Visite Site Oficial

Visite Site Oficial
BLOG WITH TRANSLATOR

domingo, 25 de setembro de 2011

Caminhada do Coração - Incentivando a prática de exercícios

Centenas de pessoas se reuniram neste domingo (25 de setembro), na Praça do Japão, em Curitiba, para a Caminhada do Coração. Os integrantes caminharam até o Parque Barigüi, a seis quilômetros do local de encontro. O movimento comemora o Dia Mundial do Coração.
Esta foi a sétima edição da caminhada, que é promovida pelo hospital Constantini e visa incentivar a prática de exercícios físicos para prevenção de problemas cardíacos.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), as doenças cardiovasculares são responsáveis por cerca de 300 mil mortes no país, por ano. “É a principal causa de morte no mundo”, acrescentou o diretor-geral do Hospital Constantini, Constantino Constantini.
Os eventos para incentivar a prática de exercícios físicos são importantes porque nos últimos anos a faixa etária das pessoas que sofrem de problemas do coração diminuiu dos 60 anos para os 50, justamente por causa do sedentarismo e dos péssimos hábitos de vida. Aqueles que não praticam esportes, são obesos, fumam e comem mal são mais suscetíveis à doenças cardíacas.
O estresse, que a cada dia atinge um número maior de pessoas do sexo feminino, também pode ocasionar problemas cardiovasculares. Isso faz com que a quantidade de mulher vítimas de problemas do coração aumente anualmente.
Entre todas as atividades físicas, a caminhada leve destaca-se por ser uma das mais democráticas, que não exige investimentos elevados e apresenta baixo risco cardiovascular. Especialistas afirmam que a caminhada melhora a taxa de colesterol, reduz a pressão arterial, combate a depressão e outros fatores de risco para ocorrências de eventos cardíacos.

Paulo Vicente - Personal Trainer

sábado, 24 de setembro de 2011

Equilíbrio entre Corpo e Mente

Pensamento e corpo

Enquanto estamos pensando, as conexões entre o cérebro e o corpo permanecem ativas e todo o complexo orgânico fica em estado de alerta, ou atenção, como que dinamizado pelo pensamento. E esse estado de atenção, junto com outros fatores ligados principalmente à emoção, pode desarmonizar nosso ritmo interno, ou acelerá-lo em demasia.
Isto é muito fácil de ser observado.
Para tanto, basta relaxar, fechar os olhos e deixar o pensamento parado, silencioso, inativo, ficando apenas atento para observar, sem pensar, como está essa movimentação interior. Ela pode ser percebida como uma sucessão de imagens mentais desconexas, como sensações desarmonizadas, desagradáveis, agressivas, como um turbilhão interior cuja intensidade pode até assustar ou, então, na feição de serena tranqüilidade e bem-estar.
É claro que esse contexto também inclui a qualidade das energias psíquicas, ou “psicoenergia” que estão compondo nosso campo naquele momento, porque tudo dentro de nós interage, assim como o complexo de mecanismos dentro de uma máquina.
Nossa mente pode ser comparada a um computador com muitos softweres e muitos arquivos, trabalhando em ritmo acelerado e contínuo, que precisa, vez por outra, parar e executar “desfragmentação”, “scandisk”, limpeza de disco, passar um antivírus, enfim, cuidar de si mesmo.
No caso da mente, ela realiza em nós os procedimentos necessários para nossa otimização interior quando relaxamos, paramos a máquina do pensamento, permanecendo num estado meditativo, de serenidade e paz.
Também é nesses momentos que a nossa luz interior pode expandir-se e sintonizar com faixas mais elevadas, haurindo energias superiores, assim como, também, receber orientações e inspiração.
Há várias maneiras de relaxar e harmonizar os ritmos internos, mas vamos sugerir uma bem fácil e rápida.
Feche os olhos e pense em algo que irradie uma impressão de tranqüilidade e contentamento, como por exemplo, as serenas águas de um lago à hora do crepúsculo.
Respire fundo algumas vezes, procurando relaxar. Não pense. Fique apenas olhando mentalmente para essa imagem, em estado de pura contemplação, sem deixar o pensamento fluir. Após alguns minutos observe como seu corpo relaxou e seu ritmo interno harmonizou-se.
É muito útil fazer este exercício vez por outra, não só para relaxar, mas também para colocar a mente em condições de otimizar os mecanismos internos, ou para receber inspiração superior.
É por isso que nos exercícios respiratórios a orientação é para não pensar; ficar apenas prestando atenção à própria respiração, ou seja, em estado de contemplação, sem atividade do pensamento.
O ser humano emite ondas cerebrais longas, médias e curtas.
Longas - Quando os pensamentos se acomodam às impressões comuns da criatura humana normal.
Médias - Nos estados de reflexão ou oração natural. É estado de aquisição de experiência por parte da alma, correspondendo a produção de luz interior.
Curtas - Em situações extraordinárias da mente, quais sejam as emoções profundas, as laboriosas  concentrações de força mental ou as súplicas aflitivas. A mente, nestes casos, emite raios muito curtos ou de imenso poder transformador do campo espiritual.


