora, o que faz com que doenças antes restritas aos adultos atinjam os pequenos. A melhor forma de evitar que a população se torne ainda mais obesa no futuro é ensinar aos pequenos os benefícios da alimentação correta. Diante da oferta publicitária e das “facilidades“ da vida moderna, as tentações estão em cada esquina. Por isso, fazer exercícios físicos regularmente e escolher com consciência o que colocar no prato é essencial.

Paulo Vicente - Personal Trainer

domingo, 9 de outubro de 2011

"Dorzinha na canela quando corre". "Canelite"


Os iniciantes na corrida talvez fiquem um pouco confusos com tantas orientações: fortalecimento muscular, avaliações diversas, aquecimento, tênis adequado, solo indicado, repouso etc, fundamentais para a melhora do desempenho e o condicionamento físico do corredor, mas importantes também para evitar lesões, tão comuns nesta prática esportiva, dentre elas, e talvez uma das mais corriqueiras, a canelite.
A canelite é o nome popular da síndrome do estresse na região tibial medial, uma inflamação da região interna da tíbia (osso da "canela"). A musculatura anterior da tíbia leva o pé para cima, portanto, a dor é intensa neste movimento, durante a corrida, e ela ocorre no impacto do calcanhar no solo. Outra característica da canelite é a dor à palpação da região medial da canela. Numa fase inicial a dor cessa ao final da corrida, mas numa fase tardia da lesão ela passa a ser constante. A canelite é comum principalmente em atletas iniciantes, pois estes ainda não se adaptaram à atividade, possuem vícios e não desenvolveram habilidade para a prática esportiva. Entre os corredores que têm essa lesão é comum observar algumas características, como por exemplo descarga de peso concentrada na região anterior do pé, ou seja, não toca inicialmente o calcanhar no solo durante a corrida, tênis inadequado, fraqueza muscular. Mas os atletas mais experientes também por vezes sofrem com a canelite em função de treinamento em terrenos muito duros e íngremes, aumento da freqüência e velocidade do treinamento precocemente .
Paulo Vicente - Personal Trainer - http://www.personalpaulo.webnode.com/

sábado, 8 de outubro de 2011

Inauguração da Loja TODA FIT , fitness feminino

Olá amigas e amigos. Dia 13 de outubro inaugura a loja "TODA FIT", de roupas de ginástica e fitness feminina, além de acessórios. Os preços de inauguração são imbatíveis, vale a pena conferir. Todos os tamanhos com uma grande variedade. Coquetel para os dias da inauguração, dias 13, 14 e 15, no Shopping Anita, 2480 - loja 38. Não deixe de visitar !!! Abraços e ótimos treinos !!!

Paulo Vicente - Personal Trainer
http://www.personalpaulo.webnode.com/

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Atividade física orientada e crianças

Na idade infantil, o exercício físico é uma forma saudável das crianças se aliviarem das tensões próprias da idade, relativamente à escola, à educação, etc., assim como aliviarem a própria energia. Além destas funções, o exercício físico também estimula o crescimento, promovendo um bom desenvolvimento muscular, pulmonar, cardíaco e vascular. O exercício físico é também uma forma de prevenir doenças, pois assim o organismo da criança aumentará a imunidade. No entanto a criança nunca deve ser obrigada a praticar exercício físico e sim estimulada, para que seja uma atividade de prazer e bem-estar, respeitando sempre os seus limites, nunca impondo grandes esforços.
A prática de um exercício físico é aconselhável, desde que este seja adequado a idade infantil, e sem exigir muito desta quer a nível físico quer a nível psicológico, pois muitas vezes os pais promovem as competições e rivalidades que podem criar na criança sentimentos prejudiciais que começam a moldar o seu caráter. A escolha de um exercício físico deve estar adequada à idade infantil, ao desenvolvimento da criança, especialmente ao desenvolvimento da coluna vertebral que pode estar mais fragilizada, sendo que nem todo o tipo de exercício físico é adequado. Atividades orientadas, natação, artes marcias orientadas e atividades com bola são recomendadas.
Como já foi referido, o exercício físico deve ser um momento de prazer e por isso é fundamental que a criança goste. A maior parte das vezes o exercício físico tem um efeito terapêutico quer na sua auto-estima quer no processo de socialização, e também na prevenção de doenças e fortalecimento muscular.

