Visite Site Oficial

Visite Site Oficial
BLOG WITH TRANSLATOR

domingo, 29 de maio de 2011

TERCEIRA IDADE - EXERCÍCIO FÍSICO GARANTE LONGEVIDADE

Terceira Idade – Exercício físico garante longevidade

Embora não seja possível evitar o envelhecimento, o exercício regular minimiza os efeitos da idade, aumenta a expectativa de vida e limita o desenvolvimento de algumas doenças crônicas. Claro que quando falamos sobre não ser possível evitar o envelhecimento tratamos dos aspectos físicos, pois sabemos que muitos vovôs e vovós dão um “banho” de otimismo e alto astral em muitos jovens.
A novidade para quem curte as delícias da melhor idade é que uma pesquisa recente demonstrou que a pratica de atividade física constante feita com acompanhamento médico reduz em cerca de 40% o risco de problemas neurológicos em quem gasta uma média de 400 calorias por semana caminhando.
Além de contribuir com a resistência do cérebro a danos melhora a capacidade de aprendizagem e desempenho mental. No estudo, feito pelo American College of Sports Medicine o risco de incapacidade para realizar tarefas diárias diminuiu em 7% para praticantes de atividade física regulares. Exercícios aeróbicos e musculação também são importantes porque ajudam a fortalecer a musculatura.

Abraços - Paulo Vicente.

terça-feira, 24 de maio de 2011

DIA MUNDIAL SEM CIGARRO

Dia 29 de maio, das 9:00 as 12:30 acontecerá no Parque São Lourenço a Segunda Caminhada Vida Livre. Será uma comemoração do "Dia Mundial sem Cigarro". Também no parque uma feira de saúde, com realização de avaliação física, pressão, níveis de toxina e avaliação nutricional. Vale a pena conferir. Abraços.                                                          












Paulo Vicente - Personal Trainer
http://www.personalpaulo.webnode.com/

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Carreiras e Negócios - Profissões em alta

8 das 10 profissões do futuro estão na área de saúde e bem-estar
Uma matéria do New York Times publicada no último dia 13 divulgou um estudo do Bureau of Labor Statistics (Escritório de Estatísticas do Trabalho) que traz as 10 profissões que terão o maior crescimento até 2018.
Da lista apresentada, é interessante notar que 8 delas estão relacionadas à área de saúde e bem-estar:
1)     Engenheiro biomédico
2)     Analista de sistemas de rede e comunicação de dados
3)     Auxiliar de saúde em domicílio
4)     Cuidador
5)     Auditor financeiro
6)     Cientista médico
7)     Médico-assistente
8)     Especialista em cuidados da pele (esteticista)
9)     Bioquímico e biofísico
10)  Treinador físico
No entanto, atesta Michael Wolf, economista do Escritório, "o simples fato de uma categoria estar crescendo rapidamente não significa que você conseguirá um emprego nela". Para a maioria dessas ocupações, alguns anos de estudo e treinamento são necessários.

Fonte:NY Times 4/5/2011
Paulo Vicente - Personal Trainer
Oficial Instructor Schwinn Cycling

segunda-feira, 16 de maio de 2011

17/05 DIA MUNDIAL DA HIPERTENSÃO

Os exercícios mais indicados no combate à hipertensão


Dia 17/05 - Dia Mundial da Hipertensão

Dicas para combate-la.

OS EXERCÍCIOS MAIS INDICADOS NO COMBATE À HIPERTENSÃO

Certamente, você está cansado de escutar as pessoas dizendo que a prática de exercícios físicos é um santo remédio para diversas doenças. Porém, esta máxima é verdadeira e deve ser levada a sério por todos, não só por pessoas que já sofrem com algum problema de saúde, mas também por aqueles que querem prevenir certos distúrbios. A hipertensão, por exemplo, é um mal que pode ser controlado quando adquirimos este hábito.
“Podemos afirmar que os exercícios mais indicados para quem sofre de hipertensão são os aeróbicos, ou seja, os que exijam um comprometimento do pulmão e coração em níveis adequados (entre 60 e 80% da sua frequência máxima aproximadamente). Entre eles estão: caminhadas, corridas, natação e ciclismo”.
Outra saída pode ser aliar a alimentação saudável com a prática de exercícios.

Confira três exercícios que ajudam no combate à hipertensão:

Natação e hidroginástica
Se você, além de estar com o colesterol alto, está acima do peso, estas são as melhores opções. A água minimiza os riscos de lesão e, ainda, facilita os movimentos.

- Freqüência: 3 vezes por semana.