Paulo Vicente - Personal Trainer


terça-feira, 20 de setembro de 2011

Cuidado com a má postura

Com a rotina corrida do mundo moderno, alguns maus hábitos acabam se tornando invisíveis, mas, com o tempo, podem se tornar riscos sérios para a sua saúde. A má postura é um desses casos. Sentar de forma incorreta e por um longo período durante o trabalho e a falta de exercícios físicos são fatores que podem causar problemas musculares sérios. A má postura é causada por um desequilíbrio da musculatura, que passa a ser ineficaz para manter a coluna vertebral nas suas curvaturas fisiológicas. A postura correta é representada pela coluna em equilíbrio harmônico quando observada de lado, na posição ereta. As principais doenças que se desenvolvem são as incômodas dores musculares.
Para se prevenir desse mal, aí vão algumas dicas importantíssimas. São elas:
- Trabalhar com uma cadeira e uma mesa adequadas para a sua altura e, de preferência, com apoio para os pés;
- As pessoas que ficam sentadas por muito tempo durante o expediente precisam fazer algumas pausas para um alongamento e também caminhadas leves.
- As pessoas que precisam levantar pesos devem evitar a sobrecarga nas articulações. Se for levantar algo muito pesado, peça ajuda a um colega. Ao se agachar para pegar algo no chão é importante abaixar o corpo totalmente e com cuidado para não prejudicar os quadris e os joelhos.

Uma boa noite de sono
Outra forma de evitar a má postura é ter uma boa noite de sono. Dormir bem ajuda a evitar dores musculares crônicas, que por sua vez influenciam a postura correta da coluna vertebral.

Exercícios Físicos
A atividade física regular, com uma boa orientação, também fortalece músculos e previne a má postura.

Paulo Vicente - Personal Trainer

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Auto-Estima


Auto-Estima é a capacidade que uma pessoa tem de confiar em si própria, de se sentir capaz de poder enfrentar os desafios da vida, é saber expressar de forma adequada para si e para os outros as próprias necessidades e desejos, é ter amor próprio...
 
Em suma, é saber que você tem o direito e merece mesmo ser feliz!
 
E para ser feliz, sua auto estima deve estar num bom nível, quanto maior, melhor!
 
A baixa auto-estima gera ansiedade, medo, depressão, fobias,...enfim, uma série de outros problemas!
 
As pessoas costumam confundir auto-estima com egoísmo! 
Uma pessoa com boa auto-estima nunca é egoísta! Ao contrário!!! Aquele que ama a si próprio, respeita-se e, automaticamente, respeita as outras pessoas e jamais desejará prejudicá-las.
O egoísta, por sua vez, só pensa em si próprio, nunca se importando com ninguém!!

Para elevar a auto-estima é preciso:- autoconhecimento
- manter-se em forma física (gostar da imagem refletida no espelho)
- identificar as qualidades e não só os defeitos
- aprender com a experiência passada
- tratar-se com amor e carinho
- ouvir a intuição (o que aumenta a autoconfiança)
- manter diálogo interno
- acreditar que merece ser amado(a) e é especial
- fazer todo dia algo que o deixe feliz. Pode ser coisas simples como ler, descansar, ouvir música, caminhar ou praticar esporte.