Paulo Vicente - Personal Trainer

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Estudo diz que chocolate amargo melhora capacidade aeróbia

Substância presente no chocolate amargo melhora capacidade aeróbia, diz estudo

Imagine comer um bom chocolate em vez de sair para correr e ainda melhorar o fôlego. Pois um estudo conjunto de três universidades americanas e uma mexicana, publicado no "Journal of Physiology", comprovou que o consumo diário de pequenas doses chocolate amargo aumenta a capacidade aeróbia mais do que exercícios em esteira.

Os ratos que foram suplementados com uma substância antioxidante presente no chocolate - um tipo de flavonoide chamado epicatechin -  tiveram um aumento na capacidade aeróbia superior ao apresentado pelos ratos que fizeram exercícios em esteira por 15 dias. Mas os melhores resultados ocorreram nos ratos que se exercitaram e tomaram o suplemento de epicatechin.

O suplemento do flavonoide provocou aumento da densidade de capilares nos músculos, que levam sangue para que as células consigam manter o exercício. A suplementação não aumentou a força e o tamanho dos músculos, mas deixou eles mais resistentes à fadiga. A capacidade cardíaca também foi melhor nos ratos tratados com o suplemento e eles apresentaram melhores resultados na esteira. Além disso, o número de mitocôndrias nos músculos das pernas e do coração aumentou, melhorando a capacidade do músculo de utilizar o oxigênio para trabalhar.

Estas alterações não melhoram apenas a performance nos exercícios aeróbios, mas também estão ligadas à diminuição do risco de doenças cardiovasculares e metabólicas. O flavonoide epicatechin pode ser encontrado em qualquer chocolate, mas em quantidades muito pequenas e com muita gordura, o que diminui os benefícios. Já no chocolate amargo - alta concentração de cacau - ele pode ser encontrado em maior quantidade e associado a uma menor quantidade de gordura, trazendo mais benefícios para a saúde.

Segundo os autores do estudo, estas descobertas podem auxiliar na elaboração de tratamentos para pessoas com problemas de fadiga muscular.

Paulo Vicente - Personal Trainer


sábado, 1 de outubro de 2011

Matéria do Jornal Hoje sobre suplementos


Consumo de suplementos sem orientação pode causar dano à saúde

O consumo exagerado de suplementos alimentares pode causar sérios danos à saúde. O excesso de algumas substâncias está associado a piora de doenças neurodegenerativas.

Kíria Meurer Florianópolis, SC
O suplemento alimentar é usado para complementar a alimentação. São compostos de vitaminas, minerais, carboidratos, proteínas e aminoácidos vendidos em pó e cápsula. Prometem repor energia, queimar gorduras, aumentar a massa muscular e melhorar o desempenho esportivo.
Todos os especialistas concordam: comer corretamente é melhor do que fazer qualquer tipo de suplementação alimentar, mas quem pratica atividade física intensa com frequência pode sim, precisar repor algum tipo de nutriente.
Zinco é ótimo para melhorar as defesas do organismo, mas em altas doses prejudica o sistema imunológico e também o fígado. O ferro em excesso aumenta a produção de radicais livres, ou seja, acelera o envelhecimento e pode agravar problemas do coração. Muito manganês prejudica o cérebro e cálcio demais também. Tem sido associado, esse excesso de cálcio, a piora de doenças neurodegenerativas que são alzheimer, parkinson, e outros tipos de doenças chamadas demências.
Outro cuidado importante é não consumir os suplementos que reúnem todos os nutrientes na mesma cápsula. Quando você consome todos os nutrientes na mesma cápsula, muitas vezes alguns nutrientes você tem deficiência e outro nutriente você já tem em excesso e vai correr o risco de se intoxicar ainda mais, com a utilização desse produto. O melhor é ter uma alimentação variada, com salada, grãos, carne branca e beber pelo menos dois litros de água, por dia.
Confira o vídeo da matéria em http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2011/10/consumo-de-suplementos-sem-orientacao-pode-causar-dano-saude.html

Paulo Vicente - Personal Trainer