Caminhada
A facilidade de praticar esta atividade é, sem dúvidas, a sua maior vantagem. Você pode adaptá-la a sua rotina, praticá-la sozinho ou acompanhado, ou seja, não existem desculpas para ficar parado.

- Freqüência: 4 vezes por semana.

Bicicleta
Neste caso, você pode escolher entre praticar esta atividade na academia ou ao ar livre. A vantagem da aula de spinning, que é a bicicleta na academia, é que os exercícios são mais puxados e a perda de peso é bem acelerada. Porém, esta aula só está liberada com o aval do seu médico!

- Freqüência: academia – 2 ou 3 vezes por semana; ao ar livre – 3 ou 4 vezes por semana. 

fonte: http://suadieta.uol.com.br/Materias/1257/fitness/os-exercicios-mais-indicados-no-combate-a-hipertensao?

Abraços,
Paulo Vicente
Oficial Instructor Schwinn Cycling
http://www.personalpaulo.webnode.com/

domingo, 15 de maio de 2011

GASTO CALÓRICO POR ATIVIDADE

Olá amigos, verifique seu gasto calórico de acordo com sua atividade, este é um cálculo para 30 minutos de atividade, abraços.

Paulo Vicente - Personal Trainer
Oficial Instructor Schwinn Cycling
www.personalpaulo.webnode.com

quarta-feira, 11 de maio de 2011

EXERCÍCIOS NO FRIO FAZ BEM !!!

Atividades físicas no frio faz bem.

Fim do verão. É outono, lá vem o inverno, e com ele o frio. As academias que estavam cheias desde janeiro, preparam-se para passar uma fase de baixa procura, com um público seleto. Um público que gosta da prática e que não se importa com a baixa temperatura. Os parques e praças que também estavam bem cheios, reduzem o numero de freqüentadores sensivelmente.

Ficam as perguntas: Faz mal praticar atividade física no frio? Quais são os benefícios? Quais as desvantagens? Os riscos de lesões aumentam? E como preveni-las?

Bem, todas as perguntas são muito pertinentes e as respostas são simples. Para a primeira, a resposta é direta: não faz mal praticar atividades físicas no frio, e os benefícios são praticamente os mesmos das épocas mais quentes do ano: redução ou manutenção do peso corporal, melhora da captação de oxigênio pelas células, prevenção da osteoporose, auxílio no tratamento da hipertensão, aumento da força e da resistência muscular, melhora da captação da glicose pelas células (o que significa um bom auxilio para o tratamento de diabetes), entre outros.

Quanto as desvantagens, ficam os registros da probabilidade de maior contração muscular, muitas vezes involuntária, causada pelo frio. A incidência de vasoconstrição também pode aumentar devido ao frio ou pela contração muscular ocasionando câimbras ou contraturas, dores musculares e alterações na pressão arterial. Também existe a possibilidade de ressecamento das vias respiratórias, e, para isso, é recomendável uma boa hidratação. No frio, perdemos tanto liquido quanto no calor, pois apesar de termos menos sudorese, tendemos a urinar em maiores volumes.

Pequenos cuidados ao praticar atividade física no inverno

Faça o aquecimento com alongamentos gerais, mas dê preferência àqueles grupos musculares que estarão diretamente envolvidos com seu exercício. Exemplo: Se for caminhar alongue mais os membros inferiores, se for nadar ombros e pescoço além de também alongar os membros inferiores. Quanto ao ritmo, inicie sempre mais lento ou mais ameno e vá acelerando ou aumentando a intensidade aos poucos, até atingir o seu ritmo mais forte. Alongar ao final também é importante.

Tente usar roupas quentes, mas adequadas para a pratica, e não se esqueça que depois de alguns minutos, a subida da temperatura de seu corpo deve acontecer devido a alguns fatores internos, e com isso roupas pesadas ou não apropriadas poderão lhe trazer grande desconforto e até possíveis impedimentos na execução de movimentos.

Abraços e ótimos treinos. Paulo Vicente - Personal Trainer

sábado, 7 de maio de 2011

DIA DAS MÃES - EXERCÍCIOS PARA AS FUTURAS MAMÃES

Uma dúvida muito comum que acompanha as gestantes é: quais exercícios são permitidos fazer de forma que não prejudique o bebê?

A primeira orientação é perguntar ao médico se você está liberada para a realização de atividades físicas.