Goste de você !!!


Paulo Vicente - Personal Trainer
http://www.personalpaulo.webnode.com/

fonte: http://cyberdiet.terra.com.br/auto-estima-7-1-6-469.html

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Curso Master Instructor Training Brasil

Foi realizado em São Paulo nos dias 02, 03, 04, 05, 06 e 07 de setembro um evento ímpar com o Líder Mundial Schwinn Cycling Markus Mengert, da Alemanha. Ocorreram a Certificação Bronze Schwinn Cycling para novos Instrutores, o Curso de Frequência Cardíaca Alvo (Target Heart Rate) o qual eu participaei, e também o MI (Master Instructor) Training Brasil, para a seleção do novo Team de Masters Instructors no Brasil, onde também fui participante. Uma imersão total de três dias com muita informação e conteúdo para um crescimento profissional diferenciado, com qualidade, eficiência, resultados e segurança. O evento foi concretizado pela Fitnessmais ( http://www.fitnessmais.com.br/ ) Escola de Excelência, que não mediu esforços para que tudo fosse do mais alto padrão para a qualificação dos professores e suporte para o Master Instructor Markus Mengert. Confira as fotos no facebook http://www.facebook.com/media/set/?set=a.2323664220628.2133523.1520295401 e no site http://personalpaulo.webnode.com/galeria-de-fotos/photogallerycbm_320381/50/ . Acesse também o site da FITNESSMAIS http://www.fitnessmais.com.br/ e tenha acesso a cursos de alta qualidade para o aperfeiçoamento profissional.

Paulo Vicente - Personal Trainer

Efeito Sanfona


Engorda no inverno, emagrece no verão. No período que antecede a temporada do calor, a procura pelo corpo perfeito lota academias de ginástica, consultórios médicos e faz a festa de quem vende a ilusão de métodos milagrosos. Entretanto, mais importante que a magreza temporária é a mudança nos hábitos alimentares.

A maioria das pessoas busca de forma obsessiva perder peso com dietas restritivas, que não têm efeitos a médio nem a longo prazo. Resultado: os quilos perdidos serão certamente recuperados.

Estar em forma deve ser preocupação o ano inteiro, um estilo de vida. Para quem se identifica com esta situação, a medida mais apropriada é buscar a ajuda de um nutricionista que, além de recomendar uma lista de alimentos e planos de conduta, vai manter um acompanhamento periódico do paciente. Em casos mais graves, vale recorrer à terapia para cuidar da estrutura emocional e deixar de substituir as frustrações ou traumas por comida.

Fonte:FONTE: Diário do Grande ABC 6/9/2011

Paulo Vicente - Personal Trainer

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Dicas para Aproveitar o Feriado

Amanhã é sábado, muitas pessoas vão viajar, pois o feriado de 7 de setembro irá emendar com dias da semana que vem. Sempre temos que nos planejar, mesmo por que a viajem será curta. Então aí vão dicas para curtir o feriado!
  • Planejar: Planejar bem a viagem, conferir detalhes como horário de saída, roteiro que irá ser feito, checar o carro. Não dá para sair de casa sem antes ver tudo isso.
  • Companhia: Uma pessoa, casal, com amigos, família, crianças? Viajar sozinho pode ser mais fácil na hora de encontrar reservas e de fazer a programação, enquanto viajar com uma família grande e crianças pequenas é necessário pensar melhor na logística, no orçamento e nos programas.
  • O tempo: É necessário saber e analisar o tempo que temos para curtir a viagem, assim planejamos melhor o que iremos fazer.
  • Dinheiro: Pensar no dinheiro também é importante, assim poderemos pensar melhor no que poderemos fazer, com o dinheiro que temos.
  • Plano B: Aproveite o tempo com atividades saudáveis e tenha sempre um plano B. Leve cartas, ou um jogo interessante, e leve bons filmes, porque imprevistos acontecem. E não pode ser isso que vai estragar seu feriadão ou te deixar de mau humor. Sempre bom humor no feriado!
Bom feriado, aproveitem, controlem a alimentação e mantenham atividades físicas, mas não deixem de aproveitar o feriado!!!

Paulo Vicente - Personal Trainer