Musculação - é uma atividade muito usada hoje nas academias e por professores que trabalham com treinamento personalizado, porém não são todos os médicos que a liberam. Se bem orientada, ela pode ser interessante uma vez que fortalece musculaturas responsáveis pelo controle da postura. Há sempre a necessidade, independente do exercício, de realizar ajustes conforme a individualidade da gestante. Desde que liberada pelo médico, tanto a gestante que era sedentária, quanto a que já fazia musculação podem dar seguimento.

Pilates – o pilates vem com força total e a cada dia ganha novos adeptos. Hoje muitos médicos indicam a modalidade até mesmo sem conhecê-la profundamente. Não é uma atividade indicada para gestantes que eram sedentárias antes de engravidar e que nunca praticaram. Apesar de ser essencial para o fortalecimento muscular e do assoalho pélvico (importante para o parto normal), seus exercícios exigem muito da área abdominal.

Treinamento funcional - é uma atividade que veio para ficar. Pelo menos por alguns anos essa modalidade estará na lista das academias e como prioridade dos profissionais. No treinamento funcional existe uma variação muito grande de exercícios e equipamentos (materiais) que podem ser utilizados. O profissional deverá conhecer muito bem cada exercício para adaptá-lo para a gestante. As grandes instabilidades e exercícios arriscados devem ser retirados da lista selecionada. Na gravidez a orientação deve ser sempre a segurança da gestante não só pela superfície estável, mas também pelo grau de dificuldade.

Atividades de impacto – a corrida é uma atividade de intensidade e ação biomecânica elevada (devido ao impacto) e que exige um grande nível de aptidão de quem irá praticá-la, portanto, não é uma atividade indicada para se iniciar durante a gravidez. Para as gestantes que já corriam antes, a orientação é que sempre sejam acompanhadas por um profissional e que a distância e intensidade sejam controladas e reduzidas com o progresso da gravidez.

Exercícios de alongamento - muito importante para qualquer gestante. Proporcionam o relaxamento e o equilíbrio para grupamentos musculares sobrecarregados pelas mudanças posturais.

Hidroginástica - é ainda a atividade mais indicada pelos médicos e, sem dúvida, traz vários benefícios para a gestante, principalmente no último trimestre, quando começam o inchaço nas pernas. É importante tomar cuidado com locais que oferecem aulas que não são específicas para grávidas.

Parabéns a todas a mamães pelo seu dia !!!! Abraços Paulo Vicente - Personal Trainer

domingo, 1 de maio de 2011

Entrevista de Paulo Vicente à Revista Élégant - Wii e Atividade Física

Page 72

Tecnologia

E saúde de mãos dadas

Por Jéssica Tokarski

Á algum tempo atrás, ficar em casa jogando videogame era sinônimo de sedentarismo, mas hoje em dia, a visão sobre o assunto mudou. Se divertir e praticar atividade física ao mesmo tempo é possível. E para isso, a tecnologia age em nosso favor. A sensação do momento é o videogame Nintendo Wii, o aparelho possui controles sem fio que permitem a liberdade de movimento dos jogadores, fazendo com que interajam com os jogos. As opções de entretenimento que o Wii possui estão longe de ser convencionais. Partidas de tênis, lutas de boxe, regência de orquestras, pista de dança, fazem com que você movimente o controle da mesma maneira que o personagem do jogo deve fazer. Portanto, passar horas brincando com esse game ajuda a movimentar o corpo e é um tipo de atividade física. Se você gostou da ideia de ficar em forma, não espere para começar a jogar, porém não esqueça que para exercitar-se com segurança é indispensável a ajuda e um profissional adequado. “Todo exercício,
Desde o lúdico como no ensino da Educação Física escolar, ao treinamento de alta performance voltado para competições, deve ser supervisionado por um profissional qualificado, caso contrário existe o risco de lesão, que pode variar de uma simples dor muscular até uma lesão muscular mais séria”,explica o personal trainer Paulo Vicente. O jogo é um belo passo para o início de uma vida mais saudável, mas utilizar somente do game para atingir objetivos como emagrecer e modelar o corpo, não é apropriado. “Qualquer tipo de treinamento deve ser progressivo em seus graus de dificuldade, só assim o corpo pode sofrer as adaptações necessárias, com a devida segurança para o alcance dos objetivos”, esclarece Paulo Vicente. Mas a coragem para iniciar algum tipo de exercício mais sério, sempre é difícil, pois exige disciplina e comprometimento, por isso, o Nintendo Wii é ótimo para dar um empurrãozinho. “Para pessoas sedentárias o sistema irá promover benefícios quanto ao condicionamento físico”.

Veja a Revista na íntegra acessando http://issuu.com/bddb/docs/elegant_06_site

Abraços.